Qual a espessura ideal de espelho para parede?

A espessura ideal de espelho para parede varia entre 04mm e 06mm, porém, isso não deve ser considerado uma regra. Considere que, quanto menor for a espessura do espelho, maior a probabilidade de ocorrer distorção; destacando que, quanto maior o tamanho do espelho, mais visível essa distorção será. O mercado oferece espelhos fabricados nas espessuras de 02mm, 03mm, 04mm, 05mm e 06mm. Saiba mais sobre qual a espessura ideal de espelho para parede nesse artigo!

Espessura de espelho para parede

Espelhos são elementos essenciais no nosso cotidiano. Na arquitetura os espelhos exercem, simultaneamente, tarefas funcionais e decorativas, de forma que seu uso é indicado para suprir diversas necessidades arquitetônicas. Sendo assim, é importante saber qual a espessura ideal de espelho para parede, pois dessa forma conseguimos usufruir do máximo de benefícios que um espelho pode trazer para um ambiente.

 

É preciso encontrar um denominador em comum, um meio termo entre a espessura do espelho e o tamanho da placa, pois isso garante que não ocorra distorção no reflexo. Como já comentamos, quanto menor a espessura do espelho, maior a probabilidade de ocorrer distorção; enquanto que quanto maior o tamanho da placa de espelho, mais visível essa distorção se apresentará. Por isso é importante procurar consultoria especializada, que saberão qual a espessura ideal de espelho para parede conforme as necessidades do seu projeto!

 

Sendo assim, caso o espelho seja em tamanhos pequenos (como mosaicos e recortes decorativos), é possível optar pelas espessuras menores, como espelho 3mm ou 4mm, aumentando a espessura conforme o tamanho do espelho; sendo que para espelhos de parede inteira escolha o espelho 06mm. O mercado oferece diversas espessuras, como:

- Espelho 02mm

 

- Espelho 03mm

 

- Espelho 04mm

 

- Espelho 05mm

 

- Espelho 06mm

 

Ainda falando sobre qual a espessura ideal de espelho para parede, considerando que as espessuras são estreitas, são três os tipos de acabamentos mais presentes nos espelhos:

 

- Lapidação reta

 

- Lapidação ½ cana

 

- Bisotê

 

Ainda assim, o espelho bisotê possui limitações na largura do acabamento, pois quanto menos espesso o espelho, menor a área (e a possibilidade) de realizar um acabamento bisotê mais extenso. As lapidações meia cana e reta são padronizadas. Além disso, é importante destacar que o que define a qualidade do espelho é a qualidade do vidro utilizado na fabricação da peça.

Como instalar espelho na parede

Além de saber qual a espessura ideal de espelho para parede, é importante realizar a instalação do espelho de maneira adequada, pois além de segurança, esse cenário evita problemas como o aparecimento de manchas no espelho – fruto de oxidação da camada de prata refletora. Veja abaixo algumas dicas de como instalar espelho na parede:

 

- Primeiramente, dê preferência por espelhos de qualidade, pois tendem a ser fabricados com materiais de primeira linha, com bom isolamento da camada refletora e bom acabamento das bordas, cenário que auxilia a evitar a oxidação.

 

- Mantenha um espaço de 03mm a 05 mm entre a parede e o espelho, garantindo que o ar circule naquele espaço. Isso ajuda a evitar a oxidação da camada refletora e as manchas no espelho.

 

- Da mesma forma, cuide para que não exista vãos entre o espelho e a moldura da parede, pois isso facilita o acúmulo de água e o aparecimento de manchas escuras.

 

- Realize a vedação de maneira responsável e com silicone neutro. Fique atento, pois alguns tipos de silicones podem interagir com a camada refletora e manchar o espelho.

 

Para finalizar nosso texto sobre qual a espessura ideal de espelho para parede, em caso de dúvidas, procure serviços especializados no assunto. Aqui na SEV Exclusivv você encontra consultoria especializada e pronta para determinar qual a espessura ideal para seu projeto! Mantenha contato com nossa equipe!

     
"
O mercado vidreiro no Brasil é desorganizado, isso contribui para que o vidro não esteja na evidência merecida. Um dos motivos da nossa fusão anos atrás foi para isso, estrategicamente unimos o know-how de consultoria, projetos e execução, podendo de fato atender em escala as altas exigências de incorporadoras alto padrão e arquitetos
"

Daniel Estrela

CEO da SEV Exclusivv.