Saber quais são os tipos de fachadas existentes possibilita que o usuário desfrute do máximo de vantagens, funcionalidades e estética que uma fachada predial pode oferecer. A fachada de vidro se destaca dentre os principais modelos de fachadas para residências e comércios, sendo uma alternativa para enriquecer a aparência estética, proporcionar conforto e trazer muita segurança para o empreendimento e ocupantes.
Quais são os tipos de fachadas existentes?
A indústria da arquitetura e construção civil trabalha com fachadas projetadas dos mais diversos materiais, como a fachada em vidro, fachada de alvenaria, fachada de madeira, fachada de pedra, fachada em metal, dentre outros. Cada material agrega particularidades distintas à estrutura e à edificação a qual protegem, porém, a fachada de vidro é o modelo mais versátil e que oferece o maior conjunto de benefícios em uma só estrutura.
Para quem se pergunta quais são os tipos de fachadas com mais benefícios, a fachada envidraçada oferece muitas vantagens. O vidro adiciona um visual clean, moderno e sofisticado às fachadas residenciais e prediais que dificilmente seria alcançado com o uso de outros elementos. Além disso, o material integra espaços e facilita que a luz natural entre nas edificações, criando ambientes mais iluminados, acolhedores e mais amplos (visualmente falando).
É preciso sabedoria no momento de definir qual modelo de fachada utilizar em um projeto arquitetônico. A escolha do melhor tipo de fachada deve considerar vários fatores, como clima da região, frequência de manutenção, benefícios e funcionalidades dos materiais construtivos, estética, capital a ser investido, dentre outros. Dessa forma, lembramos, por exemplo, que o vidro é um material que:
– Se adapta facilmente às mais diversas condições climáticas, sendo indicado para locais com alta umidade ou prédios sujeitos à desgastes naturais do tempo.
– O vidro é um material que harmoniza facilmente com outros elementos arquitetônicos do interior do empreendimento.
– Ainda esclarecendo sobre quais são os tipos de fachadas, o vidro é um material de alta durabilidade e que exige pouca manutenção, duas vantagens ideais para fachadas.
– Com o vasto leque de tipos de vidro para fachada disponíveis no mercado, a fachada envidraçada oferece destaques técnicos e estéticos singulares aos empreendimentos.
– Considerando todo os benefícios da fachada de vidro, trata-se de uma estrutura que oferece um bom custo x benefício.
Com o uso do vidro correto uma fachada consegue garantir o conforto térmico para todos os ocupantes da edificação enquanto protege com eficiência a estrutura do empreendimento, os seus moradores e todos à volta (ambiente externo). A especificação certa ainda faz com que a estrutura reduza os danos causados pelos raios solares e intempéries, como ventos fortes, poeira e chuva e promova fatores como economia e energia e sustentabilidade.
Fachadas envidraçadas
Ainda comentando sobre quais são os tipos de fachadas existentes, a fachada envidraçada pode ser encontrada em vários modelos, como por exemplo:
– Fachada estrutural (glazing structural)
Apesar de esses modelos de fachadas envidraçadas cumprirem funções semelhantes, cada tipo pode interagir de maneira distinta com a estética, investimento financeiro e valorização predial, pois as estruturas aceitam a utilização de vidros com diferentes visuais e tecnologias. Para enriquecer nosso artigo sobre quais são os tipos de fachadas, é válido lembrar ainda que a projeção das fachadas prediais precisa estar em harmonia com as normas da ABNT.
Essas diretrizes estabelecem padrões de qualidade para materiais, métodos de instalação e acabamento, além de determinar regras técnicas para proporcionar segurança para os ocupantes de um empreendimento. Fique atento e exija que os responsáveis pela instalação de sua fachada mantenha tudo dentro das normas da ABNT. Em caso de dúvidas, mantenha contato com um colaborador da SEV Exclusivv.
Saiba mais sobre quais são os tipos de fachadas de vidro e seus benefícios
Recorrer a uma fachada envidraçada para casas e prédios comerciais e residenciais é uma tendência arquitetônica que chegou para ficar! Isso acontece porque uma fachada de vidro traz detalhes visuais únicos e ajuda a aumentar a privacidade, inibe ruídos elevados, oferece conforto térmico e diminui a necessidade de manutenção nas paredes, melhorando a qualidade de vida de todos.
Além do mais, a fachada de vidro pode transformar um prédio em referência geográfica, popularizar uma marca e invariavelmente agrega valor financeiro a um empreendimento em uma ocasião de venda. Porém, para que todas essas vantagens estejam presentes a estrutura precisa ser projetada de maneira cirúrgica. Por esse e outros motivos, é de extrema importância saber quais são os tipos de fachadas existentes e seus benefícios.
Tipos de fachadas de vidro
Veja abaixo as características dos principais modelos de fachadas de vidro disponíveis em território nacional. Lembramos que na SEV Exclusivv você encontra consultoria especializada e mão de obra qualificada para projeção e instalação de qualquer modelo de fachada abaixo comentada.
– Fachada pele de vidro
A fachada em pele de vidro, também conhecida como fachada grid ou cortina de vidro, é muito popular dentre os clientes. Para melhor esclarecer quais são os tipos de fachadas, nesse modelo as estruturas, colunas e travessas de sustentação dos vidros ficam visíveis e salientes, trazendo destaques visuais acentuados. É muito utilizada em fachadas residenciais ou de empreendimentos menores.
– Fachada de vidro estrutural (structural glazing)
A fachada de vidro estrutural é uma técnica que permite a montagem de fachadas sem a presença visual de ferragens de sustentação. A impressão que fica é que só existem vidros na fachada. A fachada glazing é uma solução moderna e segura para revestimento predial e tem sido cada vez mais utilizada em projetos arquitetônicos modernos.
– Fachada Spider
Elegante e muito moderno! Na técnica aplicada na fachada spider o vidro é unido de maneira cirúrgica através de estruturas com tentáculos fabricadas de aço e inox que se assemelham à uma aranha. Essa técnica permite a projeção de grandes áreas envidraçadas com excelente isolamento térmico e acústico, duráveis e que não exige manutenções frequentes.
– Fachada unitizada
Dando continuidade à nossa lista de quais são os tipos de fachadas, confeccionada em seções (unidades), a fachada de vidro unitizada se destaca por diminuir os gastos relacionados à sua instalação, manutenção, iluminação e ar condicionado (ventilador). São mais utilizadas em fachadas comerciais.
– Fachadas residenciais
A fachada de vidro residencial é alternativa ideal para casas modernas ou clássicas. Com possibilidades de personalizações diversas, a fachada residencial de vidro melhora significativamente o exterior de uma casa ao mesmo tempo em que oferece atributos estéticos, conforto (térmico e acústico), privacidade, funcionalidades e traz mais segurança para os moradores.
– Fachadas de vidro comerciais
O vidro é capaz de atribuir uma assinatura única para a imagem de uma marca ou empresa e fazer com que um empreendimento se destaque dentre os imóveis ao redor. Além disso, a fachada de vidro comercial promove a integração de ambiente interno e externo, o que possibilita que o cliente se aproxime dos produtos e serviços oferecidos por uma determinada empresa.
– Fachada de vidro predial
Para finalizar nosso artigo sobre quais são os tipos de fachadas, a fachada predial em vidro é alternativa para edificações residenciais pois é capaz de, ao mesmo tempo, promover a segurança, estética, conforto térmico, alívio acústico, privacidade e valorização do ambiente.
Trabalhamos com divisória de vidro, esquadrias de alumínio, fachadas de vidro, coberturas de vidro, arquitetura em vidro em geral. Tudo 100% dentro das normas de segurança da ABNT.