Qual o melhor material para cobrir um pergolado?

Quando comparado todos os fatores, vantagens e funcionalidades, o vidro é o melhor material para cobertura de pergolado. Isso acontece porque materiais como o policarbonato dilatam e são menos resistentes se comparados com o vidro, por exemplo. Além disso, o vidro permite customização e inúmeros beneficiamentos, como tratamento acústico e térmico. Isso agrega valor e conforto ao projeto e ajuda a explicar qual o melhor material para cobrir um pergolado.

O que dura mais vidro ou policarbonato?

Para entender melhor esse raciocínio é preciso considerar o custo x benefício que cada material oferece. Apesar de, num primeiro momento, a cobertura de vidro para pergolado exigir maior investimento financeiro, esse aporte ‘se paga’ com o passar do tempo, tendo em vista que o vidro possui resistência e durabilidade elevada e não dilata - como acontece com o policarbonato. Continue a leitura e entenda qual o melhor material para cobrir um pergolado.

O vidro é um material de baixa deterioração, uma particularidade que indica que a cobertura de vidro sofrerá menos desgaste nas ocasiões de limpeza ou devido a intempéries. Esse cenário indica que o pergolado exigirá pouca manutenção e representa economia de dinheiro. Só é preciso ficar atento, pois para que todos esses benefícios esteja presente é preciso utilizar o vidro correto, conforme indicado pelas normas da ABNT.

Ainda comentando sobre qual o melhor material para cobrir um pergolado, é válido destacar que uma cobertura de vidro agrega valores inestimáveis à um projeto, sejam eles relacionados à valorização financeira do imóvel, contribuição estética e/ou as inúmeras vantagens que somente uma cobertura de vidro para pergolado pode oferecer. Por isso é importante procurar consultoria especializada no momento de definir qual a melhor cobertura para pergolado.

Estrutura de Cobertura de Vidro

Cobertura para pergolado que não esquenta

Ao contrário do que muita gente fala, a cobertura de vidro não esquenta, desde que, obviamente, seja fabricada com os vidros corretos. Para enriquecer nosso artigo sobre qual o melhor material para cobrir um pergolado, destacamos que o mercado vidreiro disponibiliza vidros com tecnologias inovadoras capazes de bloquear a entrada da maior parte das ondas de calor.

É válido destacar que o vidro laminado (tipo de vidro indicado para pergolado) naturalmente oferece uma barreira contra ondas sonoras e solares devido à sua configuração, que oferece um obstáculo para a passagem de som e calor devido às duas ou mais placas de vidro e película(s) de alta aderência. Porém, é possível amplificar essas vantagens ao utilizar, por exemplo, PVB acústico (vidro acústico) e/ou vidros de conforto térmico.

Vidro ou policarbonato? O que usar na cobertura?

Como pudemos perceber nesse artigo sobre qual o melhor material para cobrir um pergolado, o vidro oferece vantagens impossíveis de serem alcançadas com o policarbonato, como é o caso das possibilidades de customização. Outra vantagem a favor do vidro nesse confronto está relacionada à durabilidade elevada e oferta de tecnologias e beneficiamentos diversos.

Vale reforçar que o vidro indicado para pergolado, ou seja, o vidro laminado contém uma película adesiva em sua composição que fica responsável por manter suspensos todos os fragmentos de vidro nos raros casos de estilhaçamento da placa. Essa característica do vidro laminado é essencial para esse tipo de estrutura, afinal de contas, já imaginou os pedaços de vidros caindo da cobertura do pergolado, o acidente que não poderia causar?

E para finalizar nosso artigo sobre qual o melhor material para cobrir um pergolado, relembramos sobre a necessidade de manter um projeto de arquitetura com vidros totalmente em conformidade com as normas da ABNT. Esse cenário garante segurança aos usuários e o máximo de aproveitamento das vantagens que o pergolado de vidro pode oferecer. Em caso de dúvidas, mantenha contato com um colaborador de nossa equipe.

"
O mercado vidreiro no Brasil é desorganizado, isso contribui para que o vidro não esteja na evidência merecida. Um dos motivos da nossa fusão anos atrás foi para isso, estrategicamente unimos o know-how de consultoria, projetos e execução, podendo de fato atender em escala as altas exigências de incorporadoras alto padrão e arquitetos
"

Daniel Estrela

CEO da SEV Exclusivv.