Vidro de Segurança

Vidro de segurança é a categoria de vidro mais utilizada na arquitetura e construção civil. Como o nome indica, seu uso é recomendado para trazer segurança e proteção às estruturas e aos usuários. Os vidros de segurança recebem essa denominação por se estilhaçarem de maneira segura aos usuários, além de serem mais fortes e resistentes que um vidro comum com as mesmas dimensões.


Atualmente, destacamos três tipos de vidro de segurança: Vidro laminado, vidro temperado e o vidro aramado. Cada modelo possui uma configuração distinta, porém, todos possuem a mesma semelhança: Além de resistentes, ao se quebrarem não oferecem grandes lascas de vidro pontiagudas capazes de causar ferimentos graves nas pessoas. Não por acaso o uso desse tipo de vidro é exigido para algumas aplicações, conforme dita as normas da ABNT.



Principais tipos de vidro de segurança



O vidro é altamente aplicado em diversos segmentos devido à sua versatilidade. Na construção civil e arquitetura, além de imprimir uma estética singular, o vidro também é alternativa para trazer e promover a segurança do ambiente. Para conseguir essa proeza, é preciso recorrer aos vidros de segurança, no caso, o vidro temperado, vidro laminado e o vidro aramado. Cada modelo possui características distintas e suas aplicações são definidas pela ABNT. Veja abaixo:



Vidro de segurança temperado



O vidro temperado é em média 05 x mais resistente que um vidro comum com as mesmas dimensões. A sua resistência elevada provém do seu método de fabricação, onde a placa de vidro é submetida à uma têmpera, ou seja, é aquecida a temperaturas altíssimas e resfriada repentinamente, cenário que causa tensão molecular constante e resulta na resistência acima do comum.


A resistência do vidro temperado pode ser observada em vários fatores, como impactos mecânicos, choques térmicos, torção, flexão e flambagem. Além disso, outro motivo pelo qual o temperado é classificado como vidro de segurança consiste no fato de se quebrar em pequenos pedaços de vidro não pontiagudos, praticamente anulando as chances de acidentes sérios. Por esses e outros motivos o vidro temperado é indicado para:


- Portas, janelas e divisórias.


- Box de banheiro


- Tampos de mesa


- Fachadas e envidraçamento de sacadas


É importante destacar que a aplicação do vidro de segurança temperado deve estar harmonizada com as diretrizes da ABNT, como a NBR 7199.





Vidro de segurança laminado



Os vidros laminados possuem vantagens diversas e podem participar de quase todos os tipos de aplicações de edificações. Uma placa de vidro laminado é alcançada a partir da junção de duas (ou mais) placas de vidro unidas através de películas interlayer(s) de alta aderência. As chapas de vidro podem ser de vidro comum, temperados, vidros coloridos, etc, enquanto que a película interlayer, além de transparente, pode ser colorida ou com características estruturais.


Nos casos de estilhaçamento do vidro laminado a película de alta aderência (EVA ou PVB) fica responsável por segurar e manter os fragmentos de vidro presos a si, mantendo aquele determinado vão fechado até a manutenção sem espalhar estilhaços de vidro pelo ambiente. Por esse motivo o vidro de segurança laminado é indicado para:


- Portas, janelas, divisórias


- Vitrines, fachadas


- Guarda-corpos, box de banheiro


- Coberturas diversas (telhados, marquises, claraboias, etc).


- Envidraçamento de sacadas


- Pisos, escadas, visores de zoológico, piscinas (vidro laminado estrutural)


- Dentre outros


Além disso, o vidro laminado é alternativa para fechamento de vãos onde é exigido resistência ao fogo ou calor ou para evitar arrombamentos (vidro blindado, vidro multilaminado).



Vidro de segurança Aramado



Apesar de menos popular, os vidros aramados possuem sua parcela de preferência no universo arquitetônico. Isso se deve ao fato de o modelo possuir estética singular, pois possui uma malha de vidro acoplada à sua massa vítrea visível para todos. Além da estética singular, essa malha fica responsável por manter os estilhados de vidro presos a si em casos de fragmentação da placa, cenário semelhante ao que ocorre com o vidro laminado.


Considerando suas características, o vidro de segurança aramado é indicado para diversas aplicações tal qual os vidros laminados, com exceção de box de banheiro, envidraçamento de sacadas, pisos, escadas, piscinas, retardamento de arrombamento e barreiras contra calor ou fogo. Interessante, não? Acompanhe a SEV Exclusivv para mais artigos como este!

"

O mercado vidreiro no Brasil é desorganizado, isso contribui para que o vidro não esteja na evidência merecida. Um dos motivos da nossa fusão anos atrás foi para isso, estrategicamente unimos o know-how de consultoria, projetos e execução, podendo de fato atender em escala as altas exigências de incorporadoras alto padrão e arquitetos

"

Daniel Estrela

CEO da SEV Exclusivv.