É preciso recorrer a serviços de profissionais que sabem como fixar vidro no chão, pois essa tarefa requer muito estudo, cálculos milimétricos, aplicação do vidro (tipo e espessura) corretos, harmonização do projeto às normas da ABNT, dentre outros. É indicado, por exemplo, a presença de calços de borracha para evitar o contato direto entre as bordas do vidro e outros insumos rígidos, placas temperadas para casos onde exista necessidade de furação no vidro, cuidados para evitar escorregões, etc.
É válido destacar que cada projeto é único, sendo que somente um estudo aprofundado pode esclarecer a melhor forma de como fixar vidro no chão. De qualquer maneira, é possível afirmar que, com os estudos adequados que indiquem os vidros e especificações corretas, um piso de vidro é capaz de suportar muito peso. Não por acaso as pontes de vidro são populares em diversos países, como a China, onde é aposta turística devido à inovação e estética singular.
Abaixo listaremos algumas considerações a serem feitas ao pesquisar como fixar vidro no chão. Entretanto, reforçamos que a instalação de piso de vidro deve ser realizada por empresas especializadas, pois envolve diversos estudos e qualquer erro pode ser fatal. Arquitetura com vidros é coisa séria e deve ser exercida por profissionais habilitados. Em caso de dúvidas, mantenha contato com um colaborador SEV Exclusivv!
Dicas e considerações para fixar vidro no chão.
Dando continuidade ao nosso artigo sobre como fixar vidro no chão, segue algumas considerações importantes a serem feitas para garantir uma instalação do piso de vidro de forma adequada:
– Vidro certo: A escolha do vidro correto é a primeira consideração a ser feita. Segundo indica as normas da ABNT, os vidros para chão, piso, passarelas e outras estruturas do gênero devem ser laminados e suas variações, como os vidros laminados de temperados ou os fabricados com película estrutural.
– Cálculos específicos: Os cálculos e estudos realizados para a projeção de um piso de vidro deve ser feito de maneira meticulosa, pois se forem realizados de erroneamente causam prejuízos ao conjunto todo, podendo ocasionar acidentes sérios. Nesses cálculos são considerados diversos fatores, como:
– Peso que a estrutura irá suportar;
– A dimensão das peças;
– Espessura ideal das placas de vidro;
– Possíveis cargas extras;
Os cálculos de como fixar vidro no chão devem considerar ainda possíveis rupturas do vidro e projetar estruturas que garantam que, em casos de quebra de uma chapa, as outras placas de vidro sejam capazes de suportar o peso do piso até o evacuamento total da área. Portanto, fique atento.
– Anular atritos entre os vidros: Outra preocupação a se tomar durante a instalação de vidros no chão consiste na necessidade de anular a possibilidade de atritos entre as placas de vidro e outras áreas, principalmente as bordas do vidro contra materiais rígidos, como a cabeça de um parafuso. Aplique calços de borracha para evitar esses atritos.
Existem ainda outros fatores a se considerar no momento de instalar vidro no chão, como quando os apoios exigem furação dos vidros, possibilidade de aplicar vidros com texturas em áreas possíveis de molhar, dentre outros. Por isso a importância de procurar consultoria especializada com empresas do ramo, como a SEV Exclusivv!