Vidro temperado

Laminado Temperado

O vidro temperado se diferencia por apresentar altos níveis de proteção e resistência. Dentre as principais vantagens, destacamos que os vidros temperados são em média 05 x mais resistentes que o vidro comum e, nos raros casos de quebra se fragmentam de maneira segura aos usuários. Sua resistência elevada é perceptível em casos de impactos mecânicos, deterioração, flexibilidade, dentre outros.

Devido às suas características singulares os vidros temperados são classificados como vidro de segurança e muito utilizados nas áreas de construção civil e arquitetura (além de indústria automobilística e utensílios domésticos). Vale reforçar que as propriedades físicas do vidro temperado não permitem que esse modelo seja furado ou cortado, pois inutilizaria por completo a placa.

Você sabe a diferença entre o vidro temperado, vidro comum e vidro laminado?

Existem diferenças consideráveis entre os vidros temperados, laminados e comuns. As diferenças estão relacionadas principalmente às suas propriedades físicas e finalidades de aplicação, pois no quesito aparência os três modelos são visualmente idênticos e aceitam personalizações de cores.

Para saber que vidro usar em determinada aplicação é preciso uma leitura atenta das normas da ABNT, em especial na NBR 7199. Destacamos que não existe um vidro melhor que o outro, e sim, vidros com características distintas para satisfazer uma necessidade específica. Para melhor compreender isso veja abaixo algumas considerações.

Vidro comum

O vidro comum, também chamado de vidro plano, apesar de ter sua utilização limitada, é de extrema importância para a indústria vidreira. Isso acontece porque os vidros comuns servem como base para a criação de praticamente todos os vidros com características especiais, inclusive dos vidros temperado e laminado.

A maior diferença do vidro comum em comparação ao vidro temperado e laminado estão em questões relacionadas à resistência e comportamento da placa de vidro nos casos de quebra, pois como sabemos o vidro comum, quando fragmentado, oferece grandes lascas de vidro pontiagudos capazes de causar ferimentos graves.

Esse é um dos motivos pelo qual sua utilização na arquitetura fica limitada a algumas aplicações com vidros instalados acima de 1,10 m em relação ao piso e, ainda assim, devem ser encaixilhados ou colados por toda a extensão de contato do vidro com a estrutura.

vidro temperado 1 1

Vidro temperado

Os vidros temperados são fabricados a partir da exposição dos vidros comuns à um tratamento térmico chamado de têmpera. Isso quer dizer que o vidro comum é encaminhado a fornos com temperaturas altíssimas, ocasião em que suas moléculas se expandirão devido ao forte calor. Após aquecidas as placas de vidro sofrem um resfriamento brusco, solidificando a superfície do vidro, que continua com sua expansão molecular em andamento.

Esse cenário tensiona a massa do vidro e agrega resistência e segurança à placa de vidro temperado. Devido às suas características os vidros temperados são indicados para aplicações onde exista possibilidade de impactos mecânicos elevados, como portas, janelas, envidraçamento de sacadas, box de banheiro, dentre outros.

Vidro laminado

Assim como o vidro temperado, o laminado também é classificado como vidro de segurança. Sua fabricação ocorre a partir da união de duas ou mais placas de vidro comum através de películas de alta aderência acomodadas entre as chapas. Esse conjunto é encaminhado aos fornos quentes com temperatura controlada onde será unido através do calor. Após o resfriamento total o vidro laminado ganhar propriedades singulares para agregar resistência e fatores de proteção às estruturas envidraçadas.

Devido às suas características, o vidro laminado é indicado para ser utilizado em praticamente todos os tipos de estruturas, sendo que seu uso é obrigatório em aplicações onde o vão precisa se manter fechado em casos de ruptura do vidro – como telhados e coberturas. Isso acontece porque a película de alta aderência dos vidros laminados fica responsável por segurar os pedaços de vidros presos a si, impedindo o espalhamento dos cacos pelo ambiente até a manutenção da estrutura.

Trabalhamos com divisória de vidro, esquadrias, fachadas, coberturas, arquitetura em vidro em geral. Tudo 100% dentro das normas de segurança da ABNT.

Cadastre-se

Assine nossa newsletter e fique por dentro de novidades e dicas

Imetro

Orçamentos, dúvidas ou sugestões

Ao enviar, concordo que os dados fornecidos sejam base para orçamento e posterior contato comercial conforme os termos da LGPD.

Parceria Social: