Blog

  • Vidro
  • Vidro polarizado – O que seria?

Vidro polarizado – O que seria?

Vidro Polarizado

O artigo de hoje discutirá um tópico novo em nosso país, até certo ponto, mas que se tornou uma tendência nos países europeus e nos Estados Unidos. Você já ouviu falar de vidro polarizado ou vidro inteligente?

O vidro polarizado é um dos elementos chave da automação predial e corporativa, tendo feito grandes avanços no Brasil. Por ser um conceito tão amplo, tentaremos resumir esse tópico aqui.

Automação Corporativa

Nos países desenvolvidos, a automação predial está aumentando!

Quer um exemplo? Na Europa, é comum encontrar paredes feitas de algum tipo de vidro em hotéis (especialmente os hotéis mais elegantes com vistas deslumbrantes), permitindo que os usuários alterem a aparência da parede de vidro com o toque de um botão.

Assim como na mágica, a aparência do vidro não é mais transparente e se torna opaca, garantindo a privacidade e a privacidade do local, para que os usuários possam desfrutar do local sem interferências.

Isto é interessante? Esse tipo de vidro é chamado de vidro polarizado. O vidro polarizado ou vidro inteligente é muito adequado para hotéis, consultórios médicos, salas de conferências, salas de reuniões de diretoria, bancos, portaria de prédios, salas de entrada, etc.

O vidro inteligente permite uma melhor interação com o ambiente, porque com um simples toque, os usuários podem adicionar um ambiente ou criar mais espaços privados sem precisar fazer mais esforço. Funciona como uma cortina inteligente montada em vidro. É incrível!

Vidro Polarizado, o que é?

Imagine se é possível criar janelas privadas ou separar espaços com vidro inteligente. Além de ser usado como isolamento acústico, você também pode alternar entre transparência e opacidade?

O vidro polarizado é um produto de alta tecnologia, embora seja um produto novo no mercado nacional, já é muito procurado nas áreas de construção, engenharia civil e decoração de interiores.

O vidro polarizado foi fabricado nos Estados Unidos na década de 70 e começou a ser usado em grandes empresas no início dos anos 90. No entanto, devido às limitações tecnológicas e de fabricação inovadoras, o valor naquela época era bastante alto, fazendo com que o uso de vidro inteligente fosse muito restringindo.

Atualmente, o vidro polarizado está mais prontamente disponível e está começando a se tornar popular entre as grandes empresas. No Brasil, o vidro inteligente é produzido desde 2007, o que permite aos brasileiros desfrutar de produtos inovadores com a mesma qualidade dos vidros polarizados produzidos no exterior.

Vidro Inteligente, como funciona?

Podem ser encontrados vidros polarizados de diferentes espessuras. Eles são laminados juntos, estando no meio das duas placas de vidro, existe um display LCD ultrafino.

Este display é revolucionário e consiste em partículas suspensas em cristais líquidos. Quando causadas por uma corrente elétrica, essas partículas mudam de posição e permitem a passagem da luz.

O vidro polarizado parece opaco em condições normais, geralmente branco e ainda translúcido.

Quando o vidro inteligente recebe uma corrente elétrica, ele automaticamente reorganiza suas moléculas e se torna transparente. Quando a carga é removida, as moléculas se difundem e se tornam “desorganizadas”, o que atribui o efeito opaco ao vidro, ganhando assim maior privacidade.

O vidro inteligente é muito adequado para sem empregue em diversos ambientes, como: interior, exterior, residencial, empresarial, escritório, parede, tela de projeção, divisória de banheiro, consultório médico, loja, bar, navio, hotel.

De qualquer forma, as aplicações são diversas e dependem apenas da imaginação do cliente ou designer. Existem várias invenções dessa tecnologia, que sempre trazem sofisticação, modernização e muitas surpresas. Por ser uma inovação, as pessoas não reprimem suas reações de surpresa ao ver a “mágica” acontecendo.

Com o desenvolvimento da tecnologia, é possível encontrar modelos de vidro inteligente polarizados que podem ser controlados por um telefone inteligente, para tornar a automação mais perfeita e pode ser ativada em qualquer lugar do mundo!

Também descobrimos que, além da presença de sensores e controles remotos, os vidros inteligentes também são equipados com outras formas de funções de ativação, como os controles remotos tradicionais.

Benefícios do vidro polarizado

O vidro polarizado inteligente representa um equilíbrio entre privacidade e exposição. Além de proteger a privacidade, o vidro inteligente tem outras vantagens que podem aumentar seu potencial de uso em designs progressistas.

O vidro polarizado pode ser usado dentro e fora de casa ou empresa/escritório. Como seu princípio de funcionamento está conectado à corrente elétrica, pode causar medo aos usuários.

No entanto, o fabricante garante que o vidro inteligente (vidro privativo) tenha excelente resistência às mudanças climáticas e possa ser exposto à luz solar e à chuva. Como mencionado acima, é uma opção para um ambiente úmido (como uma cabine de banheiro). Entre os benefícios do vidro privativo, temos a possibilidade de criar divisões de salas e otimizar o espaço por meio de estilo e inovação. Um bom exemplo é o uso de vidro polarizado para construir salas de reuniões e salas de diretorias. Imagine uma sala de reuniões otimizada onde você pode “fechar cortinas inteligentes” com o pressionar de um botão ou aplicativo móvel! Isso pode ser feito usando vidro inteligente. A tecnologia é, realmente, ótima!

Não devemos esquecer que o vidro polarizado também pode ser usado como tela para projetar imagens!

Quando a tela LCD de vidro é desligada (branco translúcido / opaco), imagens e vídeos podem ser projetados em sua superfície. É precisamente devido à presença da tela LCD entre os slides que a imagem fica mais nítida e proporciona maior qualidade na projeção diretamente no vidro.

No futuro, pode até substituir aparelhos de TV, criando um ambiente verdadeiramente revolucionário e inovador.

Lembre-se sempre de que, em qualquer tipo de projeto de vidro desenvolvido para sua residência, empresa ou escritório, deve ser usada uma combinação de mão de obra qualificada e materiais da mais alta qualidade.

Se funcionar corretamente, o vidro não só apresenta baixa degradação e fácil manutenção, mas também é um produto muito durável.

Vidro polarizado usado com Sev Exclusivv! Trabalhou no Brasil por mais de dez anos. Visite nosso site para aprender sobre alguns de nossos serviços. Conheça à Sev Exclusivv e fique surpreso!