Qual a diferença entre esquadrias de alumínio?

Por serem fabricadas a partir de um material muito versátil, existem diversos modelos de esquadrias de alumínio no mercado, com diferenças que variam no tamanho, espessura, layout, finalidade, acabamento etc. É preciso destacar que as esquadrias de alumínio também costumam ser classificadas a partir da sua forma de abertura e/ou função (como portas, janelas, etc). É muito importante saber qual a diferença entre esquadrias de alumínio, pois dessa maneira conseguimos usufruir o máximo de benefícios das aplicações.

Isso acontece porque, como qualquer produto, o alumínio oferece vantagens e desvantagens. Trata-se de um material altamente resistente (inclusive contra corrosão) e duradouro, entretanto, dependendo da região pode não oferecer o desempenho térmico desejado. Por este e outros motivos é importante contar com profissionais qualificados no assunto, como os colaboradores da SEV Exclusivv. Por aqui dispomos de consultoria especializada e experiência para saber qual a diferença entre esquadrias de alumínio.

Quais são os tipos de esquadrias de alumínio?

As esquadrias são elementos fundamentais para as edificações, pois são responsáveis por bem mais que delimitar vãos. Essas estruturas conseguem imprimir outros ares aos ambientes, sendo capazes de integrar espaços, decorar, agregar conforto térmico, acústico, oferta de luz e ventilação, além de controlar a entrada de intempéries e pessoas, etc. Sendo assim, essas estruturas precisam ser especificadas com muita sabedoria para evitar desperdício de recursos.

O alumínio está dentre os materiais mais indicados para esquadrias, pois é um material muito resistente - resistência essa que pode ser refletida em durabilidade, cenário que demonstra um bom custo x benefício. Além de escolher bem o material de fabricação, é preciso determinar com sabedoria o modo de abertura, pois isso interfere diretamente em fatores como entrada de luz e ventilação, controle de intempéries e pessoas, etc. Veja qual a diferença entre esquadrias de alumínio conforme seu modo de abertura:

- Esquadria de abrir

- Esquadria de correr

- Esquadria basculante

- Esquadria camarão

- Maxim-ar

- Esquadria guilhotina

Outra forma de classificação – que também determina qual a diferença entre esquadrias de alumínio – vem através da função da aplicação, como por exemplo:

- Portas

- Janelas

- Alçapões

- Portões

- Grades

Vale destacar que os perfis podem ser confeccionados em diversas dimensões, por exemplo, o que sugere que as esquadrias de alumínio sejam alternativa viável também para projetos delicados e minimalistas. Por esse motivo as esquadrias de alumínio são utilizados em aplicações diversas, tal como:

- Box de banheiro

- Estruturas externas

- Divisórias internas

- Alçapões

Ainda comentando sobre qual a diferença entre esquadrias de alumínio, o alumínio também é ótima alternativa para regiões que sofrem com a maresia, por exemplo, diferentemente do que acontece com outros materiais como a madeira ou ferro.

O que é mais barato esquadrias de alumínio ou PVC?

Outro ponto positivo para o produto consiste no fato de que as esquadrias de alumínio são mais baratas que as esquadrias fabricadas com outros materiais, como o PVC, por exemplo. A diferença pode chegar a mais de 25% dependendo da qualidade dos materiais, região, etc. Ao comentar sobre qual a diferença entre esquadrias de alumínio e PVC, destacamos que as esquadrias de alumínio possuem mais variedades, enquanto que as esquadrias de PVC são alternativas para grandes vãos ou para amplificar fatores como conforto térmico e acústico.

FAQ – Perguntas e Respostas

- O que é esquadria de alumínio?

AS esquadrias de alumínio são populares no mercado por conseguirem unir resistência, versatilidade e durabilidade em um único produto. Por esse motivo a esquadria de alumínio é alternativa com ótimo custoxbenefício para a instalação de portas, janelas, portões, divisórias, box de banheiro, etc.

"
O mercado vidreiro no Brasil é desorganizado, isso contribui para que o vidro não esteja na evidência merecida. Um dos motivos da nossa fusão anos atrás foi para isso, estrategicamente unimos o know-how de consultoria, projetos e execução, podendo de fato atender em escala as altas exigências de incorporadoras alto padrão e arquitetos
"

Daniel Estrela

CEO da SEV Exclusivv.