Tipos de Fachada de Vidro

Uma fachada envidraçada consegue contribuir de diversas formas para prédios, escritórios e residências. Além do quesito estético – que não deixa uma edificação passar despercebida – a estrutura é encontrada em configurações variadas e pode contar com vidros com variadas tecnologias, beneficiamentos e aparências.


Os diferentes tipos de fachada de vidro agregam valores distintos às edificações e são capazes de amplificar fatores como conforto, funcionalidade, facilidade de manutenção, estética, segurança e economia de dinheiro. Ficou curioso? Leia esse artigo e conheça mais sobre os principais modelos de fachada de vidro!



Fachadas de vidro – tipos



fachada Comercial

Devido à sua popularidade, o mercado disponibiliza configurações e modelos de fachadas de vidro com diferenças relacionadas principalmente aos métodos de fixação do vidro, tipos de acomodação das placas e alternativas estéticas. Vale destacar, ainda, que é possível encontrar diferenças que variam conforme o tipo de vidro utilizado na estrutura. Abaixo comentaremos um pouco sobre 04 tipos de fachada de vidro populares na arquitetura e construção civil.



01 - Fachada Spider de vidro



O envidraçamento de fachada spider é singular, pois a fixação dos vidros ocorre através de ferragens especiais articuladas que se assemelham à um aracnídeo, sem a utilização de caixilhos, de modo que a vedação da fachada acontece com a própria junção dos vidros. O resultado final é uma fachada singular capaz de agradar até o mais exigente dos clientes.



02 - Pele de vidro / Fachada Grid



Ainda comentando sobre os principais tipos de fachada de vidro, a pele de vidro é tradicional devido a estética que imprime às entradas prediais. Também chamada de cortina de vidro, na fachada grid as colunas de sustentação maiores ficam invisíveis, enquanto que as placas de vidro ficam acomodadas em perfis mais finos e delicados, formando uma espécie de moldura para o vidro.



03 - Fachada Glazing



A técnica utilizada na instalação da fachada estrutural glazing é inovadora e, diferentemente das peles de vidro, faz com que todas as colunas e outras estruturas de sustentação do vidro fiquem escondidas, imprimindo uma aparência clean e minimalista às edificações. Não por acaso a fachada com vidro estrutural glazing é frequentemente requisitada no mercado!



04 - Sistema unitizado



O envidraçamento das fachadas através do sistema unitizado é um dos mais modernos disponíveis no Brasil. Nesse método a coluna de sustentação do vidro é dividida em módulos fabricados sob medida para serem fixados já prontos. Os módulos são instalados separadamente, técnica que auxilia na eliminação de etapas da instalação da fachada





Fachadas envidraçadas



Dando continuidade ao nosso texto sobre os principais tipos de fachada de vidro, o envidraçamento de fachadas é muito popular na arquitetura do mundo todo. Apesar de as fachadas de vidro estarem mais presentes em prédios comerciais – principalmente daquelas empresas que desejam causar impacto e associar a sua marca a sustentabilidade ou grandeza - esse elemento arquitetônico é totalmente adaptável a residências e escritórios, oferecendo as mesmas funções e benefícios que os tipos de fachada de vidro prediais oferecem, como por exemplo:


- Proteção e segurança aos usuários;


- Resistência e durabilidade


- Diminuição do uso de condicionadores de ar – conforto térmico


- Melhor aproveitamento da iluminação natural;


- Diminuição de ruídos – conforto acústico


- Facilidade de manutenção;


- Integração entre os ambientes externo e interno;


Outro benefício da fachada envidraçada consiste na valorização que o elemento agrega às edificações, cenário que pode ser melhor observado por ocasião da venda do imóvel. Finalizando nosso artigo sobre os tipos de fachada de vidro, é válido destacar que para que todas essas vantagens estejam presentes a fachada deve ser envidraçada com os modelos de vidros apropriados para cada necessidade. Para isso é preciso elaborar um estudo capaz para identificar os melhores insumos a serem utilizados e as diretrizes exigidas.

"
O mercado vidreiro no Brasil é desorganizado, isso contribui para que o vidro não esteja na evidência merecida. Um dos motivos da nossa fusão anos atrás foi para isso, estrategicamente unimos o know-how de consultoria, projetos e execução, podendo de fato atender em escala as altas exigências de incorporadoras alto padrão e arquitetos
"

Daniel Estrela

CEO da SEV Exclusivv.