O vidro jateado é o investimento ideal para quem busca garantir mais privacidade no ambiente, sem perder a entrada de luz natural através da peça. Nos projetos arquitetônicos mais antigos, a presença do vidro jateado era muito comum.
Mas ainda assim, até os dias atuais, esse modelo de vidro faz sucesso em áreas comerciais e residenciais. Aliás, esse elemento é uma verdadeira referência quando o assunto é versatilidade e beleza.
E se você se interessou em saber mais sobre o vidro jateado e suas aplicações, trazemos neste post as principais informações relacionadas a essa peça. Confira!
O que é vidro jateado?
O vidro jateado é um modelo de vidro marcado pelo aspecto fosco e textura áspera. Para que esse efeito aconteça, os grãos de areia são lançados na superfície do vidro de maneira super rápida durante o seu processo de produção.
Dessa forma, o vidro consegue entregar uma de suas principais funções, permitir a passagem de luz natural entre ambientes, mesmo proporcionando mais privacidade ao espaço devido ao ofuscamento no acabamento da peça.
Vidro jateado e Adesivo jateado:
Ao contrário do vidro jateado, o qual é um vidro fabricado especificamente com o processo de jateamento, o adesivo jateado é apenas uma película externa aplicada ao vidro comum. Com isso, o vidro jateado é mais indicado em projetos planejados, enquanto o adesivo se adéqua a estruturas de vidro já montadas para receber a personalização.
Vidro jateado na decoração
O vidro jateado é um material que pode assumir diferentes cores, formas e texturas, entregando sofisticação a qualquer design de interior. Quando inserido na decoração, ele inova o espaço de maneira discreta, com personalidade e beleza. Além do mais, o vidro jateado combina com diversos estilos de acabamentos, seja em madeira, metálico ou azulejo.
Quais os tipos de vidro jateado?
De modo geral, o vidro jateado pode ser encontrado divido em três tipos diferentes, sendo eles:
Vidro jateado colorido
Para projetos mais pensados na decoração do ambiente, o vidro jateado colorido é uma excelente opção para dar mais cor a área. Com tantas cores disponíveis no mercado para esta peça, também é possível ter uma maior liberdade decorativa com o vidro colorido.
Vidro jateado incolor
Como o nome sugere, o vidro jateado incolor não possui cor. Logo, ele é um dos mais procurados no mercado, porque não interfere na decoração do cômodo e ainda entrega a versatilidade para fazer inúmeras harmonizações no projeto.
Vidro jateado fumê
O vidro jateado fumê passa por um processo um pouco diferente dos outros tipos de vidros com jateamento. Neste caso, é utilizado um vidro fumê comum que recebe então uma película jateada em sua superfície. Assim, além da privacidade proporcionada pelo efeito fosco, o produto também terá o diferencial de controle de luminosidade.
Aplicações com o vidro jateado
A versatilidade do vidro jateado permite aplicações nos mais variados tipos de ambientes. Veja algumas possibilidades:
Como divisórias
Para tornar espaços mais funcionais, a aplicação do vidro jateado como divisórias pode fazer uma grande transformação no ambiente. De forma suave, esse vidro consegue delimitar áreas ou separar cômodos de forma sutil e funcional.
Na composição de móveis
Outra ocasião comum para a utilização do vidro jateado é para compor móveis, como: armários da cozinha, da área de serviço, portas de closets, guarda-roupas e tampões de mesa. O vidro jateado deixa os móveis com um aspecto mais moderno e valorizado, principalmente se for aplicado o tipo incolor que é mais clean.
Em ambientes corporativos
Sendo muito requisitado para a decoração de ambientes corporativos, o vidro jateado pode ser selecionado para a composição de portas, janelas, divisórias de salas, entre outros locais que exijam privacidade e boa iluminação.
Trabalhamos com divisória de vidro, esquadrias de alumínio, fachadas de vidro, coberturas de vidro, arquitetura em vidro em geral. Tudo 100% dentro das normas de segurança da ABNT.