O vidro de controle solar é ideal para projetos que planejem inovar na edificação. Esse tipo de vidro traz uma série de benefícios, em especial o controle da entrada de raios solares no ambiente para maior conforto térmico. Além de suas funcionalidades, o vidro de controle solar também proporciona uma estética sofisticada, agregando mais beleza às fachadas de edifícios. Quer saber mais? Descubra a seguir, todos os detalhes deste elemento.
Vidro de controle solar: O que é e como funciona?
O vidro de controle solar é um modelo fabricado com camadas metalizadas inseridas em um dos lados da chapa de vidro. Com essas camadas, então, a passagem de raios solares através do vidro é reduzida, fazendo com que o ambiente interno receba menos luminosidade e calor.
Para isso acontecer, os óxidos adicionados a composição do vidro reagem quando em contato com a luz do sol. Dessa forma, o vidro de controle solar absorve mais calor, obtém um aspecto espelhado e transmite mais luz para a área externa. Com a grande absorção de calor em sua estrutura, o vidro de proteção solar proporciona maior conforto térmico no ambiente interno, já que o local irá esquentar menos. Além do mais, o efeito refletivo faz com que boa parte da luz natural que incide no vidro seja refletida de volta.
Como é feito o vidro com proteção solar?
Na fabricação do vidro comum, os elementos básicos da composição são areia de sílica, cálcio e sódio. Já para transformá-lo em um vidro de controle solar, são adicionadas mais algumas substâncias, como óxidos e sais provenientes de metais na maioria das vezes.
Assim, quando essas substâncias são misturadas na composição básica do vidro, um acabamento metálico é formado em uma das faces da peça. Feito isso, essa película em metal será responsável por controlar a passagem de luz solar através do vidro.
Versatilidade de aplicação
A versatilidade do vidro de controle solar é um dos seus maiores diferenciais. Apesar disso, é preciso ter bom senso na hora de definir o espaço de aplicação da peça para não se ter gastos desnecessários. Isso porque este tipo de vidro é indicado para proteger o ambiente interno do sol, logo, inseri-lo em áreas onde não há forte incidência solar não seria necessário.
Sendo assim, os locais mais recomendados para instalar um vidro protetor solar são em fachadas, janelas, varandas ou telhados envidraçados. Esse modelo também será um bom investimento no caso de áreas comerciais, como prédios e shoppings — que são edificações de largas dimensões.
Benefícios do vidro de controle solar
O vidro de proteção solar traz inúmeras vantagens. Dentre as principais, pode-se destacar a alta economia energética, principalmente em épocas de calor, como o verão. Com ambientes internos recebendo menos calor, a utilização de ar condicionado e ventiladores é reduzida e, consequentemente, se gasta menos energia.
Outro grande benefício é a preservação da saúde da pele de pessoas que passam muito tempo naquele cômodo que recebe alta incidência solar. No caso dos vidros laminados com proteção solar, por exemplo, cerca de 99% dos raios UV são bloqueados. Ou seja, a pele das pessoas estará significativamente menos exposta. Além disso, a proteção também evita danos aos móveis no local, prolongando seu tempo de vida útil.
Onde encontrar vidros de controle solar?
Na hora de decidir investir no vidro de controle solar, o primeiro passo é encontrar um fornecedor confiável e de credibilidade no mercado. Para isso, a SEV Exclusivv é referência na fabricação de vidros especiais de controle solar, com qualidade de ponta e inovação. A SEV Exclusivv entrega soluções personalizadas para atender aos mais variados tipos de projetos, garantindo soluções exclusivas!