O termo vidro acústico é utilizado para identificar aqueles tipos de vidros com capacidade de barrar ondas sonoras. Os modelos mais tradicionais são os vidros laminados com películas de PVB de controle acústico e os sistemas de vidros insulados – ou, para melhor desempenho, a junção de ambas tecnologias. Os vidros multilaminados também são alternativas para barrar os ruídos.
Os vidros acústicos são alternativas para a composição de diversas estruturas, com destaques para janelas, portas e divisórias de ambientes. A tecnologia pode ser combinada com outros beneficiamentos, como vidros de controle solar, vidros temperados e vidros coloridos. Interessante, não? Acompanhe esse artigo e entenda um pouco mais sobre vidro acústico e seus benefícios.
Como funciona o vidro acústico?
O vidro acústico se destaca de outros materiais utilizados para diminuir a entrada de ondas sonoras por permitir a criação de barreiras para o som sem a obstrução da visão. Esse cenário permite a criação de ambientes sonoramente agradáveis e com a possibilidade de integração de espaços e amplo trânsito de iluminação entre os locais, aliando conforto, estética e atributos funcionais aos projetos arquitetônicos.
Como já comentado no começo desse artigo, o vidro acústico pode se referir a pelo menos 03 modelos de vidros populares no mercado: O vidro laminado com PVB acústico, os vidros insulados e o vidro multilaminado acústico. Cada modelo citado possui propriedades singulares e funcionamentos diferentes – que podem ser combinados para melhor desempenho de uma estrutura envidraçada. Conheça um pouco mais.
Vidro laminado com película de PVB acústico
O vidro acústico laminado é a principal alternativa para ser utilizado com esquadrias. Nesse modelo as propriedades acústicas do vidro vem de uma película especial (PVB acústico) acomodada entre duas placas de vidro. O vidro com PVB acústico consegue absorver as ondas sonoras e diminuir a propagação das ondas sonoras, sendo mais eficientes na diminuição de ruídos.
Vidro insulado – vidro duplo
O vidro insulado é outra alternativa de vidro acústico amplamente requisitada devido à sua composição física – que é composta por placas de vidros dispostas de forma insulada (separadamente), com uma câmara de ar hermeticamente vedada entre as lâminas de vidro. Essa composição evita a troca de ruídos entre os ambientes, oferecendo alto desempenho na atenuação dos sons.
Vidro multilaminado acústico
Os vidros multilaminados acústicos são capazes de barras as ondas sonoras devido à sua massa elevada, pois quanto mais grossa uma barreira, maior será a atenuação de som que ela oferecerá. Isso quer dizer que os vidros multilaminados são placas mais pesadas e grossas, o que limita sua utilização em aplicações tradicionais não blindadas.
Qual o melhor vidro para isolamento acústico?
Nesse caso, não existe um vidro melhor que o outro. O que existe são desempenhos e funcionalidades distintas que podem ser melhor aproveitadas conforme o cenário oferecido. É preciso, por exemplo, realizar um estudo para definir o tipo de frequência que será barrada, além de o conjunto todo (caixilhos, batentes e outros insumos) precisa apresentar bom desempenho acústico.
Além disso, a instalação dos vidros acústicos deve ser realizado por pessoas qualificadas, pois é preciso estabelecer vedação cirúrgica para anular qualquer fresta ou possibilidade de passagem de som, garantindo assim a funcionalidade esperada desse tipo de vidro. Em caso de dúvidas e para saber quanto custa vidro acústico mantenha contato com um colaborador da SEV Exclusivv!
Trabalhamos com divisória de vidro, esquadrias, fachadas, coberturas, arquitetura em vidro em geral. Tudo 100% dentro das normas de segurança da ABNT.