Blog

Saiba tudo sobre fachada de vidro

fachada de vidro

Indicadas para trazer benefícios funcionais e valorização estética às edificações, as fachadas de vidro se tornaram tendências em projetos arquitetônicos inovadores. Capazes de participar de ambientes empresariais e residenciais, a fachada de vidro pode ser fabricada em diversos modelos e composta com vidros de diferentes tecnologias/características visuais. Interessante, não? Acompanhe esse artigo com a gente e saiba tudo sobre fachada de vidro!

Fachadas de vidro – Saiba suas vantagens

Valorização estética. Esta talvez seja a principal característica buscada quando decidimos instalar fachadas de vidro em nossas casas e empresas. Entretanto, além do quesito estético, o vidro pode oferecer muitas vantagens aos seus usuários. Quer exemplos? De maneira resumida vamos elencar algumas das principais vantagens da fachada de vidro que vão além da valorização estética:

– As fachadas de vidro são estruturas seguras e resistentes – desde que fabricada com os elementos corretos e obedecendo as diretrizes da ABNT.

– Uma fachada de vidro contribui para a diminuição do consumo de energia elétrica, considerando que o elemento permite entrada de luz natural em abundância, diminuindo a utilização de luzes artificiais.

– Além disso, com a escolha dos vidros certos a fachada de vidro é capaz de diminuir a utilização de climatizadores de ar, como o ar condicionado ou ventiladores.

– A escolha do vidro adequado – como o vidro autolimpante – facilita e/ou diminui a realização de manutenções e higienizações.

– Uma fachada feita com vidro consegue integrar os ambientes interno/externo, provocando sensações únicas e atribuindo assinaturas únicas aos projetos arquitetônicos.

– As fachadas de vidro podem ser fabricadas com vidros especiais, como o vidro autolimpante, vidro de conforto térmico, vidros acústicos, vidros duplos e vidro espelhado, por exemplo.

Com todas essas vantagens e benefícios da fachada de vidro atrelada ao apelo estético que a estrutura oferece, a estrutura, naturalmente, promove conforto e valorização de um imóvel. Com a escolha dos insumos e modelo adequados as fachadas vidro são capazes de agradar até o mais exigente dos usuários.

Modelos de fachadas de vidro

Para amplificar ainda mais as vantagens deste elemento, a indústria oferece diversos modelos de fachadas de vidro; abaixo vamos comentar um pouco sobre as mais requisitadas pelo mercado.

Fachadas comerciais: Naturalmente, o vidro chama a atenção visual e transforma a fachada de um comércio em um chamariz para clientes! Lembramos que o vidro aceita personalizações que facilitam esse processo.

Fachadas residenciais: As fachadas de vidro em casas garantem conforto térmico, acústico e visual, além de valorizar toda a decoração do local. A fachada de vidro residencial também é alternativa para utilização em escritórios.

Fachada para edifícios: Indicada para edifícios residenciais ou empresariais, a fachada para edifícios em vidro pode ser utilizada para destacar um elemento (como varanda) ou trazer imponência para as estruturas.

Fachada em pele de vidro: Trata-se de um modelo de fachada de vidro singular. A fachada de pele de vidro oferece visual mais clean ao esconder suas estruturas metálicas de sustentação. São indicadas, geralmente, pra edifícios de médio e grande porte.

Cortina de vidro: Esse modelo de fachada é utilizado com freqüência para fechar grandes vãos – como fachada de vidro para varanda e janelas panorâmicas. Estão disponíveis em diversos modelos, alguns, inclusive, permitem abertura quase total do ambiente.

Fachada unitizada: As fachadas unitizadas são muito modernas. A estrutura é dividida em partes (módulos), que são montados pelo lado interno da edificação. Como acontece na fachada pele de vidro, as estruturas de sustentação ficam escondidas, trazendo mais beleza à estrutura.

Fachada Spider: A fachada de vidro com spider é revolucionária, onde o vidro é o grande protagonista. A fachada spider utiliza fixações pontuais através de hastes e parafusos com articulações para suportar as pressões exercidas sobre o vidro e evitar o surgimento de tensão na fachada.

Legal, não? Aqui na SEV você encontra equipe especializada para instalar fachada de vidro com maestria, deixando toda a sua estrutura dentro das normas regulamentadoras. Basta sonhar que a gente realiza.