Blog

Revestimento de móveis com espelhos

Revestimento de móveis com espelhos

A técnica de revestimento de móveis com espelhos não é uma tendência decorativa recente. Afinal de contas, desde os anos 70 o móvel com espelho é escolha corriqueira para compor projetos elegantes, inovadores e funcionais. Trata-se de uma prática altamente democrática que pode ser utilizada em móveis de diversos ambientes da casa.

Os móveis revestidos de espelhos decoram qualquer ambiente com muito requinte e sofisticação. Pra completar, os espelhos se encaixam com maestria em praticamente todos os tipos de decorações. É preciso um pouco de criatividade para combinar os móveis revestidos com espelhos com outros itens do espaço, entretanto, é possível fazer combinações certeiras, independente se o ambiente exigir elementos simples ou sofisticados.

Um móvel antigo, por exemplo, ao ser revestido com espelho ganha ares de modernidade sem anular o estilo clássico da peça. Além disso, o revestimento não apagará lembranças que determinado móvel impulsiona, como as boas recordações em família ou episódios da infância. Quando é possível harmonizar os espelhos com outros materiais e texturas, como madeira, por exemplo, a decoração fica super moderna sem deixar de lado o aspecto rústico e simples.

Revestimento de móveis com espelhos
Revestimento de móveis com espelhos

Os ambientes pequenos e/ou mal iluminados tendem a ganhar muito com o revestimento de móveis com espelhos. Não por acaso a técnica é indicada por arquitetos e decoradores do mundo inteiro, pois além de deixar o espaço mais charmoso, o vidro possui a capacidade de promover sensação de amplitude ao recinto, além de refletir a luz que entra no ambiente com mais abrangência.

Uma dica digna de consideração na prática de revestimento de móveis com espelhos faz referência aos excessos. Apesar de não existir regras para colocar espelho nos móveis, é indicado evitar o uso de espelhos em demasia, pois isso pode causar confusão mental e trazer desconforto visual aos usuários do espaço.

Revestimento de móveis com espelhos
Revestimento de móveis com espelhos

Móvel com espelho

Para demonstrar a versatilidade do revestimento de móveis com espelhos, abaixo demonstraremos resumidamente como utilizar a técnica em diversos ambientes da sua casa:

Móveis com espelho para quarto: No quarto os espelhos podem revestir móveis como guarda-roupas, escrivaninhas, penteadeiras, sapateira com espelho, criado mudo com espelho, etc. Dependendo da localização do guarda-roupa, por exemplo, o revestimento frontal pode dar a sensação de que o quarto praticamente dobrou de tamanho.

– Cozinha: Na cozinha e sala de jantar é possível realizar diversas intervenções, como revestir uma mesa com espelho ou como colocar espelho no armário de cozinha. O espelho também é indicado para ser utilizado na parte de trás das prateleiras com a intenção de ampliar visualmente o local.

– Sala de estar: Na sala é possível inovar e criar combinações excêntricas. Uma dica é revestir a mesa de centro e/ou a estante com espelhos, trazendo modernidade ao espaço. Uma cristaleira espelhada ou outros elementos com detalhes em espelhos também são ótimas alternativas para decoração da sala.

Além disso, o espelho pode revestir móveis do banheiro e hall de entrada. É importante se atentar à procedência do material, pois peças de má qualidade oxidam com facilidade, o que influenciaria negativamente com o visual do móvel revestido de espelho. Vale lembrar que o revestimento de espelho pode ser realizado tanto de maneira inteiriça ou em forma de mosaicos – com pequenos espelhos espalhados pelo móvel.

As possibilidades de customização ficam ainda maiores com a oferta de espelhos com acabamentos diferenciados, como o espelho com lapidação bisotê ou com bordas jateadas, por exemplo, que podem incrementar detalhes singulares a decoração do espaço e renovar totalmente o móvel. De uma forma ou outra, o revestimento de móveis com espelhos garante resultados surpreendentes, capazes de agradar até mesmo os mais exigentes dos usuários.