Qual o melhor vidro para claraboia?

Segunda determina a ABNT NBR 7199, o melhor vidro para claraboia é o laminado ou aramado. Isso acontece porque, em caso de estilhaçamento, esses modelos de vidros são capazes de manter os fragmentos (cacos) presos a si e o vão fechado até manutenção. O mesmo cenário se aplica para outras estruturas do gênero, como coberturas, marquises, fachadas inclinadas, guarda-corpo inclinado e outras aplicações com vidros inclinados instalados abaixo de 1,10m em relação ao piso.

Ainda comentando sobre qual o melhor vidro para claraboia, o vidro insulado é outra categoria habilitada a participar de claraboias, desde que a placa interior da estrutura seja composta de vidro laminado ou aramado. Vale destacar, ainda, que o vidro laminado de temperado também pode ser utilizado nesse tipo de cobertura, entretanto, o vidro temperado tradicional e/ou os vidros comuns não podem ser instalados em claraboia. Fique atento!

É de extrema importância que a claraboia – e qualquer outra estrutura envidraçada – seja projetada conforme determinam as normas da ABNT, pois as diretrizes regulamentadoras garantem a segurança do ambiente e das pessoas, além de possibilitar que os usuários aproveitem ao máximo os benefícios e funcionalidades do vidro. Sendo assim, é preciso contratar serviços de profissionais que reconhecidamente sabem qual o melhor vidro para claraboia.

Aqui, na SEV Exclusivv, o cliente conta com consultoria especializada e profissionais altamente qualificados no assunto. Além da experiência no segmento, nos comprometemos em manter um projeto de arquitetura com vidros completamente dentro das normas da ABNT, do início das obras até o acabamento final. E para enriquecer ainda mais nosso texto sobre qual o melhor vidro para claraboia, vamos comentar um pouco mais sobre os modelos indicados para esse tipo de estrutura.

Cobertura de Vidro
Cobertura de Vidro

- Vidro laminado

 O vidro laminado é a principal alternativa de vidro para claraboia. Sua configuração garante durabilidade e resistência elevada para a estrutura, inclusive funcionando como um obstáculo para a passagem de som e calor para dentro das edificações. Todos esses benefícios estão presentes graças à configuração do modelo, que utiliza duas ou mais placas de vidro intercaladas com películas de alta aderência e unidas através do calor.

Para auxiliar no entendimento sobre qual o melhor vidro para claraboia, a configuração dos vidros laminados naturalmente oferece resistência devido à junção das placas de vidro; entretanto, a película de alta aderência fica responsável por segurar os pedaços de vidro presos a si em casos de fragmentação da placa. Essa característica é fundamental para estruturas do gênero, afinal de contas, já pensou o tamanho do acidente que um pedaço de vidro causaria se caísse de vários metros de altura?

- Vidro aramado

Assim como o vidro laminado, o aramado também é classificado como vidro de segurança e figura na lista sobre qual o melhor vidro para claraboia. O modelo ganha essa classificação por também se fragmentar de maneira segura ao usuário. Isso acontece porque o vidro aramado ganha uma rede metálica incorporada à sua massa ainda durante o processo de fabricação. Essa rede metálica, além de trazer resistência superior, também é capaz de manter a placa de vidro suspensa à estrutura em casos de estilhaçamento.

Vidro insulado

E para finalizar nosso artigo sobre qual o melhor vidro para claraboia, o vidro insulado, também conhecido como vidro duplo, é uma alternativa eficaz para compor claraboias e outras estruturas do segmento. Esse modelo possui uma configuração singular que permite a utilização de duas ou mais placas de vidro em uma estrutura, ou seja, possibilita a combinação de tecnologias do vidro. Esse cenário é muito bem-vindo, pois é possível, por exemplo, amplificar as propriedades acústicas e o conforto térmico dentro das edificações.

"
O mercado vidreiro no Brasil é desorganizado, isso contribui para que o vidro não esteja na evidência merecida. Um dos motivos da nossa fusão anos atrás foi para isso, estrategicamente unimos o know-how de consultoria, projetos e execução, podendo de fato atender em escala as altas exigências de incorporadoras alto padrão e arquitetos
"

Daniel Estrela

CEO da SEV Exclusivv.