Blog

Quais são os tipos de esquadrias?

Em uma edificação as esquadrias estão dentre os principais elementos. Os vários tipos de esquadrias disponíveis no mercado auxiliam na elaboração de projetos singulares, pois oferecem aberturas, tamanhos e formatos variados, além da possibilidade de serem fabricadas de diversos materiais, inclusive de vidro! Ficou curioso? Acompanhe esse artigo e conheça quais são os tipos de esquadrias fornecidos pela indústria.

Tipos de esquadrias

Apesar de pouco badaladas, as esquadrias possuem grande representação em uma edificação. São elas, por exemplo, que auxiliarão no processo de trazer iluminação e ventilação natural para os ambientes, integração entre espaços internos e externos, amplificar a segurança da estrutura, etc.

A escolha por um ou outro tipo de esquadria citados no decorrer do texto dependerá das necessidades do projeto e desejos do cliente, entretanto, é de suma importância que o elemento atenda aos requisitos exigidos na NBR ABNT 10821. Por isso, sempre exija essa certificação das empresas contratadas. Conheça abaixo quais são os tipos de esquadrias mais requisitadas na construção civil.

Quais os tipos de esquadrias que existem?

Para saber quais são os tipos de esquadrias que existem, é preciso compreender que as esquadrias podem ser divididas em duas categorias: Tipo de abertura e material utilizado na fabricação.

Tipos de abertura de esquadrias:

Os tipos de abertura de esquadrias variam conforme a finalidade da estrutura (portas, janelas, portões, grades, etc). Veja alguns mecanismos de funcionamento mais populares:

Esquadria basculante: Muito requisitada para janelas e portões de garagem; se projetam metade para fora, metade para dentro do ambiente.

Esquadria pivotante: Um dos tipos de esquadria mais sofisticadas, essa esquadria se projeta criando uma longa abertura na parede, amplificando a entrada de ar e luz.

Esquadria piso teto: Promove imponência enquanto agrega beleza e funcionalidade aos espaços.

Esquadrias projetantes: Também reconhecidas como esquadria maxim-ar, garantem vasta entrada de ar aos ambientes ao atingir quase 90° de abertura.

Esquadria guilhotina: Com abertura similar às guilhotinas tradicionais, são aplicadas geralmente em janelas de projetos singulares.

Esquadria camarão: Esse modelo oferece abertura quase total do vão. Além disso, o efeito sanfonado garante melhor aproveitamento do espaço.

Lembrando que as esquadrias podem ter tamanhos e formatos personalizados para apresentar melhor desempenho e harmonizar com as características do projeto e desejos do cliente.

Tipos de esquadria – materiais

Ainda falando sobre quais são os tipos de esquadrias, assim como os tipos de abertura aperfeiçoam a entrada de luz e ventilação nos ambientes, os materiais de fabricação das esquadrias garantem durabilidade, resistência e estética ao local. Veja abaixo quais sãos os tipos de esquadrias mais procuradas nesse sentido:

– Esquadria de alumínio

– Esquadria de madeira

– Esquadria de PVC

– Esquadria de Ferro

– Esquadria de vidro

As esquadrias de alumínio são as mais requisitadas atualmente, devido à sua estética agradável, resistência, durabilidade e baixa exigência de manutenção. As esquadrias de PVC são modernas e duráveis, pois contam com aço galvanizado em sua composição. Apesar de custarem mais que outros modelos, apresentam ótimo custoxbenefício.

Por outro lado, as esquadrias de madeira e ferro podem oferecer destaques estéticos singulares, entretanto, podem sofrer com oxidação ou pragas; já a esquadria de vidro garante singularidade e ainda mais iluminação aos ambientes, mas não é possível alcançar alguns tipos de aberturas utilizando esse material. E então? Qual a sua escolha?

Lembrando que a SEV Exclusivv é especialista em arquitetura com vidros, com equipe especializada para sanar qualquer dúvida sobre quais são os tipos de esquadrias e seus materiais de fabricação. Por aqui você sonha e a gente realiza com maestria!