Blog

Quais são os tipos de esquadrias?

Quais são os tipos de esquadrias

As esquadrias são elementos fundamentais para uma edificação, tendo em vista que ficam responsáveis por fechamento de vãos e interferem diretamente na segurança, conforto, privacidade, estética e funcionalidade dos ambientes. As esquadrias são utilizadas geralmente para criar portas e janelas; e o mercado disponibiliza diversos modelos, com destaque para as mais comuns: esquadrias de abrir, de correr, basculante, guilhotina, maxim-ar, camarão, etc. Continue a leitura e saiba com detalhes quais são os tipos de esquadrias.

Quais são os tipos de esquadrias que existem?

A escolha e instalação das esquadrias deve considerar diversos fatores. A definição dos modelos de esquadrias precisa levar em conta a forma de abertura, o local de instalação, área útil, padronização com as normas técnicas da ABNT, tipo de vidro que será utilizado, etc; e harmonizar tudo com os desejos do cliente. Por isso é importante procurar um profissional da área. Veja uma lista sobre quais são os tipos de esquadrias mais conhecidos no mercado.

– Esquadria de abrir:

Os modelos mais comuns, são utilizadas geralmente em portas e portões – apesar de serem aplicadas em janelas também. Nesse modelo a esquadria possui apenas uma folha que gira através de dobradiças.

– Esquadria de correr:

Indicadas para espaços pequenos, na esquadria de correr as folhas deslizam horizontalmente através de trilhos, que precisa garantir deslizamento suave e sem obstáculos.

– Esquadria maxim-ar:

As esquadrias Maxim-ar oferece abertura de aproximadamente 90°, permitindo grande circulação de ar nos locais. São ideais para ambientes como cozinhas, área de serviço, banheiro, lavanderia, dentre outros.

– Esquadria guilhotina:

Popular em edificações antigas, as esquadrias guilhotina possuem duas folhas que se movimentam para cima ou para baixo.

– Esquadria basculante:

Comuns para o fechamento de vãos grandes, como entrada de garagens. Seu sistema de abertura e fechamento acontece através de pivôs nas laterais, assemelhando-se a uma gangorra.

– Esquadria camarão:

Também classificada como sanfonada, as folhas das esquadrias camarão se acomodam uma sobre a outra para realizar abertura da estrutura. Esse modelo também é indicado para espaços reduzidos.

Tipos de esquadrias

Ainda falando sobre quais são os tipos de esquadrias, vale lembrar ainda que, além da forma de abertura, os modelos de esquadrias podem ser definidos pelos materiais de fabricação, como é o caso da:

– Esquadrias de alumínio

– Esquadria em PVC

– Esquadrias de madeira

– Esquadrias de vidro

– Esquadrias de metal

É importante contar com consultoria especializada ou profissionais que sabem quais são os tipos de esquadrias, pois os materiais de fabricação da esquadria também interagem com diversos fatores. As esquadrias de alumínio oferecem bom custoxbenefício, enquanto que a esquadria de PVC é indicada para ambientes que exigem tratamento acústico; por outro lado, as esquadrias de madeira harmonizam facilmente com qualquer estilo decorativo e a esquadria de vidro transforma qualquer projeto em único!

Para finalizar nossas considerações sobre quais são os tipos de esquadrias, destacamos que a forma de abertura interfere diretamente na quantidade de luz e ventilação que entra nos ambientes, privacidade dos usuários, conforto, estética, valorização do imóvel. Outro fator a considerar é o tipo de vidro que será utilizado – já que as esquadrias são muito aplicadas em portas e janelas. Quando for o caso, a escolha do vidro também precisa levar em conta o nível de conforto que o usuário espera – além de harmonizar tudo com as normas da ABNT.

Quais são os tipos de esquadrias

Quanto a sua função, quais os tipos de esquadrias existentes?

Aplicada em portas, janelas e fechamento de vãos diversos, existem vários tipos de esquadrias com aberturas distintas. Destacamos as esquadrias de abrir, esquadria basculante, de correr, Maxim-ar, guilhotina, camarão, dentre outros. O tipo de abertura interfere em quesitos como estética, privacidade, circulação de ar e entrada de luz natural nos ambientes.

Como as esquadrias podem ser classificadas?

As esquadrias podem ser classificadas conforme o seu tipo de abertura (de abrir, de correr, maxim-ar, etc), através do material de fabricação (esquadrias de alumínio, PVC, vidro, madeira, dentre outros); ou até mesmo quanto à sua função (esquadria para porta, esquadria janela, etc).

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.