Quais os componentes de uma esquadria?

Os principais componentes de uma esquadria são três: o contramarco, o marco e o caixilho/folha. O contramarco é a estrutura que define o vão da esquadria; vai fixada na parede e fica fora da visão; o marco é o quadro visível (externo) da esquadria; local onde ficará encaixado os caixilhos (folhas). Já o caixilho - que também é chamado de folha da esquadria – é o elemento de vedação da esquadria (porta, janela, etc).



Esses componentes podem ser compostos por diversos materiais, como madeira, alumínio e vidro, os mais populares. Saber quais os componentes de uma esquadria é tão importante quanto escolher bem os materiais de fabricação, pois isso está ligado diretamente com o desempenho que a estrutura irá oferecer. A escolha adequada dos materiais da esquadria interage com fatores como robustez, estética e acabamento, durabilidade e resistência, segurança, alívio acústico e térmico, dentre outros.

Componentes das esquadrias

As esquadrias devem ser especificadas por profissionais experientes no assunto. É interessante procurar consultoria especializada, pois assim garantimos a projeção de estruturas seguras, com estanqueidade e bom acabamento. Considerações feitas, vamos dar continuidade ao nosso artigo sobre quais os componentes de uma esquadria. Abaixo listaremos as principais características de cada elemento da esquadria.

- Contra marco

O contramarco é um quadro suplementar que vai instalado (chumbado) diretamente na parede. Como comentado, o contramarco fica responsável por delimitar o vão da esquadria, além de garantir outras funções, como melhorar a vedação da estrutura e facilitar o preenchimento do vão. Ainda falando sobre quais os componentes de uma esquadria, o contramarco possibilita o instalador a alcançar exatidão nas dimensões e a alcançar bons resultados na fase de acabamento final, inclusive com aqueles acabamentos que precisam ser finalizado no vão.

- Marco

O marco é o componente da esquadria que fica visível, limitando o vão. Se estivermos falando de uma porta, o marco seria o batente onde parafusamos a dobradiça, por exemplo. Essa parte da esquadria fica responsável por diversas funções que podem variar conforme o modelo da esquadria. Para complementar nosso texto sobre quais os componentes de uma esquadria, o marco fica responsável por receber outro elemento fundamental de uma esquadria, ou seja, os caixilhos - ou as folhas da esquadria.

- Folha ou caixilho

As folhas da esquadria é o elemento de vedação principal da estrutura. No caso de uma esquadria para porta, a folha ou caixilho seria, literalmente, a porta – ou seja, a estrutura que se movimenta através das dobradiças e permite controle intempéries, luz e entrada/saída de pessoas. As esquadrias podem ter caixilhos fixos ou móveis e podem ser fabricados de diversos materiais, como o vidro.

Lembre-se que as esquadrias são estruturas fundamentais em uma obra e consomem uma boa fatia do orçamento do projeto, de modo que a instalação precisa ser impecável para evitar transtornos, retrabalhos e desperdício de dinheiro. Em caso de dúvidas ou orçamentos consulte um profissional SEV Exlcusivv!



E para finalizar nossa explicação sobre quais os componentes de uma esquadria, lembramos que o termo é popularmente utilizado para se referir a janelas e portas, mas aberturas como portões, grades, crises, cobogós e alçapões também utilizam esquadrias. Resumidamente, essa estrutura permite a integração de espaços e das pessoas, fica responsável pela vedação e fechamento de vãos, possibilita o controle de entrada de pessoa, de intempéries, do calor, da luz, ventilação.

FAQ – Perguntas e Respostas

- Como as esquadrias podem ser classificadas?

As esquadrias podem ser classificadas ou divididas das seguintes formas: Através do material de fabricação, forma de abertura ou quanto a sua função principal (ex: portas, janelas). Vale destacar que a forma de abertura e o material de fabricação interagem diretamente com o desempenho que a estrutura irá oferecer.

       
"
O mercado vidreiro no Brasil é desorganizado, isso contribui para que o vidro não esteja na evidência merecida. Um dos motivos da nossa fusão anos atrás foi para isso, estrategicamente unimos o know-how de consultoria, projetos e execução, podendo de fato atender em escala as altas exigências de incorporadoras alto padrão e arquitetos
"

Daniel Estrela

CEO da SEV Exclusivv.