Porque usar esquadrias?

As esquadrias são elementos construtivos essenciais para diversos tipos de edificações, pois oferece fatores como integração de espaços, decoração, segurança, conforto, melhor aproveitamento da luz e ventilação natural, estética etc. É importante saber como e porque usar esquadrias, pois cada ambiente de uma edificação possui uma função específica e, como consequência, pode exigir diferentes tipos de esquadrias em uma mesma edificação.

Considere que o mercado arquitetônico tem à sua disposição diversos tipos de esquadrias com características diferentes do ponto de vista de material de fabricação, tipo de abertura e função. Não por acaso o termo é utilizado com frequência para designar portas e janelas, por exemplo, porém, aplicações como muros, venezianas, telas, brises, cobogós, alçapões, dentre outros, também exigem esquadrias para seu funcionamento.

Ainda falando sobre porque usar esquadrias, é importante esclarecer que as diferentes tipologias das esquadrias interagem de maneira diferente com os ambientes. O material de fabricação da esquadria, por exemplo, pode agregar fatores como conforto acústico, estética, singularidade, durabilidade e resistência, etc. Por outro lado, o tipo de abertura facilita o controle de entrada de luz, ventilação e pessoas, proteção contra intempéries, etc. Com tanta combinação disponível, não hesite em procurar um profissional que saiba comprovadamente porque usar esquadrias.

Quando consideramos sua função principal as esquadrias ganham destaque por ser um elemento arquitetônico indispensável na maioria das construções, afinal de contas, é através desse elemento que criamos vãos que darão vida às portas, janelas, portões e outras aberturas tradicionais e necessárias na arquitetura. Interessante não? Continue a leitura de nosso artigo sobre porque usar esquadrias e conheça mais sobre esse elemento arquitetônico tão requisitado.

O que é um quadro de esquadrias?

Qual a melhor esquadria?

Com o avanço da tecnologia, o mercado da arquitetura e construção civil tem a disposição esquadrias de diversos tipos e materiais. Considerando que esses fatores estão diretamente ligado a fatores como segurança e conforto, é de suma importância que o usuário determine com sabedoria o tipo de esquadria que irá utilizar em seu projeto. Considere que o custo deste elemento é relativamente alto, variando entre 05% e 15% do custo total para tirar um projeto do papel.

Isso quer dizer, por exemplo, que devemos analisar as opções mais apropriadas disponíveis no mercado a fim de reduzir gastos, tempo de trabalho, episódios de manutenção e valorizar a edificação por completa. Fique atento, pois alguns profissionais especificam esquadrias padronizadas sem realizar um estudo aprofundado do projeto. Essa técnica não é indicada, pois pode existir incompatibilidade entre o clima, acessórios, legislação, ferragens, desejos do usuário, etc.

Para definir qual a melhor esquadria é importante que o profissional analise, por exemplo:

- O posicionamento da esquadria para captação de luz e ventilação desejados

- Finalidade da esquadria (privacidade, conforto acústico, proteção patrimonial, etc)

- Qualidade e tipo dos materiais que serão utilizados

Além disso, para complementar nosso artigo sobre porque usar esquadrias, é importante lembrar que tanto as esquadrias quanto a sua instalação devem estar em conformidade com as normas da ABNT.

Conheça os principais tipos de esquadrias

Veja abaixo algumas tipologias de esquadrias para auxiliar na definição de qual a melhor esquadria para o seu projeto.

Modo de abertura

- De correr: A folha de abertura e fechamento desliza no sentido horizontal, transformando esse modelo em ótima alternativa para portas e janelas e outros fechamentos de vãos de ambientes pequenos.

- De abrir: Possui apenas uma folha que se movimenta por dobradiças. Trata-se de é um dos modelos mais populares, aplicados principalmente em portas e janelas.

- Basculante: A abertura dessa estrutura é semelhante à uma gangorra. A esquadria basculante é indicada para fechamento de portões de garagens e outros grandes vãos.

 - Maxim-ar: Essa estrutura oferece abertura próxima de noventa graus e garante ótima circulação de ar. Por esse motivo são alternativas para banheiros, lavanderias, cozinhas, etc.

Material de fabricação

Para finalizar nosso artigo sobre porque usar esquadrias, conheça os principais materiais de fabricação das esquadrias.

- Alumínio

- Madeira

- PVC

- Metal

- Vidro

"
O mercado vidreiro no Brasil é desorganizado, isso contribui para que o vidro não esteja na evidência merecida. Um dos motivos da nossa fusão anos atrás foi para isso, estrategicamente unimos o know-how de consultoria, projetos e execução, podendo de fato atender em escala as altas exigências de incorporadoras alto padrão e arquitetos
"

Daniel Estrela

CEO da SEV Exclusivv.