Blog

Piso de Vidro é seguro?

Chão de Vidro Próximo a Escada

Pessoal? Vocês acham que piso de vidro é seguro? Pois nós garantimos a você que, quando fabricado com os vidros corretos, insumos indicados e dentro das normatizações e diretrizes da ABNT o piso de vidro é resistente sim, e muito! Se você pretende inovar em seu projeto arquitetônico ou ficou curioso sobre o assunto, acompanhe esse artigo para entender quando e como o piso de vidro é seguro!

Piso de vidro? Como assim?

A ideia pode causar espanto, mas o piso de vidro é uma alternativa eficaz para participar de projeto inovadores. Acontece que os pisos de vidro trazem bem mais que inovação aos ambientes, pois são capazes de aumentar o tráfego de luz natural, agregar amplitude e facilitam a integração de ambientes.

Não é por acaso que existem diversos registros de passarelas e pontes feitas com piso de vidro, como é o caso das gigantescas pontes de vidro da China, estruturas que se transformaram em cartões postais e recebem milhares de visitantes todos os anos – da China e do resto do mundo. No Brasil também possuímos exemplos de grandes estruturas com piso de vidro, como é o caso do Skyglass, plataforma que se projeta a 360m de altura, construída na cidade de Canela-RS.

Entretanto, para que o piso de vidro seja seguro é preciso se atentar a diversos detalhes. De certa forma essa é uma estrutura que não deve ser projetada por leigos, pois qualquer erro nos cálculos pode representar uma tragédia. Portanto, se você pretende usufruir desta magia contrate uma empresa que saiba como fazer piso de vidro seguro e evite dores de cabeça futuras.

Veja quando o piso de vidro é seguro

O piso de vidro é seguro quando é projetado por equipes especializadas capazes de adequar todo o projeto dentro das normas da ABNT. Isso consiste, por exemplo, em:

– Utilizar o vidro correto para cada aplicação.

– Identificar a necessidade de insumos especiais

– Realizar os cálculos específicos corretamente

– Saber quando aplicar piso de vidro antiderrapante

– Anular das possibilidades de atrito das placas de vidro com a estrutura

– Adequar as necessidades dos usuários às obrigatoriedades das normas regulamentadoras

É importante destacar que a estrutura para piso de vidro, em si, não possui regulamentação exclusiva no Brasil. Dessa forma as equipes responsáveis precisarão adaptar todo o projeto do piso de vidro às normas da ABNT NBR 7199, que versa sobre a utilização de vidros na construção civil.

Resumidamente, a ABNT indica que esse modelo de estrutura precisa contar com vidros laminados, classificados como vidro de segurança por serem mais resistentes e se partirem de forma segura aos usuários. Mas ainda é preciso estudar outros fatores para garantir que o piso de vidro é seguro.

Existem cenários onde será preciso utilizar placas de vidro laminadas de temperado – como é o caso de o vidro precisar de furação para se adaptar a estrutura. Também pode ser preciso recorrer a placas multilaminadas ou a vidros laminados com interlayers especiais, como o SentryGlas®, um tipo de vidro fabricado com uma película altamente resistente e indicada para absorver altos impactos. Por isso é importante contar com consultoria de equipes especializadas no assunto.

Não se esqueça de que a SEV Exclusivv é especialista no ramo de arquitetura com vidros. Se você ainda não se convenceu de que o piso de vidro é seguro, contate um de nossos colaboradores e obtenha mais detalhes! Por aqui o que você sonha a gente realiza.