Quais os tipos de divisórias corporativas?

O mercado trabalha com divisórias corporativas fabricadas em diferentes materiais e/ou com configurações (layouts) diversas. A escolha pelo melhor tipo de divisória corporativa dependerá unicamente dos desejos e necessidades dos usuários, espaço físico, estilo arquitetônico presentes e orçamento disponível. Para melhor auxiliar na sua escolha, acompanhe esse texto e saiba quais os tipos de divisórias corporativas mais comuns e suas características.

Tipos de divisórias de ambientes corporativos

 Para determinar quais modelos de divisórias utilizar no seu ambiente é importante se atentar a alguns fatores para usufruir o máximo possível da aplicação. Antes de escolher o tipo de divisória para sua empresa verifique antes o espaço disponível, nível acústico desejado, a necessidade de flexibilidade das divisórias, iluminação do local, o impacto das barreiras visuais para o ambiente de trabalho, custo total da propriedade, etc.Para isso é importante fazer um estudo do ambiente com o auxílio de profissionais que sabem quais os tipos de divisórias corporativas e suas características. Isso acontece porque existem diferentes modelos de divisórias disponíveis no mercado; e as diferenças estão presentes principalmente nas variações de layout e do material de fabricação – um fator que interage diretamente com a resistência, durabilidade e custo-benefício da divisória.Ao se observar e considerar todos esses fatores existe grandes chances de que estaremos escolhendo o melhor tipo de divisória empresarial, que atenda a nossa necessidade pessoal e às necessidades do cotidiano empresarial, proporcionando um ambiente de trabalho eficiente, seguro e totalmente agradável. Observações feitas, veja abaixo quais os 04 tipos de divisórias corporativas empresariais mais populares atualmente:

01 - Divisória de vidro

As divisórias em vidro são as principais buscas por quem deseja delimitar ambientes corporativos devido à sua estética singular e as funcionalidades que o vidro pode proporcionar. Além disso, o vidro é um ótimo aliado da economia de energia e permite a criação de divisórias físicas sem barreiras visuais – um cenário interessante para empresas, pois traz amplitude visual e permite interação visual entre os colaboradores.Há de lembrar também que a divisória de vidro corporativo é uma aliada na busca pelo conforto e privacidade acústica, uma alternativa bem vista para espaços como salas de reuniões e sala da diretoria. Além disso, as divisórias de vidro para empresas aceitam personalizações, como a impressão de logotipo, marca d’água ou até o uso de vidros coloridos – o que garantiria privacidade visual.Outro benefício que faz com que a divisória de vidro encabece nossa lista sobre quais os tipos de divisórias corporativas está no fato de que esse modelo se adapta facilmente a qualquer estilo decorativo ou arquitetônico. Essa característica aumenta as vantagens da divisória feita de vidro e agrega valor comercial à edificação, o que representa uma ótima relação de custo benefício.Aos desavisados, reforçamos que o vidro há muito tempo deixou de ser considerado um material frágil. Com a tecnologia atual é possível utilizar placas de vidro como elementos estruturais de alta resistência e durabilidade. Mas para isso é preciso aplicar os vidros adequados conforme determinam as normas regulamentadoras. Em caso de dúvidas consulte profissionais especializados que sabem quais os tipos de divisórias corporativas e as vantagens que o vidro pode oferecer.Antes de comentar sobre o próximo tipo de divisória empresarial corporativa, é válido esclarecer que as divisórias de vidro aceitam todos os tipos de layouts (como divisória do piso ao teto, divisória com porta ou divisórias sanfonadas). As opções são inúmeras, tudo dependerá dos anseios dos usuários e necessidades do ambiente corporativo! Consulte um profissional do ramo!

02 – Divisória de PVC

As divisórias corporativas de PVC se destacam pela praticidade, sendo uma escolha versátil que se adapta facilmente a diferentes ambientes corporativos. Um dos principais atrativos desse material é a facilidade de limpeza, pois, de acordo com alguns fabricantes, água e detergente neutro são suficientes para a manutenção diária; entretanto, é preciso atenção para o material não ganhar tonalidades amareladas (manchas).Ainda falando sobre quais os tipos de divisórias corporativas, as divisórias de PVC oferecem isolamento acústico (moderado). Essa característica é especialmente valorizada em ambientes de trabalho, pois contribui para um espaço mais confortável e produtivo. Apesar de sua funcionalidade, é importante notar que as divisórias de PVC podem apresentar um design mais simples em comparação com outras opções disponíveis no mercado, além de serem menos resistentes – quando comparadas com o vidro, por exemplo.

03 – Divisórias de madeira

Outro modelo que não pode ficar fora de nossa lista sobre quais os tipos de divisórias corporativas mais populares são as divisórias em madeira. Esse modelo oferece uma variedade de opções, sendo uma escolha versátil para ambientes corporativos. A divisória corporativa em madeira confere um toque mais rústico e pode apresentar estilos variados em relação ao design, formato e recortes das divisórias.As divisórias de madeira podem ser lisas ou trabalhadas, inteiras ou vazadas. A melhor alternativa é a madeira maciça, uma escolha ideal para quem busca adicionar sofisticação e autoridade ao ambiente, como é o caso de escritórios de advocacia. Além disso, a madeira maciça oferece um eficiente isolamento acústico, absorvendo o som de maneira eficaz.

04 – Divisória de gesso

As divisórias corporativas de gesso são alternativas para criar barreiras visuais para locais privativos. Também é alternativa para quem busca um isolamento térmico mais eficaz - a sugestão é utilizar chapas com placa de gesso, aumentando a espessura do material. A estrutura composta por placas maiores e uma estrutura mais larga pode ser adaptada a diferentes designs, permitindo a incorporação de aberturas, nichos para objetos ou pontos de iluminação.E para enriquecer nosso artigo sobre quais os tipos de divisórias corporativas, é crucial destacar que, ao optar por esse material, é necessário considerar a realização de manutenções periódicas, pois a divisória de gesso pode amarelar com facilidade ao longo do tempo. E já finalizando nosso artigo, lembramos que a esses materiais é possível combinar configurações (layouts) diversos, como por exemplo, a divisória do piso ao teto, divisória móvel, divisória articulada (sanfonada), divisória inteligente, etc.
"
O mercado vidreiro no Brasil é desorganizado, isso contribui para que o vidro não esteja na evidência merecida. Um dos motivos da nossa fusão anos atrás foi para isso, estrategicamente unimos o know-how de consultoria, projetos e execução, podendo de fato atender em escala as altas exigências de incorporadoras alto padrão e arquitetos
"

Daniel Estrela

CEO da SEV Exclusivv.