O que são vergas e contra vergas e para que servem?

Vergas e contra vergas são dois elementos essenciais na projeção de vãos de edificações de alvenaria. A verga e a contra verga são vigas acomodadas em aberturas e servem para distribuir as cargas e tensões em vãos como janelas e portas, por exemplo. A verga é a viga que fica na parte de cima da abertura, enquanto que a contra verga é instalada na parte de baixo. Ambos elementos são peças estruturais e podem ser feitas de aço e concreto.

Podem ser fabricadas diretamente na obra ou adquiridas pré-moldadas. Precisam ter cumprimento maior que a abertura, exigindo apoio dos dois lados (no mínimo 30 cm) para garantir que as cargas sejam absorvidas corretamente. Leia esse artigo especial sobre o que são vergas e contra vergas e para que servem e entenda mais sobre qual a importância desses elementos estruturais em uma edificação.

O que são vergas e contra vergas?

Para compreender o que são vergas e contra vergas e para que servem precisamos entender que as paredes de uma edificação estão em constante tensão devido a fatores como:

- O próprio peso da estrutura;

- Ventos e outras intempéries;

- Dilatação e contração de materiais devido à variação de temperatura;

- Angulação do terreno, trepidação do solo, etc.

Ainda explicando o que são vergas e contra vergas e para que servem, quando uma parede não possui aberturas, essas tensões ocorrem de cima para baixo e se distribuem de maneira uniforme pela alvenaria. Entretanto, quando existem aberturas essas tensões são direcionadas para as quinas e centros das mesmas, ou seja, vãos como portas e janelas são as regiões onde se concentram os maiores pontos de tensão, causando rachaduras e fissuras nas paredes.

Sendo assim, para compreender melhor o que são vergas e contra vergas e para que servem, entenda que é preciso ter um elemento que ficará responsável por absorver essa tensão que é direcionada para as aberturas, o que quer dizer que as vergas e contra vergas servem, basicamente, para evitar que esta tensão seja ‘liberada’ nessas regiões e provoque fissuras e rachaduras. Por esse motivo elas ficam acomodadas na parte de cima e de baixo de portas, janelas e outras aberturas do gênero.

Vale destacar que a contra verga não precisa ser utilizada em toda aplicação, sendo comum em janelas ou outros tipos de abertura com necessidade de peitoril. Além do mais, na hora de especificar a verga e contra verga, é preciso considerar fatores como dimensão do vão, altura e largura das vigas, tamanho dos apoios, necessidade de reforço (armadura), etc. Em caso de dúvidas, não hesite em procurar consultoria especializada com profissionais que comprovadamente sabem o que são vergas e contra vergas e para que servem!

FAQ – Perguntas e Respostas

Qual é a função das esquadrias?

As esquadrias possuem funções essenciais para qualquer edificação, pois ficam responsáveis pelo fechamento dos vãos e permite que o usuário controle fatores como entrada de luz e ventilação no ambiente, integração de espaços, proteção contra intempéries, entrada e saída de pessoas, etc.

Esquadrias de Aluminio
Esquadrias de Aluminio

O que são as esquadrias?

As esquadrias são elementos estruturais de extrema importância para as edificações. Podem sem fabricadas em diversos materiais e possuem aberturas diferenciadas, contribuindo para a oferta de luz e ventilação nos ambientes. São popularmente chamadas pela função que exercem, como portas, janelas, portões, etc.

porque esquadrias de alumínio?

"
O mercado vidreiro no Brasil é desorganizado, isso contribui para que o vidro não esteja na evidência merecida. Um dos motivos da nossa fusão anos atrás foi para isso, estrategicamente unimos o know-how de consultoria, projetos e execução, podendo de fato atender em escala as altas exigências de incorporadoras alto padrão e arquitetos
"

Daniel Estrela

CEO da SEV Exclusivv.