Blog

O que o vidro do futuro se tornará?

Vidro do futuro

Você já pensou que mesmo as ações mais simples de nossas vidas, como aquecer água no fogão ou escovar os dentes, irão interagir fisicamente com superfícies de vidro de alta tecnologia?

A contribuição do vidro no estabelecimento de uma sociedade moderna é óbvia hoje. Além de participar de projetos arquitetônicos inovadores, proporcionando qualidades decorativas e estruturas funcionais, o vidro também é totalmente sustentável e tem sido considerado pela tecnologia o caminho correto e ideal para expandir seus recursos inteligentes.

Atualmente, o vidro já pode ser encontrado em painéis solares (vidro fotovoltaico), fibras ópticas em vidro polarizado, que podem tornar o tráfego de dados na Internet mais eficiente, e também se tornou parte básica da fabricação de smartphones.

Graças ao vidro, é possível usar telas sensíveis ao toque (touch screen) em telefones celulares. O vidro pode interagir fisicamente com o software.

A tela possui uma camada carregada (camada capacitiva). Ao tocar nesta tela, parte da carga eletrônica presente nela será transferida para o dedo, de forma que o celular responderá ao toque com “descarga eletrônica” como coordenadas.

Espera-se que as telas sensíveis ao toque (touch screen) saiam dos telefones celulares e conduzam um futuro tecnológico muito próximo.

Vidro do amanhã

O vidro é o material do futuro!

É muito provável que o vidro venha a ter funções mais interessantes no futuro do que hoje, afinal, os pesquisadores estão fazendo de tudo para aperfeiçoar o uso do vidro na tecnologia, aprimorando suas funções e conceitos para garantir que a vida seja mais fácil para todos.

Dessa forma, podemos nos imaginar vivendo na seguinte sociedade:

De manhã, assim que você acordar, uma tela de vidro fina será aberta para desejar bom dia e tocar a música de sua escolha, enquanto as janelas inteligentes permitem que a luz entre na sala automaticamente.

Ao usar o banheiro, você pode controlar a função de chuveiro e outros acessórios através do vidro do espelho, que também pode exibir outras coisas, como mensagens das redes sociais, notícias, programação do dia e previsão do tempo, tudo através do reconhecimento facial.

Em casa, todos os aparelhos eletrônicos estão conectados uns aos outros. TV, celular, geladeira e fogão. Está certo! Os pesquisadores acreditam que até mesmo refrigeradores e fogões podem ser feitos de uma única peça de vidro inteligente que é sensível ao toque.

Com a ajuda da tecnologia de nuvem, todos os seus arquivos, músicas e fotos estarão disponíveis seja no carro ou no ponto de ônibus/rodoviária.

Em todo caso, a possibilidade é tão grande que se torna inimaginável. De qualquer forma, você não precisa esperar tanto para aproveitar os muitos benefícios que o vidro já oferece. Encontre produtos Sev Exclusivv e fique surpreso. Seus pensamentos acontecem aqui!