Quanto a sua função, quais os tipos de esquadrias existentes?

As esquadrias são classificadas em três categorias: quanto a sua função, modo de abertura e material de fabricação. Para definir, quanto a sua função, quais os tipos de esquadrias existentes, basta classificarmos a estrutura pelo seu caráter funcional, como por exemplo, portas, janelas, venezianas, portões, grades, etc. Lembramos ainda que o modo de abertura e materiais de fabricação das esquadrias interagem com fatores como controle de entrada de agentes, estética, conforto acústico e térmico, custo x benefício, dentre outros.

 

É importante conseguir harmonizar os benefícios dos tipos de esquadrias com as necessidades do ambiente, criando assim edificações esteticamente agradáveis, confortáveis e com segurança apropriada. Destacamos ainda que a esquadria deve garantir estanqueidade, resistência adequada (também contra agentes atmosféricos e intempéries) e oferecer barreira acústica. Saiba mais sobre os modelos e, quanto a sua função, quais os tipos de esquadrias existentes.

Tipos de esquadrias e suas funções

Você sabia que as esquadrias representam um preço elevado em uma obra, que varia de 05% a 15%? E esse valor pode ser ainda maior caso o elemento seja projetado ou instalado de maneira inadequada. Considere que a esquadria é uma estrutura fundamental para qualquer edificação e, se projetada de maneira errada, será preciso refazer toda instalação – o que significa prejuízos aos usuários. Por esse motivo, confie seus projetos arquitetônicos com vidro a equipes responsáveis, como nós, da SEV Exclusivv.

 

Considerações feitas, abaixo listamos, quanto a sua função, quais os tipos de esquadrias existentes. Além de portas e janelas, destacamos os:

 

- Portões

 

- Venezianas

 

- Alçapão

 

- Cobogó

 

- Grades

 

- Divisórias de ambientes

 

Tecnicamente, a esquadria é um elemento utilizado sempre que o arquiteto deseja realizar um fechamento de vão. Essa estrutura pode ser móvel ou fixa, com vidros ou não. Portanto, para saber, quanto a sua função, quais os tipos de esquadrias existentes, basta nos referirmos às estruturas pelo seu nome ‘popular’, resumidamente falando. Porém, não se esqueça que fatores como tipo de abertura e materiais de fabricação são valiosíssimos no momento de definir o tipo de esquadria utilizar em sua edificação.

 

Lembre-se ainda que uma edificação pode exigir vários tipos de esquadrias para suprir as necessidades diferentes de cada ambiente e trazer os confortos desejados pelos usuários. Sendo assim, considere consultar profissionais experientes no assunto e usufrua do máximo de benefícios que uma esquadria pode oferecer. Além disso, exija que a empresa responsável pela instalação mantenha toda a obra dentro das normas da ABNT, inclusive, no momento da escolha do vidro.

 

Para finalizar nosso artigo explicando, quanto a sua função, quais os tipos de esquadrias existentes, aqui na SEV Exclusivv você conta com profissionais experientes e capazes de harmonizar os seus desejos com as necessidades dos ambientes e normas da ABNT, criando aplicações altamente funcionais, esteticamente agradáveis e, o principal, seguras para todos os usuários. Mantenha contato com nossa equipe, exponha sua ideia e solicite um orçamento. Por aqui seus sonhos viram realidade.

FAQ – Perguntas e Respostas

- O que preciso saber sobre esquadrias?

As esquadrias são estruturas essenciais em qualquer edificação. Essas aplicações ficam responsáveis pelo fechamento de vãos diversos e suas características interagem com fatores como custo x benefício, estética, entrada de luz e ventilação, controle de passagem de intrusos, barreira contra intempéries e ondas sonoras, etc.

- Quais são os tipos de esquadrias?

As esquadrias podem ser classificadas pelo seu modo de abertura (abrir, correr, etc), material de fabricação (alumínio, PVC, madeira, vidro, etc) ou classificadas quando a sua função (portas, janelas, cobogós, etc). Cada tipo de esquadria pode trazer vantagens singulares aos espaços, consulte um profissional do ramo.

         
"
O mercado vidreiro no Brasil é desorganizado, isso contribui para que o vidro não esteja na evidência merecida. Um dos motivos da nossa fusão anos atrás foi para isso, estrategicamente unimos o know-how de consultoria, projetos e execução, podendo de fato atender em escala as altas exigências de incorporadoras alto padrão e arquitetos
"

Daniel Estrela

CEO da SEV Exclusivv.