Quais os materiais mais utilizados na fabricação de esquadrias?

Atualmente, os materiais mais utilizados na fabricação de esquadrias são: alumínio, madeira, PVC, ferro, aço, concreto e vidro. As esquadrias ainda podem ser fabricadas com materiais compostos, como a esquadria de alumínio e PVC, madeira e PVC ou madeira e alumínio, por exemplo. Destacamos que cada material pode satisfazer necessidades distintas, principalmente aquelas relacionadas à estética, conforto e custo x benefício. Acompanhe esse artigo sobre quais os materiais mais utilizados na fabricação de esquadrias e entenda mais.

Tipos de esquadrias – materiais de fabricação

As esquadrias são estruturas versáteis utilizadas em fechamento de vãos diversos, como portas, janelas, portões, alçapões, etc. Nesse contexto, esse elemento também fica responsável por outros fatores, pois podem ser utilizadas de maneira estratégica para promover o conforto (visual, térmico e acústico, por exemplo) e satisfazer outras necessidades dos ambientes residenciais ou empresariais - como o aproveitamento de luz e ventilação natural.

Considerando a importância da esquadria para uma edificação, sempre consulte profissionais especializados e que sabem quais os materiais mais utilizados na fabricação de esquadrias, pois dessa forma aproveitamos o máximo possível dos benefícios e vantagens oferecidos pelo elemento. O mercado oferece diferentes alternativas; e os principais materiais usados na fabricação de esquadrias são:

 

- Alumínio (adonizado ou pintado)

 

- Madeira (pintada ou natural)

 

- Aço (em chapas dobradas ou perfiladas)

 

- PVC

 

- Vidro (autoportantes)

 

- Concreto

 

- Compostas (alumínio-madeira; alumínio-PVC; madeira-PVC).

 

Para trazer mais entendimento ao nosso artigo sobre quais os materiais mais utilizados na fabricação de esquadrias, destacamos que cada matéria prima usada na confecção dessas estruturas pode interagir de variadas formas após a finalização da obra. A madeira, por exemplo, harmoniza com diferentes estilos decorativos, enquanto que a esquadria de PVC contribui para a oferta de conforto térmico e acústico. Já a esquadria de alumínio é popular por oferecer ótimo custo x benefício.

Saiba mais sobre as esquadrias na arquitetura

É preciso lembrar ainda que as esquadrias consomem uma fatia considerável do orçamento de uma obra, sendo de suma importância que sejam projetadas com responsabilidade e sabedoria. Aqui na SEV Exclusivv sabemos quais os materiais mais utilizados na fabricação de esquadrias e somos capazes de harmonizar a necessidade do cliente com as opções de esquadrias disponíveis no mercado, mantendo toda a obra dentro das normas da ABNT.

 

E para finalizar nosso artigo sobre quais os materiais mais utilizados na fabricação de esquadrias, lembramos que as esquadrias podem ser classificadas e/ou identificadas de outras formas, como pelo modo de abertura ou através de sua função. Conheça nossos outros artigos relacionados:

 

- Quais os elementos que constituem uma esquadria;

 

- Como as esquadrias podem ser classificadas?

 

- Quais são os tipos de esquadrias?

 

- Quanto a sua função, quais os tipos de esquadrias existentes?

FAQ – Perguntas e Respostas

- O que preciso saber sobre esquadrias?

Além de fechar vãos diversos, as esquadrias cumprem outras funções importantes, pois podem ser idealizadas para satisfazer necessidades estratégicas para o melhor aproveitamento da iluminação natural ou ainda ser aplicada como recurso de ventilação, por exemplo.

       
"
O mercado vidreiro no Brasil é desorganizado, isso contribui para que o vidro não esteja na evidência merecida. Um dos motivos da nossa fusão anos atrás foi para isso, estrategicamente unimos o know-how de consultoria, projetos e execução, podendo de fato atender em escala as altas exigências de incorporadoras alto padrão e arquitetos
"

Daniel Estrela

CEO da SEV Exclusivv.