Como as esquadrias podem ser classificadas?

As esquadrias podem ser classificadas pelo seu modo de abertura, material de fabricação ou sua função. Dessa forma, destacamos as esquadrias de abrir, de correr, basculante, maxim-ar, guilhotina, camarão, etc (modo de abertura); e as esquadrias de alumínio, de PVC, de madeira, ferro e até esquadrias de vidro (material de fabricação); já a classificação por função é baseada no caráter funcional da esquadria (como portas, janelas). Fique conosco e saiba mais sobre como as esquadrias podem ser classificadas!

Classificação das esquadrias

Com o crescimento vivido pela arquitetura no decorrer dos anos o mercado passou a oferecer diversos tipos de esquadrias - inclusive modelos personalizados, afinal de contas, as esquadrias são estruturas essenciais nas edificações e apresentam maior número de funções do que imaginamos. Entretanto, com uma breve pesquisa sobre os tipos de esquadrias disponíveis no mercado nos deparamos com diversas nomenclaturas que podem causar confusão nos leitores.  Com tantas denominações, como as esquadrias podem ser classificadas, necessariamente?



Tecnicamente, as esquadrias podem ser classificadas de três formas:



- Método de abertura



- Material de fabricação



- Função



É importante destacar que nas edificações as esquadrias ficam responsáveis por proporcionar conforto, integrar espaços e pessoas, trazer segurança, beleza, etc; porém, cada ambiente possui características e funções distintas, sendo assim, uma edificação tende a exigir diferentes tipos de esquadrias em sua construção. Por isso é importante saber como as esquadrias podem ser classificadas a fim de harmonizar uma necessidade do local com os modelos disponíveis no mercado. Veja mais abaixo.

Classificação das esquadrias – modo de abertura

Veja a lista dos principais tipos de esquadrias classificadas pelo seu método de abertura:

- Esquadria de abrir



- Esquadria de correr



- Esquadria guilhotina



- Maxim-ar



- Esquadria basculante



- Esquadria camarão



Cada tipo de abertura contribui de maneira distinta para a entrada e controle de ventilação, iluminação, intempéries e intrusos.

Classificação das esquadrias – material de fabricação

Abaixo listaremos os modelos classificados pelo material base de fabricação, onde consta, dentre as mais populares, as esquadrias de:

- Alumínio



- PVC



- Madeira



- Ferro



- Vidro



O material de fabricação da esquadria pode contribuir de maneira singular para a oferta de conforto, estética, custoxbenefício, durabilidade e valorização do imóvel.

Classificação das esquadrias – função

Ainda falando sobre como as esquadrias podem ser classificadas, costumeiramente a estrutura é classificada através de sua funcionalidade, como por exemplo:

- Portas



- Janelas



- Alçapões



- Cobogós



- Portões



- Grades



Para finalizar nosso artigo sobre como as esquadrias podem ser classificadas, reforçamos que a estrutura deve apresentar estanqueidade (água e ar), resistência adequada (inclusive contra agentes atmosféricos e vento); além de oferecer propriedades acústicas capaz de diminuir a entrada das ondas sonoras externas. Além disso, é importante frisar que as esquadrias representam um valor elevado em uma obra (de 05% a 15%), porcentagem que pode ser maior caso a estrutura seja projetada ou instalada de maneira inadequada.



Por esse motivo sempre dê preferência para equipes profissionais e especializadas em arquitetura com vidros, como nós, da SEV Exclusivv. Por aqui nos comprometemos em manter toda a sua obra dentro das normas regulamentadoras a fim de garantir o máximo de benefícios que uma estrutura envidraçada pode oferecer. Mantenha contato com nossa equipe e solicite um orçamento.



FAQ – Perguntas e Respostas

Quais são os tipos de aberturas que uma esquadria pode ter?

Popularmente, as esquadrias podem ter os seguintes tipos de aberturas: Abrir, correr, guilhotina, camarão, maxim-ar, basculante, fixa, pivotante, dentre outros. Lembramos que cada tipo de abertura interage com a entrada e controle de ar, iluminação, intempéries e intrusos no ambiente.

São elementos componentes de uma esquadria?

Os principais componentes de uma esquadria são basicamente três: o contramarco, o marco e o caixilho (folha). O contramarco é fixado na parede do vão a ser fechado, o marco é o quadro externo da esquadria; e o caixilho acomoda o vidro ou outra chapa.

Quais os componentes de uma esquadria?

Os componentes de uma esquadria são o contramarco – que vai fixado na parede do vão a ser preenchido, o marco – que consiste no quadro externo da esquadria; e o caixilho (folhas), local destinado a acomodação da placa de vidro.

   
"
O mercado vidreiro no Brasil é desorganizado, isso contribui para que o vidro não esteja na evidência merecida. Um dos motivos da nossa fusão anos atrás foi para isso, estrategicamente unimos o know-how de consultoria, projetos e execução, podendo de fato atender em escala as altas exigências de incorporadoras alto padrão e arquitetos
"

Daniel Estrela

CEO da SEV Exclusivv.