O vidro inteligente é equipado com tecnologia inovadora e já se tornou tendência arquitetônica. Também chamado de smart glass ou vidro polarizado, os vidros inteligentes são capazes de alternar sua aparência entre opaco e transparente em um piscar de olhos. A ativação dos vidros polarizados podem ocorrer através de um interruptor, controle remoto, sensores de presença, celular e até mesmo a voz.
Dependendo da tecnologia aplicada, alguns modelos de vidro inteligente também podem ser utilizados como tela para projeção de imagens e vídeos devido à presença de um filme de cristal líquido (LCD) na composição da placa. Com essas vantagens, o smart glass é considerado primordial em projetos de automação corporativa e residenciais. Não por acaso são frequentemente escalados para compor decorações de:
– Hotéis, consultórios médicos
– Bares, lojas, barcos
– Salas de reunião e diretoria
– Portaria de prédios
– Divisórias de ambientes
– Hall de entrada, box de banheiro
– Quartos, banheiro, lavanderia, cozinha, closet
Isso acontece porque o vidro polarizado cria maiores possibilidades de interação sem diminuir a privacidade dos usuários a partir do momento em que conseguem integrar um cômodo ou impedir a sua visualização com apenas um comando, sem grandes esforços! Veja mais abaixo!
Como é feito vidro inteligente?
Apesar da alta tecnologia envolvida, a fabricação do smart glass não é complexa. O modelo ganha vida a partir da técnica de laminação de duas placas de vidro intercaladas por uma tela de LCD (cristal líquido) com polímeros que se organizam e desorganizam conforme recebem um impulso elétrico.
Quando os vidros inteligentes estão “desligados”, ou seja, sem receber carga elétrica, os polímeros se mantém desorganizados e trazem opacidade à estrutura, impedindo a visão através da estrutura sem obstruir a passagem de luz. A partir do momento em que o smart glass recebe um impulso elétrico esses polímeros se organizam e devolvem transparência típica da placa de vidro.
Como já comentado, o comando elétrico pode ocorrer de diversas formas, como um interruptor, controle remoto, temporizador, sensor, voz e até mesmo controlar o vidro polarizado de qualquer lugar do mundo através do smartfone.
Ainda falando sobre como é feito o vidro inteligente, em alguns casos é possível instalar a película de LCD em uma das superfícies do vidro. Esse cenário é utilizado, geralmente, para estruturas já fixadas, onde o vidro já está acomodado. Mas é preciso lembrar que essa técnica não é a melhor alternativa, pois traz vulnerabilidade a tela de LCD.
Veja mais detalhes e vantagens do vidro inteligente
– Os vidros polarizados estão disponíveis em diversas espessuras, de 08mm a 20mm. Caso a opção seja pode vidros polarizados insulados, essa espessura pode variar.
– O vidro polarizado aceita personalização de cores e qualquer formato, inclusive a realização de furos e cortes.
– Os vidros utilizados na fabricação do smart glass devem ser temperados laminados.
– Apesar de funcionar a partir da energia elétrica, esse vidro pode participar da composição de ambientes molhados (como banheiro, lavanderia, cozinha) e áreas externas.
– Vidro smart é de fácil limpeza e higienização. Basta um pano com álcool ou sabão neutro.
– A instalação do vidro polarizado deve ser realizada por mão de obra qualificada e deve estar em harmonia com as normas da ABNT.
Vidro inteligente onde comprar
O vidro do futuro já é tendência no presente, principalmente na Europa e Estados Unidos. No Brasil o modelo é encontrado com as mesmas qualidades do smart glass importado e comercializado em lojas especializadas em arquitetura com vidros, como a SEV Exclusivv. Acesse nosso site e conheça mais sobre esse produto ou solicite um orçamento!
Trabalhamos com divisória de vidro, esquadrias, fachadas, coberturas, arquitetura em vidro em geral. Tudo 100% dentro das normas de segurança da ABNT.