Blog

Vidro Insulado

Vidro do futuro

O vidro insulado é um modelo composto por duas ou mais placas de vidro dispostas paralelamente em um perfil duplamente vedado. Também denominado de vidro duplo, sua estrutura forma uma câmara de ar entre os vidros que dificulta a troca de calor e de sons entre os ambientes. Os vidros insulados ainda permitem a utilização de tecnologias diferentes em uma mesma aplicação, razões pelas quais é frequentemente requisitado na arquitetura.

Vidro insulado o que é

Os vidros insulados são alternativas para ambientes que desejam aproveitar o máximo possível do conforto térmico e acústico dos locais. Isso acontece devido ao seu modo de fabricação, que se utiliza de duas ou mais placas de vidros acomodadas separadamente uma da outra. Vale destacar que o espaço entre os vidros é preenchido com ar desidratado para evitar a criação de vapor – e o embaçamento da estrutura.

Essa configuração bloqueia o calor extremo e o trânsito de grande parte das ondas sonoras entre os espaços, garantindo conforto e privacidade aos locais. Não por acaso o modelo é frequentemente requisitado para compor ambientes como estúdios de música ou edificações instaladas em áreas de barulho intenso, como regiões próximas de aeroportos.

Entretanto, as vantagens do vidro insulado habilitam o modelo a participar de diversas aplicações, pois além de suas características termoacústicas, aceitam a combinação de tecnologias diferentes do vidro, permitindo a criação de estruturas singulares, totalmente funcionais e seguras.

Onde usar vidro insulado

Esse é o cenário que faz com que os vidros duplos sejam cada vez mais requisitados por profissionais da arquitetura e construção civil! Abaixo listaremos alguns exemplos de uso populares do vidro insulado:

Esquadrias vidro duplo: As esquadrias são frequentemente projetadas com o auxílio dos vidros insulados. Lembramos que as esquadrias são as estruturas que suportam portas, janelas e outros elementos primordiais de uma edificação. Quando fabricadas com vidro insulado trazem mais conforto aos ambientes ao permitir a entrada de luz enquanto barra grande parte do calor e do barulho externo.

Divisórias de vidro duplo: As funcionalidades da divisória se amplificam quando optamos pelo vidro insulado. Além da performance térmica, com a estrutura insulada a divisória de vidro oferece maior privacidade aos ambientes aos impedir que o som se propague para o resto do local. Não por acaso são requisitadas para organizar ambientes empresariais charmosos, como salas de reunião, diretoria ou supervisão.

Cobertura de vidro duplo: As coberturas com vidro insulado pode auxiliar no controle da temperatura do ambiente. Vale lembrar que a possibilidade de aplicar vidros com tecnologia distinta permite a utilização de vidros de controle solar, amplificando ainda mais as propriedades térmicas oferecidas pela cobertura de vidro duplo; sem contar a estética única da estrutura. Vale a pena conferir.

Fachada de vidro duplo: A fachada de vidro duplo pode ser instalada tanto em edificações residenciais quanto empresariais. A facilidade de combinar tecnologias do vidro também é bem vinda aqui, permitindo a criação de estrutura bonitas e altamente funcionais. A fachada vidro duplo pode combinar vidros de segurança com vidros autolimpantes, por exemplo, trazendo proteção e facilitando a manutenção da estrutura.

Além disso, os vidros duplos podem ser aplicados em:

– Fechamento de vãos diversos;

– Visores de portas de ambientes secos ou úmidos (como saunas);

– Esquadrias de ambientes climatizados;

– Telhados de vidro;

– Envidraçamento de sacadas;

Estruturas como portas e janelas ainda podem contar com persianas entre vidros, trazendo mais conforto visual para os locais. Definitivamente, os vidros insulados são carregados de vantagens e capazes de agradar aos mais diferentes gostos. Mas para que todos esses benefícios estejam presentes a estrutura deve ser fabricada seguindo todas as normas da ABNT.

É importante reforçar que arquitetura com vidros é coisa séria. Por isso, contrate empresas que comprovadamente sabem como fazer vidro insulado. Isso garante todas as vantagens do vidro duplo, como estanqueidade e suas propriedades termoacústicas – além, claro, da estética e proteção que uma estrutura envidraçada bem projetada oferece aos usuários.