Você sabe como é feito o vidro curvo e todos os seus benefícios? De maneira resumida, os vidros curvos podem ser aplicados com responsabilidades estruturais e trazem destaques às estruturas envidraçadas ao quebrar as linhas retas tradicionais. Devido às características singulares, os vidros curvos estão em outro patamar e são utilizados em projetos únicos capazes de atribuir uma assinatura única aos idealizadores.
Vidro curvo o que é?
Como o próprio nome indica, o vidro curvo é aquele que apresenta curvatura. Além de estética diferenciada, os vidros curvos podem receber beneficiamentos diversos (como laminação, têmpera, cores) e o fato de trazer curva ao vidro agrega resistência à placa de vidro – e às estruturas que o vidro compõe consequentemente, pois minimiza deflexões.
Como é feito o vidro curvo?
A forma curvada é alcançada graças à uma técnica especial que consiste em acomodar as placas de vidro plano em moldes específicos e submetê-los à fornos com temperatura elevada de forma controlada a fim de que o processo de curvatura aconteça de maneira linear e assegure todos os benefícios que o vidro pode oferecer. Para isso é preciso um profissional experiente!
Antes desse processo, entretanto, é preciso realizar outras etapas. De certa forma, o molde que trará curvatura ao vidro já tem que estar bem quente ao acomodar a placa de vidro. Caso contrário, a massa vítrea tende a aquecer mais rápido que o aço (material do molde curvado), o que dificultaria a realização do procedimento.
Também, a placa de vidro que receberá curvatura não pode ter um grão de poeira sequer em sua superfície durante a realização do procedimento, pois isso poderia inutilizar a placa curvada. Para evitar esse cenário é realizada uma limpeza cirúrgica na chapa de vidro, inclusive com polimentos com produtos específicos e utilização de luz ultravioleta para identificar partículas invisíveis à olho nu.
Na sequência a placa de vidro plano é acomodada ao molde pré fabricado e, juntos, vão para os fornos por algumas horas até que o vidro começa a se mover em direção ao molde curvado. A curvatura de maneira uniforme é possível graças ao controle de temperatura em cada parte do forno – variando o fluxo de ar.
Ao ajustar esses controles a peça se dobra adequadamente e, assim que o vidro se ajusta ao molde, o processo de resfriamento começa. Essa etapa também deve ser realizada com cuidado e de maneira harmonizada para evitar fissuras e rachaduras. A temperatura deve ser reduzida gradualmente em um processo chamado de recozimento. Após totalmente resfriada, a placa de vidro curvo pode ser instalada.
Vidro curvo preço
O método de fabricação do vidro curvo é único, cenário que interage diretamente com o preço do vidro curvo. Considere que para cada exemplar (com medidas diferentes) é necessário a fabricação de um molde, além de que é possível atribuir beneficiamentos diversos e a instalação do produto exige mão de obra especializada, o que torna o valor do vidro curvo em algo muito dinâmico.
Em caso de dúvidas mantenha contato com um colaborador SEV Exclusivv e solicite um orçamento. Usufrua você também de toda a singularidade e flexibilidade que os vidros curvos podem oferecer aos seus projetos arquitetônicos.
Trabalhamos com divisória de vidro, esquadrias, fachadas, coberturas, arquitetura em vidro em geral. Tudo 100% dentro das normas de segurança da ABNT.