Quais os cuidados que você toma ao escolher serviços de vidraçaria para seu projeto? Para acertar nesta escolha é preciso analisar alguns fatores primordiais, como cumprimento das normas regulamentadoras, conhecimento profundo sobre o universo vidreiro, os fornecedores da empresa – o que indica a qualidade dos materiais, capacidade técnica dos profissionais, o atendimento oferecido na pré e pós venda, dentre outros.
Vidraçaria: Como escolher uma para seu projeto?
Para melhor entendimento do nosso artigo sobre vidraçarias SP, o cuidado na escolha, apesar de a questão financeira ser um dos primeiros filtros utilizados, o preço dos serviços oferecidos não deve ser o único quesito a ser avaliado. Leve em consideração que os orçamentos mais baratos podem não oferecer serviços de qualidade, situação que pode comprometer anos e anos de preparação.
Destacamos que vidro não é tudo igual; e que a segurança das aplicações envidraçadas depende da especificação correta dos vidros e insumos necessários para sua instalação. Isso quer dizer que uma parte da responsabilidade pela projeção de uma estrutura envidraçada de má qualidade também pode ser atribuída ao cliente, que deve ter muito cuidado na escolha da vidraçaria. Para evitar isso preparamos algumas dicas para você!
Vidraçaria em SP – como escolher?
Dando continuidade ao nosso artigo sobre vidraçarias SP, o cuidado na escolha, devido a tecnologia, atualmente os vidros podem exercer papéis diversos na arquitetura – de decoração de ambientes a aplicações estruturais na construção civil. Entretanto, isso só é possível quando existe a harmonização de diversos fatores capazes de promover a segurança, as funcionalidades e a estética das estruturas envidraçadas.
A popularização do uso do vidro na arquitetura fomentou a instalação de diversas vidraçarias, principalmente nas cidades grandes como São Paulo. Apesar desse quadro aumentar a concorrência (favorecendo o cliente final), algumas vidraçarias recorrem a materiais de má qualidade ou mão de obra despreparada para baratear o preço final dos seus serviços na tentativa de vencer a concorrência.
É preciso ficar atento, pois uma estrutura envidraçada projetada fora dos padrões estabelecidos pode comprometer toda a aplicação (o que significa desperdício de dinheiro) e pior, colocar em risco a vida de muitas pessoas. Já imaginou, por exemplo, o tamanho do acidente que uma placa de vidro pode gerar ao cair de dezenas de metros de altura?
Para evitar esse tipo de situação é imprescindível que os profissionais envolvidos possuam muito conhecimento no assunto. Para você entender mais sobre vidraçarias SP, o cuidado na escolha, veja abaixo alguns conceitos que o cliente deve se atentar no momento de contratar vidraceiros para tirar o seu projeto do papel!
Consultoria profissional
A primeira dica consiste em procurar consultoria especializada no assunto. Algumas vidraçarias mantém parcerias com arquitetos, engenheiros e/ou decoradores e conseguem se destacar no mercado – como a SEV Exclusivv, entretanto, nada impede o cliente de procurar auxílio com profissionais de sua confiança.
Consultores especializados no assunto são capazes de sanar diversas dúvidas dos clientes, além de fazer observações sobre cuidados e situações que muitos clientes nem cogitam. Outro motivo interessante em procurar consultoria especializada em vidros consiste no fato desses profissionais conseguirem harmonizar as necessidades dos clientes com as melhores opções de vidros disponíveis no mercado, possibilitando que os usuários desfrutem do máximo de benefícios que o vidro pode oferecer.
Normas da ABNT
Ainda falando sobre vidraçarias SP, o cuidado na escolha, outro fator que não pode ser negligenciado é o fiel cumprimento das normas e diretrizes regulamentadoras da ABNT. Considerando o amplo uso do vidro na construção civil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas desenvolveu uma série de exigências para o uso do vidro na arquitetura.
Isso quer dizer que os profissionais responsáveis pela obra precisam ter profundo conhecimento de todas as normas técnicas aplicáveis durante a instalação de vidros na construção civil, pois somente assim é possível garantir as funções, segurança e estética das aplicações. Isso quer dizer que harmonizar um trabalho 100% dentro das normas da ABNT é o ponto de partida de qualquer projeto.
Apenas para se ter uma noção e complementar nosso texto sobre vidraçarias SP, o cuidado na escolha, veja abaixo algumas das normas técnicas aplicáveis no universo do vidro na construção civil:
– NBR 7199 – Dita as regras para projeto, execução e aplicação do vidro na construção civil.
– NBR 16259 – Estabelece diretrizes para a projeção de envidraçamentos de sacada
– NBR 14718 – Cita as exigências para a instalação d guarda corpos nas edificações
– NBR 11706 – Esclarece quais os tipos de vidros podem ser aplicados na construção civil
– NBR NM 293 – Contém a termologia do vidro plano, acessórios e suas aplicações.
Lembramos que a lista completa das normas da ABNT para uso do vidro na arquitetura conta com muitas outras normas que devem ser de conhecimento dos profissionais escolhidos para instalar suas aplicações envidraçadas. Portanto, se a vidraçaria não garantir que mantém suas obras dentro das normas da ABNT, tome muito cuidado!
Qualidade dos materiais utilizados
A qualidade dos vidros e outros elementos utilizados para sua instalação – como peças de ancoragem, perfil, esquadrias, etc – vai interferir no resultado final da instalação. Para melhor entendimento sobre as vidraçarias SP, o cuidado na escolha, geralmente, empresas que oferecem serviços que atendem plenamente as expectativas dos clientes trabalham com fornecedores reconhecidos por produzirem produtos de qualidade.
Apesar de os orçamentos com materiais superiores serem mais onerosos em um primeiro momento, considere que os valores pagos em serviços com qualidade não se tratam de custos, e sim investimentos. Isso ocorre porque os produtos de qualidade são mais seguros e se destacam por outros fatores, como baixa demanda de manutenção, durabilidade, estética (acabamento), garantias diferenciadas – o que gera economia financeira no fim das contas.
Qualificação dos profissionais
O nível técnico dos profissionais responsáveis por uma instalação envidraçada deve ser elevado, por isso dê preferência por serviços de vidraçaria que comprovem esse fato. Se for possível, confira alguns serviços prestados pela referida empresa. Vale lembrar que nível técnico não está totalmente ligado à “idade” da empresa, pois muitos profissionais jovens possuem conhecimento avançado para superar profissionais antigos que não se atualizaram no mercado.
Ainda esclarecendo sobre as vidraçarias SP, o cuidado na escolha, é importante optar por empresas de alto nível técnico porque profissionais qualificados, além de ter conhecimento profundo sobre os diversos tipos de vidros e as normas técnicas, sabe quais são as principais necessidades dos clientes, quais materiais oferecem os melhores desempenhos, que práticas facilitam a realização das instalações, os cuidados pós instalação, etc.
SEV Exclusivv – Vidraçaria em SP
Se você precisa de serviços de vidraçaria em SP, acesse nosso site e conheça nosso portfólio. Entenda como nosso know how no segmento de vidros e esquadrias nos permite criar verdadeiras obras de artes envidraçadas com alto nível de satisfação. Executamos projetos de arquitetura com vidros com consultoria especializada para todas as etapas da obra.
Isso quer dizer que todo o trabalho contará com auxílio especializado desde a visita preliminar para estudo de viabilidade, passando pelas consultorias de adaptações, desenvolvimento do projeto, criação de render (3D), fornecimento de vidros, esquadrias e acessórios, com instalação 100% dentro das normas da ABNT. Interessante, não? Esperamos que nosso texto sobre vidraçarias SP, o cuidado na escolha, tenha lhe ajudado!
Trabalhamos com divisória de vidro, esquadrias de alumínio, fachadas de vidro, coberturas de vidro, arquitetura em vidro em geral. Tudo 100% dentro das normas de segurança da ABNT.