Os sistemas de envidraçamento de sacada garantem espaços mais confortáveis e de estética elevada. Fechar a sacada com vidro é uma ótima alternativa para trazer amplitude e agregar espaços internos e externos enquanto protege os ambientes de ruídos excessivos e intempéries como chuva, vento, poeira e poluição. O mercado oferece diversas possibilidades de envidraçamento de sacadas e a estrutura aceita a utilização de vidros com diversas tecnologias. Veja mais abaixo.
O que é envidraçamento de sacada ?
O envidraçamento da sacada também pode ser referido como sacada de vidro, cortina de vidro ou sistema articulado de sacadas. Resumidamente, a principal função da estrutura é proteger os ambientes internos das intempéries enquanto garante beleza, entrada de iluminação natural e amplitude aos espaços. As sacadas envidraçadas permitem abertura total ou parcial, podem amplificar o conforto térmico e aperfeiçoar a acústica do ambiente.
O leque de benefícios da sacada envidraçada é vasto, cenário que indica que o envidraçamento de sacada vale a pena! Entretanto, precisamos reforçar que, para que todas essas vantagens estejam presentes, é de extrema importância que a estrutura seja projetada por equipes especializadas que saibam como fazer envidraçamento de sacadas e garantam que toda a obra fique dentro das normas da ABNT.
Norma para envidraçamento de sacadas
A ABNT NBR 16259 – Sistemas de Envidraçamento de Sacadas é o conjunto de normas que regulamenta a projeção de sacadas de vidro para uso público e privado. A norma indica, por exemplo, que os vidros a serem utilizados em sistemas de envidraçamento de sacada devem ser laminado ou temperados (vidros de segurança) que atendam os valores de pressão de vento conforme critérios estabelecidos para cada região do Brasil. Além disso, a NBR ABNT 16259 cita requisitos para:
– Fixação do vidro no perfil;
– Instalação da sacada de vidro (definindo como realizar a reparação do local, fixação e vedação do sistema);
– Instalação de sistemas de envidraçamento da sacada sobre guarda-corpos
– Ensaios
– Carga estrutural ou vertical
A carga estrutural ou vertical deve indicar, por exemplo, qual o peso final que toda a estrutura exercerá sobre uma edificação quando a sacada estiver totalmente aberta, considerando ainda cargas eventuais que a estrutura pode suportar – como móveis, decorações, etc.
Tipos de envidraçamento de sacada
Além de aceitar a utilização de vidros com tecnologias diferentes, o fechamento da sacada com vidros pode ser realizado de diferentes formas. Apesar de existir nomenclaturas variadas – como o sistema de envidraçamento europeu, sistema Stanley e sistema Versatik – as categorias mais populares do mercado praticamente se apoiam em dois sistemas – envidraçamento de sacada com roldanas e envidraçamento de sacadas sem roldanas; veja abaixo:
Envidraçamento de sacadas com roldanas:
Nesse sistema as placas de vidro deslizam em um perfil de alumínio (trilho) através de pequenas rodinhas (roldanas para envidraçamento de sacadas). Este tipo de estrutura ainda se apoia em uma guia que fica responsável pelo alinhamento das roldanas durante a abertura da sacada de vidro.
Envidraçamento de sacadas sem roldanas:
Nesse modelo o vidro fica em contato diretamente com o perfil para envidraçamento de sacadas, fabricado em polímero. Vale lembrar que, além de reduzir o número de insumos para a instalação, essa estrutura costuma ser mais durável, tendo em vista que o perfil não oxidará.
Lembramos sempre que a SEV Exclusivv é especialista no ramo de arquitetura com vidros, contando com equipes especializada e que sabem como fazer envidraçamento de sacada, mantendo todo o projeto dentro dos parâmetros exigidos pelas normas da ABNT. Acesse nosso site ou mantenha contato com nossos colaboradores para saber mais!