Vidro Blindado

O vidro está entre os materiais mais versáteis em aplicação e funcionalidade do mundo. Dentre os seus tipos, o vidro blindado é um eficiente artigo de proteção, principalmente no que tange ao contexto de veículos.

 

Porém, é preciso ressaltar que os vidros blindados não se restringem apenas a aplicação veicular, indo além para diversos tipos de ambientes.

 

Acompanhe este artigo até o fim para conhecer sobre o vidro blindado com todos os detalhes!

 

O que é um vidro blindado?

 

O vidro blindado é um compósito laminado que une várias películas de plástico e placas de vidros distribuídos em camadas alternadas. A peça também pode receber em sua última camada o policarbonato, um plástico transparente que proporciona mais resistência ao impacto.

 

Apesar de serem muito populares na indústria automobilística, os vidros blindados também são bastante procurados no mercado arquitetônico. Assim, para qual a finalidade não é veicular, o vidro com blindagem é indicado para locais com a necessidade de proteção contra ação de bandidos ou propensos a outros riscos.

 

Com isso, o vidro de proteção balística pode ser aplicado em vitrines de lojas, fachadas, guaritas, entre muitos outros ambientes. Ainda é importante destacar que a blindagem não influencia na estética da vidraça e o elemento assegura maior segurança patrimonial, bem como daqueles que ali estão.

 

Como funcionam os níveis de blindagem?

 

Os níveis de blindagem são medidas do quanto o vidro blindado pode suportar de impacto. No Brasil, o nível mais utilizado em vidros blindados é o III-A — sendo muito aplicado em veículos de passeio —, que suporta tiros de até .44 Magnum protege o meio de quaisquer projéteis.

 

Por outro lado, o nível III pode aguentar até mesmo tiros de fuzil FAL. Com a alta resistência, esse modelo de blindagem é recomendado para veículos destinados a transporte de valores, sendo o caso dos carros fortes.

Vidro blindado e Película antivandalismo: diferença

 

Enquanto o vidro blindado é moldado em uma estrutura própria para a blindagem, a película antivandalismo é apenas uma camada aplicada ao vidro comum ou até mesmo que tenha blindagem. Essa película entrega um nível de proteção menor, já que suporta apenas danos superficiais, como estilhaços e trincos.

 

Já o vidro blindado suporta mais impacto, como, por exemplo, aqueles provocados por arma de fogo.

 

Projetos com vidro blindado

 

Ao pensar em um projeto com a aplicação do vidro blindado, na blindagem arquitetônica, o ideal é observar toda a construção do local antes de planejar o projeto. Em aplicações para esquadrias, por exemplo, é importante verificar o peso do vidro adequado para as especificações do elemento.

 

Além disso, para ambientes que necessitem de mais proteção térmica, a aplicação do vidro blindado pode ajudar a bloquear mais de 80% da entrada de calor.

 

Quem está apto para adquirir os vidros blindados?

 

O vidro blindado, no Brasil, é um produto sob o controle do exército brasileiro. Sendo assim, apenas as assistências técnicas ou blindadoras certificadas com o CR (Certificado de Registro) possuem a autorização do exército para instalar o vidro blindado em veículos ou construções arquitetônicas.

 

Ou seja, caso a assistência técnica ou blindadora não esteja certificada pelo CR, então o estabelecimento não tem permissão para instalar o vidro blindado em nenhum veículo ou projeto arquitetônico.

 

Além de tudo, somente a blindadora tem o poder de emitir o certificado de blindagem, responsável por atestar que o veículo foi devidamente blindado seguindo as normas. E o cenário não muda para a blindagem arquitetônica, pois tanto a parte envidraçada, quanto a alvenaria de aplicação devem receber a correta blindagem na obra.

 

Portanto, no caso da blindagem arquitetônica, a blindadora também é responsável pela emissão do certificado de blindagem.

 

Trabalhamos com divisória de vidro, esquadrias de alumínio, fachadas de vidro, coberturas de vidro, arquitetura em vidro em geral. Tudo 100% dentro das normas de segurança da ABNT.

"

O mercado vidreiro no Brasil é desorganizado, isso contribui para que o vidro não esteja na evidência merecida. Um dos motivos da nossa fusão anos atrás foi para isso, estrategicamente unimos o know-how de consultoria, projetos e execução, podendo de fato atender em escala as altas exigências de incorporadoras alto padrão e arquitetos

"

Daniel Estrela

CEO da SEV Exclusivv.