Sobre divisórias de Vidro

Divisoria Acustica

As divisórias fabricadas em vidro são alternativas para diferentes espaços, com o diferencial de organizar o ambiente com limitações físicas, porém, sem anular a visão através da barreira. Isso faz com que a divisória de vidro seja alternativa para compor ambientes residenciais e empresariais, pois essa qualidade consegue promover, por exemplo, amplo trânsito de luz nos locais, integração de espaços e amplitude visual.

Para casas e apartamentos a divisória em vidro é perfeita para delimitar ambientes como cozinha, lavanderia, escritórios (home ofice), dentre outros. Quando o assunto for empresas, as divisórias de vidro para trazer charme ao ambiente, promover a integração das equipes e ainda facilita a supervisão de todo o setor. Em ambos os casos a divisória feita de vidro consegue promover economia de dinheiro e valorização do local.

Com tantas vantagens das divisórias de vidro é comum ver empresas oferecendo serviços de instalação de divisória de vidro a preços abaixo dos praticados no mercado. Fique atento nesses casos, pois as chances desse orçamento não estar alinhado com as diretrizes regulamentadoras é grande, o que pode gerar prejuízos, comprometer todo o projeto e a segurança dos usuários. Arquitetura com vidros é coisa séria e deve ser respeitada.

divisória de vidro piso teto acústica

Quanto custa uma divisória de vidro?

Quando falamos sobre divisórias de ambientes, uma das primeiras dúvidas que surge diz respeito a quanto custa uma divisória de vidro. Apesar de existir na internet dados indicando que o preço médio das divisórias de vidro gira em torno de R$ 200,00 a R$ 300,00 o m², esse valor depende muito das características e qualidade dos produtos utilizados na divisória em vidro.

Considerando a singularidades das divisórias de vidro e a possibilidade de utilização de vidros com beneficiamentos e tecnologias distintas, o valor da divisória com vidro pode ter diferenças significantes. Sendo assim, a melhor alternativa para saber quanto custa uma divisória feita com vidro consiste em solicitar um orçamento com profissionais do ramo.

Em caso de dúvidas mantenha contato com um colaborador da SEV Exclusivv, teremos muito prazer em lhe atender. Apenas para se ter uma ideia dos fatores que alteram o preço da divisória de vidro, destacamos:

– Tipo de vidro a ser utilizado. A escolha do vidro é primordial para determinar quanto custa uma divisória em vidro, pois é possível utilizar vidros com qualidades distintas, o que pode alterar o valor final da divisória de ambientes feita de vidro. Lembramos que o vidro escolhido para divisórias deve ser, obrigatoriamente, laminado.

Porém, é preciso destacar também que o vidro laminado pode receber outros beneficiamentos, como cores, impressão (texturas), jateamento, banho de ácido ou até mesmo ser utilizado como vidro polarizado (vidro inteligente). A laminação ainda pode ser feita com placas temperadas (o que aumenta a resistência mecânica da divisória) ou películas estruturais (como o SentrtGlas®).

– Espessura do vidro da divisória. A espessura do vidro também tem grande poder no momento de definir o valor da divisória de vidro. Isso acontece porque os vidros mais espessos, obviamente, tendem a custar mais caro – pois utilizam mais matéria prima. Porém, é importante esclarecer que não é uma boa ideia utilizar vidros finos demais para baratear o projeto final.

Deve existir um equilíbrio nesse sentido. A espessura do vidro deve ser determinada conforme o tipo de vidro escolhido e tamanho do vão a ser preenchido, principalmente. Além disso, um estudo direcionado e detalhado é capaz de indicar placas mais grossas ou não, tudo dependerá das características do ambiente. Por esse motivo é importante procurar profissionais especializados.

– Qualidade do vidro e insumos utilizados. A qualidade dos materiais utilizados em um projeto sempre vai interagir com o preço do orçamento final. Porém, convém dizer que o valor pago em produtos de qualidade não se trata de gastos, mas sim de investimentos. Considere, por exemplo, que as divisórias de vidro fabricadas com insumos de qualidade tendem a exigir menos manutenção, ficam mais bonitas, duram por mais tempo, etc.

É importante que tanto o vidro quanto os elementos utilizados em sua instalação sejam de boa qualidade, pois caso contrário a estrutura pode apresentar ineficiência. Uma divisória instalada para proporcionar alívio acústico ao ambiente, por exemplo, se for instalada com esquadrias de má qualidade perderá um pouco de sua eficiência. Este é mais um motivo para procurar empresas especialistas em divisórias de vidro.

Tipos de divisórias de vidro

Quando falamos em tipos de divisórias de vidro, nesse universo podemos considerar 3 referências diferentes: A primeira consiste no tipo de vidro utilizado na divisória; a segunda diz respeito à finalidade da parede de vidro e, por último, a aparência visual da divisória nos ambientes.

No decorrer desse texto vamos falar sobre todos esses modelos, porém, já adiantamos que é possível combinar as configurações das divisórias com vidros de diferentes tecnologias. Veja abaixo os principais modelos de divisórias procurados no mercado:

– Divisória de vidro temperado: O vidro temperado traz mais resistência física à divisória de ambientes.

– Divisória de vidro jateado: O vidro jateado pode ser alternativa para trazer privacidade visual. O jateamento pode ser total, parcial ou ainda ser aplicado em formas geométricas, listras, desenhos padronizados, etc. São muito utilizados em divisórias para sala de reunião.

– Divisória de vidro colorido: O vidro colorido pode ser utilizado para harmonizar a estética do ambiente. Em ambientes corporativos é possível de ser aplicado para reforçar o marketing empresarial. O vidro colorido pode ser transparente (PVB colorido) ou impedir a visão (serigrafado).

– Divisória com vidro espelhado: Os espelhos utilizados nesse tipo de divisória trazem um ar de inovação e, se aplicados corretamente, conseguem dobrar o tamanho do espaço, visualmente falando.

– Divisória de vidro com porta de correr: Indicada para quem possui pouco espaço útil no ambiente, pois a divisória com porta de correr anula a necessidade de espaço vago para sua abertura.

 – Divisória Minimalista: Nesse modelo de divisória, menos é mais! Com a predominância do vidro por toda a estrutura, a divisória minimalista de vidro impressiona pela simplicidade dos traços retos e cristalinos.

Divisória recolhível: A divisória com vidro recolhível é indicada para quem precisa alternar as dimensões do ambiente com frequência. Neste modelo a estrutura é equipada com trilhos que permitem a abertura e fechamento total da divisória.

Divisória móvel: Na SEV Exclusivv, além da separação física, as divisórias de vidro móveis auxiliam na parte administrativa a partir do momento em que aceitam escrita e podem receber formulários que contribuem para a organização das empresas e escritórios.

– Divisória polarizada: Também chamada de divisória de vidro inteligente, esse modelo alterna sua aparência entre opaco e cristalino a partir de um comando elétrico – que pode ser acionada de um interruptor, sensor de presença, temporizador, celular e até a voz.

Divisória acústica: Indicada para trazer alívio acústico aos ambientes. A divisória com vidro acústico é perfeita para salas de reunião, divisória para quartos e outros locais que precisam preservar a acústica.

Divisória do chão ao teto: Esse modelo também pode ser classificado como parede de vidro e, como o nome indica, as placas de vidro da divisória se estendem do chão até o teto do ambiente. É um layout perfeito para criação de divisórias acústicas, por exemplo.

Muro de vidro: Indicado principalmente para ambientes externos, o muro de vidro pode ser utilizado para contenção física e proteção da edificação – enquanto traz uma estética única para a fachada predial.

– Divisória de vidro para sala: Nas salas a divisória feita com vidro consegue limitar o espaço sem criar obstáculos visuais – o que promove a integração do ambiente com outros locais e o torna mais aconchegante.

– Divisória de vidro para cozinha: As divisórias de vidro para cozinha auxilia de diversas formas. Além de limitar o ambiente sem anular a integração de espaços, o vidro facilita no momento de limpar o ambiente.

– Divisória de vidro para consultório: Muito aplicada em salas de espera e hall de entrada, a divisória em vidro para consultório pode ser utilizada para delimitar espaços (sem criar barreiras visuais) para diferentes tipos de pacientes.

– Divisória de vidro para quarto: As divisórias de vidro para quartos promovem a organização dos espaços e, se projetadas com sabedoria, podem trazer ares românticos à decoração. Pode ser combinada com vidros acústicos para garantir a privacidade dos casais.

– Divisória de vidro para lavanderia: Considerando que o vidro é um material que não degrada em ambientes úmidos, a divisória em vidro para lavanderia se torna uma ótima alternativa para delimitar esses espaços.

É possível ainda encontrar outros tipos e configurações de divisórias em vidro, porém, em qualquer modelo é de extrema importância que a estrutura esteja totalmente alinhada com as diretrizes regulamentadoras.  A projeção e instalação de divisórias de vidro são regulamentadas pelas normas da ABNT, principalmente na NBR 7199.

Sendo assim, dê preferência por empresas que garantam que manterá sua obra 100% dentro das normas regulamentadoras, pois isso permite ao usuário aproveitar ao máximo os benefícios que a divisória de vidro pode oferecer sem se preocupar com sua segurança, durabilidade ou manutenção frequente da estrutura.

Aqui, na SEV Exclusivv, você conta com essa certeza, além de ter acesso à consultoria especializada em divisória de vidro capaz de esclarecer todas as suas dúvidas, fazer um estudo direcionado e indicar o melhor tipo de vidro e modelos utilizar no seu caso. Acesse nosso site e solicite um orçamento.

Cadastre-se

Assine nossa newsletter e fique por dentro de novidades e dicas

Orçamentos, dúvidas ou sugestões

Ao enviar, concordo que os dados fornecidos sejam base para orçamento e posterior contato comercial conforme os termos da LGPD.

Parceria Social: