Blog

Saiba tudo sobre as normas do vidro

Vidro temperado

As normas de segurança, de um modo geral, são desenvolvidas para que o usuário desfrute de todos os benefícios de um produto com o máximo de segurança e eficiência. Quando o assunto é arquitetura com vidros os projetos devem seguir as normas do vidro da ABNT, pensadas para garantir o bom funcionamento da estrutura e a segurança dos usuários e trabalhadores da obra.

É importante ficar atento, pois infelizmente existem empresas que não atentam às normas do vidro e mapeiam ou orçam seus projetos utilizando mão de obra barata e matérias primas de baixa qualidade ou especificação. Essa situação pode resultar em cenários catastróficos que colocam em risco o andamento das obras e as vidas humanas, afinal de contas, arquitetura com vidros é coisa séria!

Por esse motivo a SEV Exclusivv apoia a bandeira levantada pelo portal Archglass, o maior portal de vidros do Brasil. O selo ‘Barato com qualidade não existe’ criado pelo portal defende a causa de que nem sempre o projeto mais barato será o mais seguro, confiável ou esteticamente agradável.

Isso ocorre justamente porque, para oferecer preços mais baixos, as empresas precisam recorrer a materiais de baixa qualidade e mão de obra desqualificada, situação que reflete diretamente na proteção dos usuários e no resultado final da obra. Em outras palavras, fica impossível atender à todas as normas do vidro da ABNT e o barato pode sair caro. Se ficou interessado, conheça mais sobre o selo Barato com Qualidade não existe ou acesse o portar Archglass Brasil.

Destacamos que a SEV Exclusivv conta com profissionais experientes e consultoria especializada que podem identificar o melhor tipo vidro para o seu projeto. Lembramos que só trabalhamos com materiais de primeira qualidade e com certificações, sempre mantendo o projeto dentro das normas do vidro e conforme os desejos do cliente – até mesmo nos projetos 100% personalizados.

Normas do vidro – ABNT

A responsabilidade de manter a obra dentro das normas regulamentadoras também passa pelos clientes, que devem pesquisar e consultar se a empresa escolhida possui estrutura e profissionais para enquadrar todo o projeto dentro das diretrizes para o uso do vidro na arquitetura. Por esse motivo é importante que todos conheçam um pouco mais sobre as normas do vidro da ABNT.

Abaixo falaremos um pouco sobre as normas indicadas para algumas aplicações populares com vidro, extraídas da NBR ABNT 7199 – Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações. A referida norma estabelece regras gerais para o uso do vidro na construção civil e deve ser seguida por todos os profissionais do ramo vidreiro. Vamos lá?

– Normas para cobertura de vidro

A projeção e aplicação de vidros para cobertura deve seguir as mesmas diretrizes para o uso de vidro em marquises, fachadas inclinadas (com vidros não verticais) e marquises. Segundo o texto, os modelos a serem utilizados nessas estruturas devem ser:

– Vidro laminado

– Vidro aramado

– Vidro insulado

Se a opção for pelos vidros insulados, a placa de vidro interna da estrutura deve ser laminada ou aramada. Isso ocorre porque esses tipos de vidros, ao se quebrarem, não espalham seus estilhaços pelo ambiente – mantendo o vão fechado até a manutenção; particularidade essencial para coberturas, telhados e estruturas do gênero.

– Norma para fachada de vidro

As normas do vidro em fachadas merece maior atenção. Isso ocorre porque são inúmeros os tipos e modelos de fachadas que podem exigir elementos estruturais/tipos de vidro diferentes. Além disso, dependendo das características da fachada dificilmente seria possível que a mesma fosse construída por empresas pequenas, pois exigem maquinários especiais.

Sendo assim, existem diversos fatores essenciais que influenciarão nos requisitos e diretrizes a serem seguidas. De um modo geral, as regras se apoiarão na NBR 7199, que ditam que os vidros instalados abaixo de 1,1 m em relação ao piso; no primeiro pavimento e pavimento térreo que divide ambientes com desnivelamento superior a 1,5 m utiliza-se:

– Vidro laminado

– Vidro aramado

– Vidro insulado composto por placas laminadas ou aramadas.

Nos pavimentos térreos, além dos modelos acima também é permitido a utilização do vidro temperado. Já se a fachada estiver fixada acima de 1,1 m em relação ao piso é possível aplicar os seguintes tipos de vidro:

– Vidro temperado

– Vidro laminado

– Vidro aramado

– Vidro impresso/float

– Vidro insulado

Segundo as normas do vidro, as unidades insuladas devem ser compostas por qualquer um dos modelos de vidro acima. Se a opção for pelo vidro float ou impresso é imprescindível que ele seja aplicado encaixilhado ou colado por todo o perímetro.

Lembramos que as fachadas merecem estudo aprofundado, pois dependendo do sistema estrutural escolhido podem surgir exigências ou exceções. O sistema de envidraçamento spider, por exemplo, precisa ser instalado com vidros temperados devido a resistência mecânica elevada que o modelo exige. Por isso é de suma importância recorrer a consultorias especializadas como as oferecidas pela Sev Exclusivv.

Normas para guarda corpo de vidro

O guarda corpo de vidro exige a utilização dos seguintes modelos de vidro de segurança:

– Vidro laminado

– Vidro Aramado

– Vidro insulado composto por placas aramadas ou laminadas

No caso dos vidros para guarda-corpos observamos a mesma necessidade de manter o vão fechado quando a placa de vidro se quebrar; por isso a obrigatoriedade dos vidros laminados e/ou aramados.

Normas para box de vidro

Em alguns casos a NBR 7199 precisará entrar em sintonia com normas da ABNT. No caso das normas para box de vidro é preciso se atentar também à NBR 14207. Segundo a referida norma, os vidros indicados para box são:

– Vidros laminados

– Vidros temperados

Os vidros temperados podem receber película de segurança para amplificar seus fatores de proteção. É possível também optar pelas placas de vidro laminados de temperados. A norma também cita que o fabricante deve garantir que, em casos de quebra, a folha de vidro suporte ao menos um movimento completo de abertura e fechamento da porta do box.

Normas para espelho

As ABNT NBR 15198 é o conjunto de diretrizes relacionados à instalação de espelhos. A referida norma aborda amplamente os requisitos de instalação de espelhos. Dentre outros, a norma aborda fatores como tipo de substrato a ser utilizado, método de aplicação, local de instalação e outros procedimentos para garantir qualidade e durabilidade do produto.

Normas do vidro

Como percebemos, são vários detalhes e fatores que precisam ser observados no momento de especificar um tipo de vidro para determinada aplicação. O estudo deve ser realizado de maneira séria, pois além da qualidade final do serviço, vidas humanas podem correr risco caso as normas do vidro não seja seguida com seriedade.

A Sev Exclusivv garante consultoria especializada e total enquadramento da sua obra de arquitetura com vidros dentro das normas da ABNT. Nossa equipe possui experiência suficiente para harmonizar o seu desejo aos padrões exigidos pelas normas do vidro e entregar um serviço capaz de agradar até o mais exigente dos usuários. Por aqui sua obra está em boas mãos.