Quanto custa um telhado de vidro?

Apesar de existir registros de preço de telhado de vidro a partir de R$ 200,00 m², o valor final do telhado de vidro depende de diversos fatores. Isso quer dizer, por exemplo, que para definir quanto custa um telhado de vidro é preciso considerar particularidades como tipo de vidro, tamanho do vão e espessura do vidro, insumos utilizados na instalação (alumínio, madeira, calhas, rufos, etc), mão de obra especializada, dentre outros.

É preciso ainda considerar possíveis beneficiamentos para garantir conforto térmico, privacidade, alívio acústico, dentre outros. Essas necessidades são reveladas após um estudo aprofundado do projeto, feito geralmente por profissionais especializados. Por isso, a melhor forma de saber quanto custa um telhado de vidro é solicitando um orçamento para lojas do ramo. A equipe responsável deve garantir que manterá todo o projeto dentro das normas da ABNT, pois esse cenário é de imprescindível para esse tipo de arquitetura.

Sendo assim, fique atento às propostas fora do padrão de mercado ou instalações em desconformidade com as normas da ABNT. Saiba que um telhado de vidro fabricado com vidros não indicados pode comprometer não só a estrutura, mas principalmente a segurança de todos os usuários. Em caso de dúvidas, mantenha contato com um colaborador SEV Exclusivv, teremos o maior prazer em esclarecer as suas dúvidas e oferecer um orçamento de quanto custa um telhado de vidro conforme suas necessidades.

Quanto custa o metro quadrado do telhado de vidro?

Conforme já comentado no início desse texto, o valor do m² do telhado de vidro varia conforme as particularidades da estrutura. Abaixo listaremos, por exemplo, alguns dos fatores que interagem com preço final do metro quadrado do telhado de vidro, para auxiliar no entendimento sobre quanto custa um telhado de vidro; veja:

- Tipo de vidro: A ABNT dita que os tipos de vidros indicados para telhado de vidro devem ser laminados ou amarados, dois modelos classificados como vidros de segurança e capazes de manter os estilhaços de vidro presos na estrutura (telhado) em caso de fragmentação, ou seja, caso o telhado de vidro se quebre os pedaços de vidro não se espalharão e cairão no ambiente e/ou usuários.

- Tamanho do vão a ser preenchido: O tamanho do vão que o vidro ocupará também é determinante para saber quanto custa um telhado de vidro. Isso ocorre porque, quanto maior o vão, maior deve ser a espessura da placa de vidro para garantir a estabilidade. E, como é de se esperar, quanto mais grossa a placa de vidro, mais caro ela será consequentemente.

- Insumos utilizados na instalação: Os materiais necessários para a instalação é outro fator que determina quanto custa o metro quadrado do telhado de vidro. Considere, por exemplo, que a estrutura do telhado de vidro pode ser fabricada com materiais diversos, como o alumínio, madeira, alvenaria, etc. Além disso, a instalação pode exigir outros elementos, como calhas e rufos.

- Beneficiamentos adicionais: Dependendo da localização da edificação, o telhado de vidro pode exigir vidros que diminuam o calor do local, tragam alívio acústico, privacidade visual, dentre outros benefícios. Dessa forma a estrutura pode exigir o uso de vidros especiais e com preços diferenciados, como o vidro de conforto térmico, vidro acústico, vidro refletivo, etc, com a possibilidade de combinar tecnologias.

"
O mercado vidreiro no Brasil é desorganizado, isso contribui para que o vidro não esteja na evidência merecida. Um dos motivos da nossa fusão anos atrás foi para isso, estrategicamente unimos o know-how de consultoria, projetos e execução, podendo de fato atender em escala as altas exigências de incorporadoras alto padrão e arquitetos
"

Daniel Estrela

CEO da SEV Exclusivv.