Blog

Qual vidro podemos usar? Vidro temperado ou vidro laminado?

Qual vidro escolher

O vidro é um material que pode agregar valor em qualquer tipo de aplicação. Isto é um fato! Porém, para a plena utilização do produto, é necessário conhecer os diferentes tipos de vidro e suas principais qualidades.

Ao entender os principais tipos de vidro e suas características, fica mais fácil escolher o modelo certo para ter sucesso em termos de decoração, funcionalidade e segurança do usuário.

Quem acompanha o blog sabe que a Sev Exclusivv possui uma equipe técnica especializada em vidros. Nossa equipe está totalmente capacitada para orientar e esclarecer quaisquer dúvidas sobre o mercado de vidros. Com base nas dicas, esclarecimentos e orientações de nossa equipe, a Sev Exclusivv está apta a fornecer esclarecimentos e conteúdo informativo ao público, sempre pensando em ajudar nossos clientes a esclarecerem suas dúvidas.

Hoje, aprenderemos mais sobre vidro temperado e vidro laminado. Afinal, nossa equipe acredita que esse tema é comum entre as principais dúvidas de nossos clientes.

Laminado ou Temperado?

Vidro laminado ou vidro temperado, qual o melhor?

Conforme mencionado acima, entender as características de cada vidro será a solução ideal para obter o máximo benefício do produto.

Além disso, algumas instituições regulamentam o uso de produtos em determinados segmentos de mercado e aplicações, como edifícios civis.

Embora dois tipos de vidros sejam classificados como vidros de segurança – devido às suas características específicas projetadas para garantir a segurança do usuário – cada tipo de vidro possui suas peculiaridades e é explicado para uma finalidade específica.

Desta forma, podemos dizer que o vidro laminado é diferente do vidro temperado, embora ambos tenham características relacionadas à alta resistência e proporcionem segurança ao usuário em caso de acidente.

– Vidro Temperado

O vidro temperado é classificado como vidro de segurança devido às suas características únicas. A durabilidade deste tipo de vidro é 7 vezes superior à do vidro normal.

Além disso, devido ao seu processo de fabricação, no caso de esmagamento, a placa de vidro temperado será quebrada em pequenos pedaços não pontiagudos, garantindo a segurança dos usuários.

Essas duas características do vidro temperado só podem ser alcançadas por meio de seu processo de fabricação, que envolve a vaporização do vidro comum em temperaturas muito altas para obter uma lâmina de vidro de alta resistência.

O vidro temperado é amplamente utilizado em itens de construção e decoração, como os painéis de vidro da Sev Exclusivv.

– Vidro Laminado

O vidro laminado também é um vidro de segurança. Ele consiste em duas placas de vidro comuns e é conectado por um filme de alta resistência.

O filme é responsável por manter todos os cacos de vidro juntos para evitar que o vidro se quebre e evite que os cacos sejam espalhados no ambiente circundante e prejudiquem outras pessoas.

Dependendo da camada laminada, alguns vidros laminados podem ser autossustentados em caso de quebra, o que significa que mesmo que todo o vidro quebrado seja quebrado, a película interna pode permanecer rígida.

O vidro pode ser laminado ou laminado multicamadas, que é um fragmento com mais de duas camadas laminadas, o que é muito comum. Portanto, o vidro laminado com 3, 4, 5 peças de vidro, etc. são todos considerados como vidro laminado multicamadas.

De acordo com a legislação brasileira, em projetos que incluam corrimão, sacada e escada, não há camada protetora e vidro externo da parede protetora, por exemplo, devido à natureza especial da camada protetora e da camada não separada, a tampa deve utilizar vidro laminado apenas no caso.

– Vidro laminado temperado

O vidro temperado laminado é um modelo que combina as características de dois tipos de vidro.

Neste caso, duas peças de vidro temperado (em vez de vidro comum) são usadas e conectadas por um filme de alta resistência. Em termos de segurança, este vidro é o melhor, mas também tem o maior valor de investimento, o que é óbvio.

Em qualquer caso, consultores profissionais são essenciais para a execução de qualquer projeto.

Além das normas técnicas exigidas por lei, após análise exaustiva, apenas os especialistas da área podem indicar qual o vidro mais adequado para as suas necessidades, se temperado, laminado ou laminado temperado.