Quais as vantagens da pele de vidro

Devido ao grande desenvolvimento na construção e arquitetura, a implementação de tecnologias inovadoras de fachada em edifícios é crucial para atender às necessidades dos proprietários e desenvolvedores (além de atender aos requisitos das condições climáticas).

 

Os edifícios são os principais contribuintes do consumo de energia devido às elevadas áreas envidraçadas e ao seu papel no aumento da procura de refrigeração. As fachadas de pele de vidro são usadas em diversas situações que veremos a seguir e pode trazer muitos benefícios.

 

Dessa forma, uma “pele de vidro” é uma fachada tradicional que possui uma segunda cobertura externa que normalmente é feita de vidro. As fachadas, muitas vezes chamadas de “peles”, são separadas por um espaço vazio (air gap), cuja largura pode variar de alguns centímetros a vários metros. Se forem instalados sistemas de sombreamento mecânicos no entreferro, o revestimento externo também fornece proteção contra cargas de vento e sujeira.

 

Quais os tipos de pele de vidro

 

A pele de vidro pode abranger desde uma simples fachada, até todo o revestimento do edifício em vidro. As fachadas de dupla pele (DSFs) são baseadas em um princípio de multicamadas. Eles consistem em uma vidraça externa, um vão intermediário e uma fachada interna.

 

A camada externa, geralmente um vidro de segurança temperado ou laminado, oferece proteção contra as intempéries e abriga aberturas de ventilação. Assim, a fachada de dupla pele (DSF) é uma construção envolvente composta por duas peles transparentes que são separadas por esse vão. O DSF é uma forma de fachada ativa porque emprega equipamentos como ventiladores ou sensores solares ou térmicos. Ele também integra estratégias de design passivo, como ventilação natural, iluminação natural e energia solar.

 

Já a fachada cortina compõe todo o prédio como se fosse realmente uma moldura, onde não é possível ver muitas partes estruturais do edifício.

 

Tem-se também Structural glazing, que pode suportar peso tanto horizontal quanto verticalmente, e pode ser colado usando tudo, desde vigas e suportes mínimos de vidro até suportes de aço para serviços pesados, o que significa que pode ser usado em praticamente qualquer escala, com praticamente qualquer estética imaginável.

 

Além disso, ele pode oferecer uma maior coerência e conexão entre o mundo natural e nossos edifícios, enquanto ainda nos protege dos elementos. Ele permite que a luz do sol inunde uma casa sem quaisquer aborrecimentos que tenham prejudicado as estruturas de vidro anteriormente, como superaquecimento e depois, a perda de calor à noite.

 

De fato, os avanços da tecnologia fazem com que o isolamento seja, na verdade, uma das grandes vantagens do uso do Structural glazing.

Dessa forma, independentemente do tipo de pele de vidro escolhida, a inclusão dela também adiciona um elemento de luxo moderno a qualquer casa – e há uma vantagem distinta no fato de que o vidro pode complementar os edifícios mais antigos e tombados de uma forma que não comprometa nenhum valor histórico. O vidro sem moldura, em particular, pode ser adicionado a ou dentro de um edifício sem obscurecer as características originais.

Fachada Pele de Vidro 

Quais as vantagens?

 

Dentre suas maiores vantagens, vale destacar que melhora a longevidade e a estética dos sistemas de fachada com eficiência energética com materiais projetados para aumentar a resistência aos raios UV e a proteção da cor e fornecer proteção confiável contra intrusão de água e impacto mecânico.

 

Também pode-se citar que aumenta o desempenho e a eficiência às intempéries e capacidade de trabalho no local.

 

Outro ponto é a luz do dia e seus efeitos positivos sobre as pessoas sempre foram um ingrediente principal na arquitetura. O tratamento da luz afeta a experiência do espaço e o relógio interno do ser humano: alerta e acordado, cansado e sonolento. Pesquisas mostram que a luz do dia tem um efeito significativo no desempenho, bem como na saúde física. A fachada com pele envidraçada aumenta o interesse por questões de luz do dia e maior eficiência na rotina, ainda mais se for em um espaço corporativo – onde as pessoas trabalham melhor.

 

Além disso, tem-se o isolamento acústico das fachadas de pele que funcionam muito bem e também é um fator excepcional para projetos corporativos.

 

Com este envidraçamento em questão, não há limite para o tamanho de uma janela mínima – o que significa que é possível criar paredes de vidro estrutural totalmente com peles de vidro, moldadas e ajustadas. Estes são instantaneamente atraentes e podem realmente elevar muito a estética de uma propriedade.

 

Venha conhecer mais sobre vidros laminados com a SEV Exclusivv

 

Como vimos, as peles de vidro possuem o conceito de uma fachada dupla e é muitas vezes ditado por razões acústicas ou consumo de energia em conjunto com os custos financeiros de funcionamento da fachada.

 

O envolvimento com empresas especializadas, consultores do ramo de vidraçaria e engenheiros/arquitetos pode ser fornecido para estabelecer a forma de fachada mais adequada para atender ao desempenho e à funcionalidade específicos necessários.

 

Sendo assim, consulte a SEV Exclusivv, que possui profissionais habilitados para projetar o seu empreendimento, além de diversos serviços a oferecer. Esclareça suas dúvidas e já solicite um orçamento, visando qualidade e eficiência a longo prazo!

 

Trabalhamos com divisória de vidro, esquadrias de alumínio, fachadas de vidro, coberturas de vidro, arquitetura em vidro em geral. Tudo 100% dentro das normas de segurança da ABNT.

"

O mercado vidreiro no Brasil é desorganizado, isso contribui para que o vidro não esteja na evidência merecida. Um dos motivos da nossa fusão anos atrás foi para isso, estrategicamente unimos o know-how de consultoria, projetos e execução, podendo de fato atender em escala as altas exigências de incorporadoras alto padrão e arquitetos

"

Daniel Estrela

CEO da SEV Exclusivv.