Blog

Indústria do vidro: O princípio de tudo

Industria do vidro

O consumo de vidro no Brasil está aumentando. Na última década, o mercado brasileiro de vidro registrou um crescimento considerável. A produção de vidro plano (float/flutuador) se desenvolveu paralelamente com o desenvolvimento da sociedade.

No Brasil, a restauração do vidro como matéria-prima popular provou sua força por mais de duas décadas. Naquela época, pensava-se que o consumo do produto era muito baixo, a produção de vidro float ainda era limitada e poucas empresas arriscavam a produção independente do produto.

Com o tempo, a produção de vidro começou a acompanhar o crescimento do país. Especialmente nos últimos dez anos, testemunhou o crescimento das indústrias de produção e processamento de vidro.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidro Plano (Abravidro), em 2016, o mercado de vidro possuía 9 linhas de produção de vidro float, e a capacidade nominal de produção de quase 6.500 toneladas de vidro plano/comum. Sendo alocada diarimante para quase 500 indústrias de processamento de vidro. Nesta produção, algumas figuras nesta seção merecem destaque:

  • – 42% do vidro produzido é utilizado na indústria automotiva;
  • – O vidro temperado corresponde a 34,9% da produção;
  • – 09,1% é utilizado como vidro laminado;
  • – 7,1% é destinado à produção de espelhos.
  • – A produção de vidros curvo, tampo de mesas, etc representam 5,7%;

É importante observar que esses números representam diferentes categorias de dados.

Para saber o que isso significa, o consumo de vidro do Brasil em 2013 foi próximo de 10 kg por pessoa! Este é um número muito grande.

Apesar das grandes mudanças no mercado, o mercado de vidro ainda prevê que o uso do produto aumentará em 2018.

A indústria do vidro no Brasil

Atualmente, a produção de vidro do Brasil está disposta entre 04 empresas, responsáveis ​​pela produção de vidro a partir do zero, desde o derretimento da sílica até a mistura com outros ingredientes, até atingir o vidro plano atualmente encontrado no mercado.

Com muitas poucas exceções, como produtos produzidos de forma independente e vidro importado, sendo que o vidro importado sofre com altos impostos de importação, como anti-dumping, o que é benéfico para as indústrias locais. Enquanto o vidro produzido no mercado interno é absolutamente responsável pela Cebrace, Guardian e AGC e Vivix.

Para atender à crescente demanda por vidro nos últimos anos, as empresas de vidro fizeram todos os esforços para produzir um grande número de peças de vidro.

A capacidade de produção das indústrias de vidro e de processamento de vidro aumentou significativamente. Dessa forma, as duas empresas investiram pesadamente em novas tecnologias para automatizar processos e fornecer aos consumidores novos produtos.

– Cebrace Vidros

A Cebrace Vidros se originou da aliança estratégica de negócios entre os dois maiores produtores de vidro plano do mundo (Saint-Gobain, França) e NSG (Japão).

A Cebrace Vidros foi fundada em 1974 e afirma ser uma empresa líder no mercado brasileiro na área de vidro plano.

Conforme declarado no site da empresa, a Cebrace sempre concentrou-se em fornecer a mais alta qualidade em todos os seus produtos e serviços, para que todos os seus departamentos de produção recebam importantes certificações de qualidade.

A Cebrace possui 05 centros de produção de vidro; Sendo 03 linhas de produção em Jacareí-SP, 01 em Caçapava-SP e a última em Barra Velha-SC.

– Guardian Glass Brasil

Atualmente,  a Guardian Glass é distribuída em 05 continentes em 25 países ao redor do mundo. No Brasil, a Guardian possui duas unidades de fabricação de vidro (localizadas em Real Port-RJ e Tatuí-SP) e um centro de distribuição.

 A Guardian Glass orgulhosamente entra no mercado há mais de 80 anos e investe continuamente em inovação e qualificação de equipes, além de fortalecer seu compromisso global com a excelência, buscando soluções que superem as expectativas dos clientes.

– AGC

Por mais de 100 anos, a AGC está comprometida com a produção de vidro adequado para todos os segmentos de mercado e, em 2013, instalou uma fábrica em Guaratingueta-SP.

Está sediada em Tóquio, Japão. Além do Brasil, a AGC também opera em mais de 30 países e possui mais de 50.000 colaboradores.

A filosofia da AGC é melhorar a vida das pessoas de maneira acessível e sustentável por meio de soluções inovadoras através do vidro.

– Vivix

Localizada em Goiana, Pernambuco, a Vivix é uma das fábricas de vidro plano mais modernas do mundo.

Além disso, é o único segmento de mercado com 100% de capital nacional nesse segmento. No início de 2014, a Vivix começou a produzir o primeiro lote de chapas de vidro plano brasileiras.

Esse investimento de empreendimento ultrapassa 1 bilhão de reais. Além da fábrica, a Vivix também possui sua própria usina de beneficiamento do processamento de matérias-primas, instalada em Pedra de Fogo-PB.

Vidros é na Sev Exclusivv

A Sev Exclusivv tem a honra de participar dessa jornada e trabalhar em conjunto com a indústria do vidro para proporcionar aos brasileiros uma vida mais tranquila, bonita e segura.

Seja uma coincidência ou não, o nascimento e o desenvolvimento da Sev Exclusivv são acompanhados pelo desenvolvimento do uso do vidro. Nos últimos 12 anos, desde 2006, a Sev Exclusivv acompanhou o setor, oferecendo aos consumidores produtos da melhor qualidade do mercado.