Quando usar vidro temperado e laminado?

Você conhece todas as particularidades do vidro temperado x vidro laminado? Sabe quando usar vidro temperado e laminado? Qual a diferença entre os dois? Tecnicamente, o vidro laminado é indicado para situações onde o vão precisa se manter intransponível em casos de quebra da placa, enquanto que o vidro temperado é alternativa para aplicações que exigirão o máximo de resistência contra impactos mecânicos, pressão do vento, etc.

 

É importante destacar ainda que o uso dos dois tipos de vidro é regulamentado pela ABNT, principalmente em sua NBR 7199 e outras relacionadas. Para cada aplicação existe um tipo de vidro adequado, e as características físicas dos dois modelos são primordiais na definição de quando usar vidro temperado e laminado. Por isso é importante adequar as aplicações envidraçadas às normas da ABNT, pois dessa forma usufruímos do máximo dos benefícios que o vidro pode oferecer.

Quando usar o vidro laminado? Quando usar o vidro temperado?

Pelas normas, o vidro laminado pode ser utilizado em praticamente todos os tipos de aplicações. Isso acontece devido às suas propriedades físicas que oferecem ampla segurança e proteção aos usuários. Entretanto, existem casos onde a escolha pelo vidro temperado pode ser a mais acertada, considerando que suas características oferecerão melhor desempenho às estruturas montadas. Vamos a dois exemplos para representação:

 

- Box de banheiro, quando usar vidro temperado e laminado? Segundo a NBR 7199, o box de banheiro pode ser fabricado com vidros de segurança laminado ou temperado com ou sem película de segurança. Nesse caso, o box com vidro temperado seria a melhor alternativa, pois os vidros temperados são submetidos à um grande choque térmico durante a sua fabricação, sendo que as alterações de temperatura comuns do banheiro não seriam problemas.

- Envidraçamento de sacadas, quando usar vidro temperado e laminado? Conforme dita as normas, o vidro indicado para envidraçamento de sacadas é o laminado ou temperado. Porém, o profissional precisa considerar outros fatores, como a pressão que o vento exercerá sobre a estrutura conforme a região do país (NBR 16259). Em alguns locais o vidro laminado não oferecerá resistência suficiente para suportar a pressão que o vento tende a exercer; sendo o vidro temperado para sacada a melhor alternativa.

 

Algumas regiões do estado de São Paulo, por exemplo, um prédio de 25 andares ou mais pode sofrer pressões de vento com até 2.210 Pascais. Nesse cenário, um vidro laminado 10mm é capaz de suportar 1100 Pascais, enquanto que um vidro temperado com as mesmas dimensões consegue suportar até 3.000 Pascais, ou seja, para suportar essas pressões, um vidro temperado de 10mm seria suficiente (e com folga), caso contrário, seria necessário um vidro laminado de 20mm a 22mm.

 

Por esse motivo é importante procurar por empresas especializadas no assunto, como a SEV Exclusivv. Por aqui você encontra profissionais que sabem exatamente quando usar vidro temperado e laminado e são capazes de indicar a melhor alternativa para seu projeto. Venha com a gente, por aqui seus sonhos se materializam.

FAQ – Perguntas e Respostas

O que é o vidro temperado?

O vidro temperado é o resultado da submissão do vidro à técnica de têmpera, onde o vidro comum é aquecido a altas temperaturas e resfriado rapidamente, cenário que causa tensão molecular e agrega resistência elevada ao vidro temperado – em média, 05x mais resistente que o vidro comum com as mesmas dimensões.

 
"
O mercado vidreiro no Brasil é desorganizado, isso contribui para que o vidro não esteja na evidência merecida. Um dos motivos da nossa fusão anos atrás foi para isso, estrategicamente unimos o know-how de consultoria, projetos e execução, podendo de fato atender em escala as altas exigências de incorporadoras alto padrão e arquitetos
"

Daniel Estrela

CEO da SEV Exclusivv.