Qual melhor tipo de vidro para cobertura?

O melhor tipo de vidro para cobertura é o laminado, conforme indica a ABNT NBR 7199, que determina o uso de vidros na construção civil. Além de ser mais resistente, o vidro laminado é indicado para cobertura devido ao fato de manter os pedaços de vidros suspensos na estrutura em casos de estilhaçamento, evitando acidentes físicos e mantendo o vão intransponível até manutenção. Por possuir tecnologia semelhante, o vidro aramado também pode ser aplicado em coberturas.

Vale lembrar que não existe uma norma técnica exclusiva para cobertura de vidro. Além do mais, a espessura do vidro para cobertura dependerá de diversos fatores, como área a ser coberta, modelo da estrutura, tamanho da placa de vidro e outras variantes; destacamos ainda que esse cuidado serve para marquises, claraboias, pergolados, etc. Por isso é importante contar com o auxílio de profissionais que saibam qual melhor tipo de vidro para cobertura, como os da SEV Exclusivv!

Saiba mais sobre qual o vidro indicado para cobertura

As coberturas de vidro conseguem modificar por completo a decoração e atmosfera de um ambiente devido ao seu apelo estético e inovador. Porém, é importante saber qual melhor tipo de vidro para cobertura, pois a escolha errada do modelo pode ocasionar acidentes graves. Um vidro temperado, por exemplo, mesmo sendo um vidro de segurança não pode ser aplicado sem laminação na cobertura, pois quando se quebra, estilhaça por completo e deixa o vão livre.

Como já comentamos, o modelo indicado para cobertura é o vidro laminado ou aramado, segundo as normas da ABNT. Isso acontece porque os dois modelos possuem a capacidade de manter os cacos de vidros suspensos na estrutura em casos de acidentes seguidos de quebra. Essa característica é primordial para esse tipo de aplicação, afinal de contas, já imaginou pedaços de vidro caindo do telhado? Esse cenário pode causar acidentes fatais!

Qual melhor tipo de vidro para cobertura

Tipos de vidro para cobertura

Ainda falando sobre qual melhor tipo de vidro para cobertura, vamos resumir as principais características dos vidros laminado e aramado e entender porque as normas indicam esses modelos para compor coberturas, marquises, claraboias e outras aplicações do gênero.

Vidro laminado

O vidro laminado é fabricado a partir de duas ou mais placas de vidro comum unidas através de uma película de PVB – Polivinil butiral. Esse conjunto é direcionado a fornos com temperaturas controladas até que se fundam em somente uma placa mais resistente (devido a união das chapas de vidro) e com capacidade de manter os pedaços de vidros presos a si em casos de quebra (devido às características do PVB). Por isso laminado é um vidro de segurança.

Vidro aramado

O vidro aramado figura na lista de melhor tipo de vidro para cobertura por oferecer função semelhante à do vidro laminado. Também classificado como vidro de segurança, a fabricação do vidro aramado utiliza uma malha metálica quadriculada incorporada diretamente na massa do vidro. Essa rede metálica fica responsável por manter os cacos de vidros suspensos em casos de quebra. É importante destacar que a malha quadriculada é sempre visível.

Fique atento com relação à projeção e instalação do seu telhado de vidro. Procure serviços de empresas que sabem qual melhor tipo de vidro para cobertura e usufrua do máximo de benefícios da estrutura. Mantenha contato com um colaborador da SEV Exclusivv para tirar eventuais dúvidas.

Qual o melhor vidro para cobertura de pergolado?

O melhor vidro para cobertura de pergolado é o laminado. O modelo conta com uma película PVB (polivinil butiral) que evita que os cacos de vidros se espalhem pelo ambiente em casos de quebra, mantendo a abertura fechada até manutenção. O vidro aramado também pode ser usado em pergolado com vidro.

Qual melhor vidro para claraboia?

O melhor vidro para claraboia é o laminado e/ou aramado, segundo determina as normas da ABNT. Ambos modelos possuem tecnologia capazes de manter os pedaços de vidro suspensos a si em casos de quebra, mantendo a lacuna instransponível até sua manutenção.

Qual a espessura do vidro para cobertura de pergolado?

A espessura do vidro para cobertura de pergolado depende de diversos fatores, como tamanho do vão, modelo da estrutura, etc. Geralmente, a espessura varia entre 08mm e 10mm, porém, alguns cenários pode exigir medidas especiais. O indicado é solicitar orçamentos de empresas especializadas no assunto.

"
O mercado vidreiro no Brasil é desorganizado, isso contribui para que o vidro não esteja na evidência merecida. Um dos motivos da nossa fusão anos atrás foi para isso, estrategicamente unimos o know-how de consultoria, projetos e execução, podendo de fato atender em escala as altas exigências de incorporadoras alto padrão e arquitetos
"

Daniel Estrela

CEO da SEV Exclusivv.