Qual é a função das esquadrias?

Responsáveis por viabilizar o fechamento de vãos como portas, janelas e portões, as esquadrias são indispensáveis para garantir a segurança, estética e conforto das edificações. Ao compreender qual é a função das esquadrias percebemos que a estrutura auxilia na troca de calor, ventilação e iluminação dos ambientes, além de impedir a entrada de intrusos, interagir com a decoração e criar uma ligação da área interna com a externas.

O mercado oferece modelos de esquadrias diversos, com diferenças possíveis de se observar no tipo da estrutura e nos materiais de fabricação. É importante saber qual é a função das esquadrias, pois com esse conhecimento conseguimos adequar uma necessidade do usuário às opções disponíveis no mercado. Fique atento, pois a escolha errada do layout ou material pode trazer prejuízos futuros. Na SEV Exclusivv você conta com consultoria especializada para te auxiliar nesse processo!

O que são esquadrias na construção civil

Devido às suas funções singulares, as esquadrias são amplamente utilizadas na construção civil e universo arquitetônico. Considere que a maioria das edificações precisam de uma abertura para entrada controlada de luz e ventilação e interação com o mundo externo. Esse controle precisa abranger ainda a privacidade e segurança dos ambientes para garantir o conforto de todos. Com as esquadrias (na forma de portas, janelas, etc) isso é possível!

Tipos de esquadrias

Agora que já sabemos qual é a função das esquadrias, vamos ver um pouco mais sobre os modelos de esquadrias disponibilizados pelo mercado. Primeiramente, vamos falar sobre os tipos de abertura, onde listamos os tipos mais populares:

- Esquadria basculante - Esquadrias de abrir - Esquadrias de correr - Esquadria maxim-ar - Esquadria Guilhotina

Vale lembrar que o mercado oferece diversos outros modelos de esquadrias. Cada tipo de abertura interage com qualidades como entrada de ar, iluminação, privacidade, conforto e estética. Além disso, os modelos acima descritos podem ser fabricados com materiais diversos, como a esquadria de:

- PVC - Madeira - Vidro - Alumínio

Os tipos de esquadria de alumínio são frequentemente requisitados por oferecerem ótimo custoxbenefício. Por outro lado, modelos como as esquadrias de pvc podem interferir no conforto acústico do ambiente, da mesma forma que uma esquadria de madeira modifica por completo a decoração do local. Além de saber qual é a função das esquadrias, é importante se atentar aos materiais de fabricação e modo de abertura para alcançar o conforto desejado.

Qual é a função das esquadrias

O mais indicado é contar com o auxílio de profissionais qualificados no segmento, pois dessa forma é possível harmonizar uma necessidade ao desejo do cliente. Além disso, equipes especializadas são capazes de manter todo um projeto dentro das diretrizes e normas da ABNT, proporcionando segurança e todos os outros benefícios que o vidro pode oferecer.

Sempre lembrando que na SEV Exclusivv você conta com equipe especializada em arquitetura com vidros. Possuímos estrutura diferenciada e profissionais sabem qual é a função das esquadrias e nos habilitam a oferecer a melhor alternativa para o seu desejo. Acesse nosso site e mantenha contato com um de nossos colaboradores.

O que significa esquadria na construção civil?

Em um projeto arquitetônico, esquadria é o nome da estrutura que permite a criação de portas, janelas, venezianas, portões, etc. As esquadrias são elementos primordiais em uma edificação, pois ficam responsáveis por garantir segurança, iluminação, ventilação, estética, interação com o mundo exterior, etc.

O que são janelas basculantes e onde geralmente são utilizadas?

As janelas basculantes são alternativas para fechamento de vãos posicionais em locais com dificuldade de acesso ou muito altos. A janela basculante se diferencia por possuir uma alavanca (básculo) para realizar a abertura e fechamento da janela com eficiência.

"
O mercado vidreiro no Brasil é desorganizado, isso contribui para que o vidro não esteja na evidência merecida. Um dos motivos da nossa fusão anos atrás foi para isso, estrategicamente unimos o know-how de consultoria, projetos e execução, podendo de fato atender em escala as altas exigências de incorporadoras alto padrão e arquitetos
"

Daniel Estrela

CEO da SEV Exclusivv.