Qual a desvantagem do vidro temperado?

Apesar de ser um dos vidros de segurança mais populares, o vidro temperado pode oferecer desvantagens pontuais, como o fato de não poder ser cortado ou furado, razão pela qual o vidro temperado deve ser medido cirurgicamente, realizando os furos e outros beneficiamentos (como polimento das arestas e lapidação das bordas) antes do procedimento de têmpera, pois qualquer ação com força suficiente para interagir com os pontos de tensão do vidro temperado estilhaçará a placa por completo.

 

Pra você que procura qual a desvantagem do vidro temperado, por ser um tipo de vidro com tensão molecular constante, os vidros temperados apresentam mais rigidez, o que o torna, também, um pouco menos flexível do que modelos como o vidro comum ou o vidro laminado. Entretanto, são fatores pontuais que não diminuem a oferta de segurança e resistência que o vidro temperado pode agregar às estruturas envidraçadas.

Pra se ter uma ideia, experiências realizadas demonstraram que uma placa de vidro temperado de 06mm de espessura suporta o impacto de uma esfera de aço de 01kg, deixada cair de modo livre de uma altura de 02 m. A título de comparação e para enriquecer nosso texto sobre qual a desvantagem do vidro temperado, em condições idênticas uma placa de vidro recozido com as mesmas dimensões se partiu com o impacto da bola deixada cair a uma altura de 30 cm.

Alguns especialistas citam ainda o fato de o vidro temperado concentrar sua tensão em regiões superficiais que serviriam como pontos de apoio e/ou suporte, o que, teoricamente, significaria risco de estilhaçamento, pois como já comentado, qualquer ação com força suficiente para estressar a tensão do vidro temperado fatalmente ocasionará o estilhaçamento e perca total da peça. Para situações como essa é de suma importância procurar consultoria especializada, que saberão qual a desvantagem do vidro temperado e se empenharão em anulá-las.

Porque o vidro temperado explode?

Vale lembrar que a tensão elevada do vidro temperado é o fator que garante sua resistência e faz com que o modelo se quebre de maneira segura aos usuários. O procedimento de têmpera faz com que o vidro estabeleça graus elevados de tensão, com compressão nas áreas superficiais e centro do vidro. Quando uma ação interage com esses pontos de tensão, essa é liberada e faz com que se estilhace o vidro por completo. Esse é o motivo porque o vidro temperado explode.

 

Para complementar a nossa lista sobre qual a desvantagem do vidro temperado, algumas pessoas creem que o fato de o vidro temperado se estilhaçar por completo quando quebrado pode ser considerado um ponto negativo, tendo em vista que a quebra total do vidro deixa aquele determinado vão aberto e transponível. Porém, é preciso lembrar que isso pode ser evitado com aplicação de película para vidro temperado.

Além disso, o fato de se quebrar por completo é, na verdade, uma das principais vantagens do vidro temperado, pois esse cenário gera fragmentos pequenos e de baixo poder de corte, dificultando acidentes mais sérios. Entretanto, vale destacar que essa característica impede que o vidro temperado (sem laminação) participe de estruturas como telhados e coberturas e por isso figurou em nossa lista sobre qual a desvantagem do vidro temperado. Fique atento e em caso de dúvidas, consulte um especialista SEV Exclusivv.

FAQ – Perguntas e Respostas

O que é o vidro temperado?

O vidro temperado é um tipo de vidro de segurança mais rígido e com maior resistência térmica se comparado com o vidro comum; habilitado para ser utilizado em aplicações autoportantes. Esse modelo é até 05 vezes mais resistente que um vidro comum com as mesmas dimensões e, quando estilhaçado, se fragmenta de maneira segura aos usuários.

"

O mercado vidreiro no Brasil é desorganizado, isso contribui para que o vidro não esteja na evidência merecida. Um dos motivos da nossa fusão anos atrás foi para isso, estrategicamente unimos o know-how de consultoria, projetos e execução, podendo de fato atender em escala as altas exigências de incorporadoras alto padrão e arquitetos

"

Daniel Estrela

CEO da SEV Exclusivv.