Onde devo colocar o espelho na sala?

Onde devo colocar o espelho na sala? - Os benefícios do espelho podem ser aproveitados de diversas formas na sala. As principais utilidades de um espelho para sala consiste em trazer amplitude ao espaço, aprimorar a oferta de luz ou contribuir com a estética do local. Dessa forma, o espelho pode ser colocado em paredes, em revestimento de móveis, na criação de divisórias de ambientes ou ser aplicado de forma decorativa, por exemplo. Veja algumas formas de usar espelhos para valorizar o ambiente no texto abaixo.

Formas de usar espelho na sala

Para iniciar nosso artigo sobre ‘onde devo colocar o espelho na sala’, é importante compreender quais as propriedades e principais benefícios que os espelhos podem proporcionar aos locais. Isso acontece porque o espelho oferece funções distintas, como é o caso, por exemplo, a de proporcionar amplitude visual e permitir a manipulação de focos de luz. Por isso, para decidir onde instalar o espelho na sala, precisamos definir quais as necessidades do ambiente.

Ainda falando sobre onde devo colocar o espelho na sala, se o local for pequeno, acomodar um espelho envolvendo toda uma parede pode trazer a sensação de que o espaço dobrou de tamanho! Já se a intenção é aprimorar a iluminação do ambiente é possível instalar espelhos em locais estratégicos e irradiar focos de luz e iluminar locais mais escuros; ou, se for o caso, diminuir a iluminação da sala para criar espaços mais aconchegantes - cenário possível com o uso de espelhos bronze e/ou fumê.

É possível ainda utilizar o espelho para:

- Duplicar uma paisagem, escultura ou imagem;

- Integrar ambientes da casa;

- Trazer um cenário externo para o ambiente;

- Esconder – funcionalmente - colunas e outras estruturas;

Definida a necessidade fica mais simples entender onde devo colocar o espelho na sala. Veja algumas dicas:

- Espelho na sala de jantar: Muito utilizado atrás da mesa de jantar ou na parede do buffet

- Espelho na entrada da sala: Experimente acomodar o espelho no alto da parede, com uma leve inclinação na parte superior e veja a magia acontecer.

- Revestimento de móveis: Revestir mesas, mesinhas de centro, estantes e outros móveis trazem um charme funcional para a sala.

- Integrar ambientes: Instalar um espelho na parede contrária a uma porta ou janela permite trazer o cenário exterior para dentro da sala.

Aqui vai mais dica sobre onde devo colocar o espelho na sala. Evite, por exemplo, instalar o espelho em locais que refletirão cenários desagradáveis ou que invada a intimidade das pessoas, como nas paredes próximas a banheiros, etc.

Espelho na sala de tv: Na sala de TV cogite instalar um espelho na parede do sofá. Alguns profissionais evitam acomodar um espelho na parede da TV – para não tirar a atenção de quem assiste; e até mesmo na parede contrária, para não causar confusão visual.

Para finalizar nosso artigo sobre onde devo colocar o espelho na sala, lembramos que a SEV Exclusivv é especialista em arquitetura com vidros e conta com profissionais capazes entender sua necessidade e indicar onde colocar o espelho na sala para aproveitar os máximos de benefícios que o elemento pode oferecer. Acesse nosso site, conheça nossos serviços e/ou solicite um orçamento. Por aqui seus sonhos viram realidade.

FAQ – Perguntas e Respostas

Onde posso usar espelhos?

Os espelhos podem ser usados sempre que o usuário deseja alcançar benefícios como: valorização estética, aperfeiçoamento da iluminação, ampliação visual do ambiente. Por isso o espelho pode ser usado em revestimento de móveis, paredes, portas de armários, em fragmentos para decoração, etc.

Pode colocar espelho em frente à TV?

Alguns profissionais do segmento evitam instalar espelhos em frente à TV para não causar confusão visual. Da mesma forma, não indicam colocar o espelho na parede da TV para não tirar a atenção de quem assiste. Na dúvida, consulte um profissional.

Como escolher a parede para colocar espelhos?

Envolva paredes inteiras com espelho se a intenção é trazer amplitude visual ao local. Também é possível instalar um espelho na parede contrária à uma porta ou janela para trazer um cenário exterior para dentro do ambiente. Evite paredes que refletirão ambientes desorganizados.  
"
O mercado vidreiro no Brasil é desorganizado, isso contribui para que o vidro não esteja na evidência merecida. Um dos motivos da nossa fusão anos atrás foi para isso, estrategicamente unimos o know-how de consultoria, projetos e execução, podendo de fato atender em escala as altas exigências de incorporadoras alto padrão e arquitetos
"

Daniel Estrela

CEO da SEV Exclusivv.