O que significa esquadria na construção civil?

Na construção civil esquadria é o elemento que possibilita o fechamento de vãos diversos. É importante saber o que significa esquadria na construção civil, pois são estruturas que dão vida a aplicações essenciais para uma edificação, como portas, janelas, persianas, divisórias, dentre outros. Considerando a sua finalidade, a esquadria é um dos principais elementos na construção civil e agrega benefícios relacionados à estética, funcionalidade, bloqueio de intrusos e intempéries, bem estar, conforto e segurança dos usuários.

O que é esquadrias em uma obra?

A esquadria interage diretamente com a entrada e controle de pessoas, iluminação, ventilação natural e troca de calor de um ambiente. Além disso, a estrutura deve garantir estanqueidade e, quando especificada corretamente, reduz ruídos, embeleza, valoriza o imóvel, etc. Sendo assim, é de extrema importância contratar os serviços de empresas que sabem o que significa esquadria na construção civil, pois dessa forma podemos aproveitar todos os benefícios que a estrutura pode oferecer.

Quais são os tipos de esquadrias existentes?

Na construção civil é possível classificar os tipos de esquadrias em duas categorias, ou seja, pelo material de fabricação e modo de abertura. Dessa forma, existe uma infinidade de tipos esquadrias disponíveis no mercado, com características estéticas e/ou funcionais que se adequam facilmente aos variados projetos arquitetônicos. Abaixo listaremos quais são os tipos de esquadrias mais procuradas no mercado, separadas pelo modo de abertura:

- Esquadria de abrir

- Esquadria de correr

- Esquadria basculante

- Esquadria Maxim-ar

- Esquadria Guilhotina

- Esquadria Camarão

Dando continuidade ao nosso artigo sobre o que significa esquadria na construção civil, abaixo segue uma lista com os principais tipos de esquadria disponíveis no mercado, agora categorizadas pelo material de fabricação:

- Esquadria de alumínio

- Esquadria de PVC

- Esquadria de madeira

- Esquadria de Ferro

- Esquadria de vidro

Lembramos ainda que a lista acima é referente aos modelos de esquadrias mais tradicionais do mercado, entretanto, é possível encontrar esquadrias fabricadas de materiais diversos, como a esquadria de concreto. É importante contar com consultoria de profissionais que sabem o que significa esquadria na construção civil, pois estes podem indicar o melhor tipo de esquadria para o seu projeto. É possível harmonizar as duas categorias para criar estruturas que melhor se adequem às necessidades dos usuários.

Outro fato merecedor de atenção é que o mercado oferece modelos prontos para a instalação ou esquadrias personalizadas, fabricadas sob medida para projetos especiais. Por fim, frisamos que a instalação da esquadria é uma das etapas mais caras de uma obra, ultrapassando 15% do valor total de uma edificação de alto padrão; e por esse motivo de ser realizada de maneira cirúrgica para oferecer todos os benefícios possíveis.

Esquadrias na construção civil

Na SEV Exclusivv você encontra profissionais altamente qualificados e consultoria especializada que sabe o que significa esquadria na construção civil e todos os seus benefícios. Nos comprometemos em entregar o máximo de nossa estrutura e manter toda a sua obra dentro das normas da ABNT. Acesse nosso site e conheça um pouco mais sobre nossos serviços de arquitetura com vidros.
"
O mercado vidreiro no Brasil é desorganizado, isso contribui para que o vidro não esteja na evidência merecida. Um dos motivos da nossa fusão anos atrás foi para isso, estrategicamente unimos o know-how de consultoria, projetos e execução, podendo de fato atender em escala as altas exigências de incorporadoras alto padrão e arquitetos
"

Daniel Estrela

CEO da SEV Exclusivv.