O que corta espelho?

Para cortar espelho um cortador de vidro é indispensável. Existem diversos modelos disponíveis no mercado, para tipos de cortes diferentes e com preços variados. Se você precisa realizar cortes simples é possível optar pelos cortadores de vidro com ponta de aço; porém, caso a intenção seja fazer cortes complexos (como em curva e desenhos), a melhor alternativa é optar por cortadores profissionais com ponta de carbureto. Saiba mais sobre o que corta espelho e dicas para realizar essa tarefa nesse artigo!

Como eu corto um espelho?

A arte de cortar espelho e vidros em geral é milenar! Atualmente o corte de espelhos auxilia na composição de decorações funcionais e esteticamente ricas, razão pela qual a técnica se mantém viva! Como já comentado, o que corta espelho são os cortadores de vidro, disponíveis em lojas físicas e virtuais a preços variados e acessíveis. Para entender qual adquirir, considere o seguinte:

 

- O cortador de vidro com ponta de aço é o mais indicado para cortes de baixa complexidade, tendo em vista que, para esse fim específico, por um preço menor oferece a mesma eficiência que um cortador profissional.

- O cortador de vidro com ponta de carbureto é indicado para cortes complexos, como curvas e linhas sinuosas, desenhos, etc – cortes difíceis de serem realizados com um cortador com ponta de aço; porém, o cortador com ponta de carbureto tem um valor mais elevado.

 

- Ainda falando sobre o que corta espelho, se for cortar grande volume de espelhos adquira um cortador de vidro com autolubrificação, pois são mais duráveis e oferecem mais facilidade na hora do corte.

 

- Não se esqueça de testar a acomodação do cortador de espelho nas suas mãos. Existem diferentes tipos de cabos, com formatos e pegadas diferentes. Escolha um mais confortável para você.

Passo a passo para cortar espelho

Dando continuidade ao nosso artigo sobre o que corta espelho, antes de tudo, providencie luvas apropriadas e óculos de proteção, pois o corte do espelho pode gerar estilhaços e lascas capazes de ferir gravemente. Você ainda vai precisar de alicate para destacar vidro e selante para as bordas; também é indicado proteger o espelho com papelão ou toalha. Veja um passo a passo de como cortar espelho:

 

- Limpe bem o espelho, coloque-o sobre uma superfície plana e trace uma linha com o cortador de vidro escolhido e o auxílio de uma régua, se for o caso. Pra você que procura o que corta espelho, saiba que quanto mais contínua for a ranhura, maiores as chances de ocorrer uma quebra limpa. A ranhura deve começar em uma borda do espelho e terminar na outra. Um som agudo indica que o vidro está sendo cortado.

 

- Na sequência será preciso fazer a ruptura. Para isso podemos usar um alicate para destacar vidros ou as próprias mãos protegidas por luvas adequadas. Se a escolha for com as mãos (não indicado para espelhos grandes), segure firmemente com uma mão de cada lado da linha e empurre os dois polegares contra a placa, ao mesmo tempo e com pressão compatível.

 

Lembrando que se for cortes curvos, desenhos ou linhas sinuosas, opte pelo alicate de destacar vidros. Para isso basta posicionar a ponta do alicate a 1,5 cm do risco, pressionando para baixo na sequência. Em ambos os casos, após destacar o espelho será preciso fazer o acabamento com uma lixa, alinhar as bordas e aplicar o selante.

 

Para finalizar nosso artigo sobre o que corta espelho, de preferência, realize todas as etapas em um local externo e distante de crianças ou animais. Além disso, não é aconselhável cortar espelhos muito danificados, trincados ou corroídos pela ação do tempo, tendo em vista que oferecem maiores chances de estilhaçamento. Acompanhe o blog da SEV Exclusivv para receber artigos sobre arquitetura em vidro semanalmente!

"
O mercado vidreiro no Brasil é desorganizado, isso contribui para que o vidro não esteja na evidência merecida. Um dos motivos da nossa fusão anos atrás foi para isso, estrategicamente unimos o know-how de consultoria, projetos e execução, podendo de fato atender em escala as altas exigências de incorporadoras alto padrão e arquitetos
"

Daniel Estrela

CEO da SEV Exclusivv.