Como montar uma divisória de vidro?

Como montar uma divisória de vidro? - Falando de maneira resumida, para montar uma divisória é preciso alinhar e fixar guias na parede e no teto através de parafusos; estas guias receberão as placas de vidro, que serão acomodadas junto aos cantos, para então encaixar a bandeira e fechar o painel cego. Na sequência é preciso colocar o montante (semelhante a guia) que acompanha o próximo módulo, e assim repetir o processo até a finalizar a estrutura.


O indicado é que esse processo seja efetuado por profissionais especializados no segmento e que saibam exatamente como montar uma divisória de vidro. Isso acontece porque existe estruturas diferenciadas, possibilidade da existência de porta e/ou janela, oportunidade de usar vidros com tecnologias distintas; com destaque para a necessidade de enquadrar todo o projeto dentro das normas da ABNT – ver NBR 7199 – e manter a segurança de todos. Fique atento com propostas ilusórias.



Como instalar divisória de vidro



É importante saber como montar uma divisória de vidro com eficiência para garantir todos as vantagens que a estrutura pode oferecer. Quando utilizada com criatividade as divisórias de vidro garantem predicados distintos aos ambientes, seja facilitando a higienização, trazendo mais durabilidade, estimulando a comunicação visual e escrita, permitindo supervisão de tarefas, contribuindo para a estética, enfim, são diversos benefícios capazes de anular necessidades específicas.


É importante saber com detalhes como montar uma divisória de vidro para extrair o máximo de qualidades que a estrutura pode oferecer para um projeto. Vale lembrar ainda que o mercado oferece vidros com tecnologias distintas capazes de garantir privacidade e confortos acústico e térmico aos usuários, tornando os painéis de divisórias com vidro em uma ótima alternativa para organizar ambientes distintos. Não por acaso o mercado oferece:


- Divisórias de vidro para cozinha e outros cômodos

- Divisórias para lavanderia

- Divisória para escritórios e home offices

- Divisórias corporativas

Empresas de diversos segmentos recorrem a instalação de divisórias de vidro para melhorar o cotidiano laboral. No universo corporativo a divisória em vidro pode ampliar o alcance do marketing empresarial, facilitar a comunicação dos colaboradores e supervisão do andamento das tarefas, pode trazer destaque para ambientes singulares (como sala de diretoria) e ainda ajudar na exposição de ideias – tendo em vista que a divisória de vidro pode fazer o papel de lousa/painel de informações.



Como montar uma divisória de vidro

Como colocar divisórias de vidro



Com criatividade e mão de obra qualificada as divisórias de vidro delimitam e organizam o ambiente enquanto agrega estética, modernidade e funcionalidade aos espaços. Entretanto, é preciso destacar que não basta saber, superficialmente, como montar uma divisória de vidro, é preciso capacidade para manter todo o projeto dentro das diretrizes e normas da ABNT. Lembre-se de que para cada aplicação existe um tipo de vidro, e com as divisórias esse cenário não seria diferente.



A ABNT, através da NBR 7199, dita as principais regras para o uso do vidro na arquitetura e construção civil. Tecnicamente, ao considerar a finalidade da estrutura e o fato de se manter em contato direto com as pessoas, é preciso aplicar vidros de segurança, com exceção para as divisórias instaladas acima de 1,10m em relação ao piso, que além dos vidros de segurança podem ser compostas por vidros comuns e/ou impressos, encaixilhados ou colados por todo o perímetro.


Aqui fazemos um destaque para os modelos considerados vidro de segurança:


- Vidro laminado

- Vidro temperado

- Vidro aramado

Vale lembrar que a estrutura pode ser fabricada com vidro insulado (vidro duplo), cenário que amplifica as funcionalidades e características de conforto e segurança da divisória; além de permitir a utilização de vidros de tecnologias diferentes em uma mesma aplicação. Interessante, não? Esperamos que tenha entendido como montar uma divisória de vidro e, se precisar de ajuda profissional, conte com a equipe da SEV Exclusivv.

"
O mercado vidreiro no Brasil é desorganizado, isso contribui para que o vidro não esteja na evidência merecida. Um dos motivos da nossa fusão anos atrás foi para isso, estrategicamente unimos o know-how de consultoria, projetos e execução, podendo de fato atender em escala as altas exigências de incorporadoras alto padrão e arquitetos
"

Daniel Estrela

CEO da SEV Exclusivv.