Como calcular vidro para box?

Considerando que o box de banheiro deve oferecer segurança aos usuários, a melhor alternativa sobre como calcular vidro para box consiste em procurar consultoria especializada. Destacamos que o cálculo do vidro para box aprecia fatores como tipo de vidro a ser utilizado, dimensões do vão a ser preenchido, as folgas dos vãos entre o vidro e a parede, recortes para furos e acomodação das fechaduras, características dos perfis deslizante, dentre outros. Sendo assim, pondere a opinião de especialistas no ramo.

Lembre-se de que o cálculo do vidro para box deve ser realizado de maneira cirúrgica, pois esse cenário, além de assegurar a estética singular que somente um box de banheiro de vidro pode oferecer, garante também a funcionalidade esperada para este tipo de aplicação, como abertura e fechamento suave e a estanqueidade que a estrutura exige – fatores estes que aumentam a resistência e durabilidade do box de vidro.

Destacamos que é preciso experiência para saber como calcular vidro para box de banheiro, pois uma conta errada pode comprometer a placa de vidro por completo, sendo que alguns modelos como o vidro temperado – considerado o ideal para box de banheiro – não aceitam a realização de cortes ou furos, cenário que geraria mais gastos no final das contas; um belo motivo para recorrer a equipes especializadas no assunto, como é o caso dos colaboradores da SEV Exclusivv.

Normas da ABNT para box de banheiro

Ainda comentando sobre como calcular vidro para box de banheiro, outro motivo para contratar serviços especializados consiste no fato de que a projeção e instalação de box de banheiro em vidro é regulamentada pelas normas da ABNT, sendo que a harmonização da estrutura com as diretrizes das normas garante ainda que o box de vidro ofereça segurança inquestionável. Sendo assim, é de extrema importância que a equipe responsável pela obra se comprometa em manter todo o projeto dentro das normas regulamentadoras.

A ABNT NBR 14207 – Boxes de banheiro fabricados com vidros de segurança é a norma que direciona a instalação do box de vidro, contendo, inclusive, uma tabela com as espessuras recomendadas para os vidros indicados, independente se os vidros forem móveis, fixos, dimensões, tipo de vidro e formas de aplicações. Com esta tabela em mãos é possível harmonizar as características das estruturas com os desejos do cliente, facilitando a compreensão sobre como calcular vidro para box.

A referida norma também estabelece que os tipos de vidros indicados para essa estrutura devem ser, obrigatoriamente, vidro temperado, vidro laminado, vidro laminado de temperados ou vidro temperado com película de segurança. Vale lembrar que ainda existem diversas outras normas que fazem alusão ao uso do vidro na arquitetura e construção civil, como a NBR 7199, NBR 6123, NBR 14718, etc.

Tipos de vidro para box de banheiro

Como pudemos perceber no decorrer do nosso texto sobre como calcular vidro para box de banheiro, os vidros indicados para box de banheiro devem ser os vidros de segurança laminado ou temperado – ou variações como vidro laminado de temperados ou vidro temperado com película de segurança. Estes modelos e variações citadas são classificados como vidro de segurança devido ao fato de serem mais resistentes e, nos raros casos de quebra, se fragmentarem de maneira segura aos usuários.

Dentre os modelos citados, o vidro temperado é o mais indicado, pois apresenta resistência elevada, tanto a choques mecânicos como às variações de temperaturas comuns em banheiros. Geralmente, as placas de vidro costumam ter 08 mm de espessura, porém, existirá casos que exigirão chapas de outras espessuras – que somente serão reveladas após um estudo detalhado do local de instalação. Esperamos que tenha compreendido como calcular vidro para box de banheiro e, em caso de dúvidas, mantenha contato com nossa equipe!

"
O mercado vidreiro no Brasil é desorganizado, isso contribui para que o vidro não esteja na evidência merecida. Um dos motivos da nossa fusão anos atrás foi para isso, estrategicamente unimos o know-how de consultoria, projetos e execução, podendo de fato atender em escala as altas exigências de incorporadoras alto padrão e arquitetos
"

Daniel Estrela

CEO da SEV Exclusivv.