Tudo sobre o vidro serigrafado

Vidro Serigrafado - Você sabe o que são vidros serigrafados e como usá-los no seu projeto? Tecnicamente, o vidro com serigrafia é um tipo de vidro pintado possível de ser utilizado em diversas aplicações, oferecendo segurança, resistência, estética e personalização ao ambiente. O mercado oferece vidros serigrafados de diversas cores e tamanhos variados, cenário que possibilita a customização da placa de vidro para se adequar a qualquer projeto. Acompanhe esse texto e saiba como é feito o vidro com serigrafia, suas aplicações e vantagens.

Como é feito o vidro serigrafado

O vidro com serigrafia permite aos profissionais alcançar tonalidades e detalhes singulares aos mais variados projetos, sejam eles de arquitetura, da indústria moveleira, mercado automobilístico, dentre outros. Apesar de seu apelo decorativo, saber como serigrafar vidro agrega várias particularidades ao elemento, como privacidade, resistência, segurança e facilidade de higienização, por exemplo.

Essas particularidades estão presentes devido ao processo de fabricação do vidro com serigrafia, que recebe suas cores graças ao uso de uma tinta especial aplicada na superfície do vidro antes de submetê-lo a fornos com temperaturas elevadíssimas. O calor fica responsável por fixar as cores no material e dar vida a placas de vidro coloridas capazes de agradar a diversos gostos.

O que é vidro temperado serigrafado

Vidro serigrafado e vidro temperado serigrafado trata-se do mesmo produto, pois todos os vidros serigrafados são, obrigatoriamente, um tipo de vidro temperado. Isso acontece porque a técnica utilizada para fixar a tinta no vidro funciona como uma têmpera, ou seja, o processo tensiona as moléculas do interior dos vidros serigrafados - mesma situação que ocorre na fabricação dos vidros temperados.

Tendo isso em mente, vale destacar que o vidro temperado serigrafado não pode ser submetido a cortes ou furos depois de pintados, pois essa ação liberaria a tensão das moléculas e inutilizaria a placa de vidro. Esse é um dos motivos pelo qual a especificação e instalação de vidro serigrafado devem ser realizados por profissionais especializados na área.

Vidro serigrafado aplicações

Com um leque de vantagens, os vidros serigrafados são versáteis e se tornam alternativas para diversas utilizações. Além da aplicação em outros segmentos (como já comentado acima), na arquitetura e construção civil o vidro com serigrafia é procurado para participar de:

- Cozinhas (vidro com serigrafia de cozinha)

- Divisórias de ambientes

- Portas e janelas

- Artigos decorativos

- Fachadas

- Envidraçamento de sacadas

- Tampo de mesa

- Box de banheiro

- Vitrines de lojas

- Revestimento de paredes

- Revestimento de móveis

Em todas essas aplicações os vidros serigrafados são capazes de harmonizar com o estilo decorativo já existente, figurando como complemento, contraponto decorativo ou simplesmente imergindo na decoração do local.

Vidro Serigrafado

Vidro serigrafado cores

Para agradar a diversos gostos e manter o modelo como tendência arquitetônica, a indústria vidreira fabrica vidros de diversas cores. Veja os modelos de vidro colorido mais populares:

- Vidro serigrafado branco – ou branco leitoso

- Vidro serigrafado preto

- Vidro serigrafado cinza

- Vidro serigrafado azul

- Vidro serigrafado amarelo

É válido destacar que o vidro com serigrafia oferece maior resistência a riscos, justamente por causa da camada de tinta da superfície do vidro que consegue proteger e impedir riscos no vidro em alguns impactos.

Como limpar vidro com serigrafia 

A facilidade de limpeza é uma das vantagens do vidro com serigrafia, tendo em vista que acumula menos materiais orgânicos e gordura devido à tinta do vidro. O ideal é não utilizar água em abundância e sempre secar o vidro para evitar manchas de água em sua superfície. A limpeza pode ser feita com água, sabão e uma esponja macia ou apenas um pano de algodão com álcool, dependendo da qualidade do vidro.

Vidro pintado

É importante destacar que existem outros tipos de vidros coloridos disponíveis no mercado. O vidro com serigrafia é o modelo mais popular, de modo que sua denominação costuma ser utilizada para definir todos os tipos de vidros coloridos. Mas é possível optar também pelo vidro pintado a frio e os vidros coloridos durante a fabricação (como o vidro bronze, vidro fumê, etc). Tudo dependerá da necessidade do projeto.

"
O mercado vidreiro no Brasil é desorganizado, isso contribui para que o vidro não esteja na evidência merecida. Um dos motivos da nossa fusão anos atrás foi para isso, estrategicamente unimos o know-how de consultoria, projetos e execução, podendo de fato atender em escala as altas exigências de incorporadoras alto padrão e arquitetos
"

Daniel Estrela

CEO da SEV Exclusivv.