Qual o melhor vidro para parede de vidro?

Conforme determinam as normas da ABNT, o vidro para parede de vidro deve ser laminado ou temperado, observando as ressalvas de utilização do vidro temperado em caso de fachadas. Destacamos ainda que as técnicas de têmpera e laminação podem ser combinadas com outras tecnologias, como os vidros de alta performance capazes de trazer conforto acústico, alívio térmico, personalização estética, etc. Veja nesse artigo qual o melhor vidro para parede de vidro e mais detalhes.



Entretanto, destacamos desde já que o vidro comum só pode ser utilizado em paredes nos casos onde a peça ficará instalada ACIMA de 1,10 m - tomando como base o piso – e ainda assim precisa se colado ou encaixilhado por todo o perímetro. Isso acontece devido às características dos vidros comuns, que oferecem perigo físico aos usuários em caso de quebras. Portanto, fique atento e exija que a empresa responsável pelo seu projeto o mantenha dentro das normas de segurança da ABNT.

Parede de vidro e fachada

Antes de nos aprofundarmos no tema para saber qual o melhor vidro para parede de vidro, gostaríamos de deixar registrado que o vidro há muito tempo abandonou a estigma de material frágil que o acompanhava. Atualmente e com a ajuda da tecnologia, a indústria é capaz de fabricar vidros altamente resistentes e que resguardam a segurança dos usuários até mesmo depois de estilhaçados. Esse cenário permitiu que o vidro fosse aproveita de forma antes inimagináveis.



Um exemplo concreto acontece quando o material é utilizado na fabricação de elementos estruturais da construção civil – como em pontes, piscinas, jaulas de zoológicos, dentre outros. Isso demonstra que uma parede de vidro é totalmente segura e resistente, desde que seja utilizado os tipos de vidros corretos. Para determinar qual o melhor vidro para parede de vidro, será preciso se orientar pela ABNT NBR 7199. Segundo as normas, o tipo de vidro indicado para paredes e muros de vidro são:



- Vidro laminado



- Vidro temperado – com ressalvas para os casos de fachada



- Vidro aramado



- Vidro insulado



É preciso atenção ao indicar em projetos de fachadas. O vidro temperado não é indicado para compor fachadas com vidros instalados abaixo de 1,10 m em relação ao piso, quando a estrutura estiver acima do pavimento térreo ou no pavimento térreo, dividindo ambientes com desnível maior que 1,5 m. O vidro insulado só pode ser utilizado caso se adeque as condições determinadas na norma.



Além disso, é possível atribuir tecnologias distintas aos vidros de segurança para trazer outras funcionalidades e/ou enriquecer a estética do ambiente. Ao considerarmos qual o melhor vidro para parede de vidro, devemos lembrar também dos:



- Vidros de conforto térmico



- Vidros acústicos



- Vidros autolimpantes



- Vidros coloridos



- Vidro impressos (fantasia)



Esses modelos acima listados são populares em paredes de vidro, pois interagem com fatores relacionados ao conforto, bem estar, estética, valorização do imóvel, melhor aproveitamento da luz natural, dentre outros. É importante que a escolha do melhor modelo seja realizada por profissionais experientes, capazes de harmonizar uma necessidade do cliente com as normas regulamentadoras. Por isso, em caso de dúvidas sobre qual o melhor vidro para parede de vidro, mantenha contato com um colaborador da SEV Exclusivv.

FAQ – Perguntas e Respostas

Qual o valor de uma parede de vidro?

Para determinar o valor de uma parede de vidro é preciso considerar diversos fatores, como tamanho da estrutura, tipos de vidros a serem utilizados, tecnologias complementares, mão de obra qualificada. Embora seja possível encontrar registros de preço médio da parede de vidro, a melhor alternativa é solicitar um orçamento com empresas do ramo.

Quanto custa uma divisória de vidro?

O preço da divisória de vidro varia conforme a região, tamanho da estrutura, tipos de vidros escolhidos, insumos aplicados durante a instalação, mão de obra e possíveis funções extras (como conforto acústico, privacidade). Solicite um orçamento com empresas especializadas no ramo.

     
"
O mercado vidreiro no Brasil é desorganizado, isso contribui para que o vidro não esteja na evidência merecida. Um dos motivos da nossa fusão anos atrás foi para isso, estrategicamente unimos o know-how de consultoria, projetos e execução, podendo de fato atender em escala as altas exigências de incorporadoras alto padrão e arquitetos
"

Daniel Estrela

CEO da SEV Exclusivv.