Qual espessura ideal para cobertura de vidro?

A espessura ideal para cobertura de vidro dependerá de fatores como o vão a ser coberto (que definirá o tamanho da chapa de vidro), o tipo de vidro utilizado, caimento do telhado, etc. Geralmente utiliza-se placas de vidro com espessura de 10 mm, porém, isso não é uma regra, pois em alguns casos será necessário placas mais ou menos espessas. A melhor alternativa é consultar empresas especializadas, pois para saber qual espessura ideal para cobertura de vidro corretamente é preciso muita experiência no ramo.

Espessura de vidro para cobertura

A espessura do vidro para cobertura depende, dentre outros fatores, do tamanho da placa de vidro exigido. Geralmente, se o vão for de até 2,00 m x 1,10 m, a espessura indicada será de 10mm. Entretanto isso pode não ser suficiente para estruturas especiais que suportarão cargas atípicas, por exemplo. Ainda falando sobre qual espessura ideal para cobertura de vidro, quando possível o indicado é que utilizem módulos com 3,20m, pois essa configuração facilita as projeções, evita desperdício de vidro e diminui o valor final da obra!

 

Apesar de não existir uma norma regulamentadora específica para cobertura de vidro, a estrutura precisará se adequar a NBR 7199 e as demais relacionadas ao universo do vidro. É muito importante que a estrutura seja projetada por especialistas para anular as chances de erro, sendo assim, o profissional precisará analisar cada detalhe, como tubulações, caimento do telhado, anseios dos usuários, custo x benefício, dentre outros; ou seja, para saber qual espessura ideal para cobertura de vidro é preciso considerar diversos fatores.

Qual o vidro ideal para cobertura

Em qualquer situação o vidro escolhido precisará conter laminação (vidro laminado), pois essa é uma exigência da ABNT (NBR 7199 – utilização de vidros em telhados) para garantir a segurança de todos. Nesse momento é preciso lembrar que os vidros laminados podem ganhar atributos que interagem com o conforto térmico, alívio acústico, autolimpantes, diversos níveis de transmissão luminosa, estética, etc.

 

Ainda falando sobre qual espessura ideal para cobertura de vidro, a falta de estudos do projeto, ausência de adequação da obra às normas regulamentadoras e/ou a pouca experiência dos executores pode resultar em desastre total. Além disso, é de suma importância que os usuários determinem as manutenções preventivas pelo menos uma vez ao ano; e que tanto as manutenções corretivas quanto as preventivas sejam realizadas por pessoas habilitadas, de preferência, um profissional do ramo.

FAQ – Perguntas e Respostas

Qual a espessura do vidro para pergolado?

Determinar a espessura ideal para pergolado depende de fatores como tamanho do vão a ser coberto, tipo de vidro a ser utilizado, caimento da estrutura, etc. Geralmente, indica-se vidros de 08mm a 10mm, mas esse cenário não é uma regra, pois quanto maior o vão, maior tende a ser a espessura do vidro. A melhor alternativa é consultar um profissional habilitado.

Qual tipo de vidro para telhado?

Os tipos de vidros indicados para telhado são o vidro laminado, vidro aramado e vidro duplo (composto pelos vidros permitidos). O vidro temperado só pode participar de estruturas como telhados se conter laminação (vidro laminado de temperados).

"

O mercado vidreiro no Brasil é desorganizado, isso contribui para que o vidro não esteja na evidência merecida. Um dos motivos da nossa fusão anos atrás foi para isso, estrategicamente unimos o know-how de consultoria, projetos e execução, podendo de fato atender em escala as altas exigências de incorporadoras alto padrão e arquitetos

"

Daniel Estrela

CEO da SEV Exclusivv.