O que seria o vidro fotovoltaico?

O que seria o vidro fotovoltaico - O mundo clama por mudanças de hábitos e medidas sustentáveis. Com suas características únicas, o vidro está pronto para criar um mundo mais sustentável e agradável para todos.

O vidro é um dos materiais mais antigos para a humanidade e pode ser reciclado indefinidamente sem perder suas propriedades. Dessa forma, não representa nenhum risco para o meio ambiente.

O vidro reciclado possui todas as características do vidro comum. De fato, uma das maneiras mais comuns de reciclar o vidro é usar pedaços de vidro quebrados na composição de novas folhas de vidro.

O vidro é altamente sustentável e 100% reciclável, contribuindo muito para a proteção do meio ambiente, pois evita que toneladas de produtos sejam despejadas no ecossistema todos os anos.

Mas não devemos esquecer que, além da reciclagem completa do vidro, o uso de vidro em residências e empresas também pode ajudar a adotar medidas ecológicas sustentáveis.

Somente o vidro comum ilustra essa teoria. Quando usada em janelas, portas e paredes externas, a transparência do vidro permite a entrada de luz natural, evitando o uso de iluminação artificial, que é uma das causas do aquecimento global, por exemplo.

No entanto, vidros com tecnologias surpreendentes ainda podem ser encontrados no mercado de vidro. O vidro com conforto térmico é um bom exemplo, pois pode garantir um clima confortável, mesmo nos dias mais quentes. Isso significa economizar em aparelhos de ar condicionado e ventiladores.

Por exemplo, quando usado na fachada de um edifício, o vidro autolimpante evita a limpeza frequente porque sua superfície interage com a luz solar e a chuva.

Quando se trata de raios solares, a energia solar é o recurso mais abundante e renovável disponível na Terra. A energia gerada a partir da luz solar é obtida através de uma tecnologia amplamente testada e já pode ser encontrada em todo o mundo.

Há um tipo especial de vidro no mercado de vidro que pode gerar eletricidade a partir dos raios do sol. Eles são chamados de vidros fotovoltaicos.

O que seria o vidro fotovoltaico?

Vidro fotovoltaico e a energia solar

O vidro fotovoltaico recebe esse nome porque gera energia quando exposto à luz solar.

Para o ecossistema, as vantagens do uso de vidro fotovoltaico são enormes. Por ser uma fonte de energia limpa e renovável, considerar o uso racional de energia ajudará a reduzir a dependência de fontes de energia não renováveis ​​e a reduzir o impacto negativo no meio ambiente.

Se você quiser saber como o vidro fotovoltaico gera eletricidade a partir da luz solar, vamos tentar explicá-lo rapidamente.

O vidro fotovoltaico é composto de células fotovoltaicas feitas de silício, que é um elemento químico semicondutor muito comum em nosso planeta. A luz do sol que atinge essas células é formada por pequenas partículas chamadas fótons.

Quando um fóton atinge uma célula fotovoltaica, ele empurra alguns elétrons dos átomos para lá. Esse fenômeno é chamado de "efeito fotovoltaico", e deslocamento de elétrons significa a geração de corrente elétrica.

Dessa maneira, quando instaladas em vidro comum, as células fotovoltaicas permitem que o vidro converta a luz solar em energia quando recebe luz solar.

As células fotovoltaicas dos painéis de vidro são conectadas umas às outras e conduzem a condução de energia através de fios instalados dentro de uma estrutura geralmente feita de alumínio, e transferem energia de um painel para outro.

Embora este pareça ser um investimento alto, a tecnologia pode "recuperar custos" com economia na conta de luz. Em alguns casos, porque gera mais energia do que consome, o excedente restante ainda pode ser emprestado à empresa de energia nos próximos meses.

Na Europa, onde a eletricidade é escassa, o uso de vidro fotovoltaico tornou-se cada vez mais popular e se tornou uma das principais soluções sustentáveis, e tem sido amplamente utilizado em telhados, fachadas e coberturas para melhorar a eficiência energética sem desperdiçar energia e causar danos ao meio ambiente. Em Singapura, toda a fachada do edifício mais alto é composta de vidro fotovoltaico que gera energia limpa. Para as empresas, essa é uma excelente saída, porque os edifícios em todo o mundo consomem 70% da eletricidade que alimenta as grandes cidades, o que exacerba ainda mais o aquecimento global.

Bem, o uso do vidro tornou-se mais fácil de usar para o mundo, sendo visualizado diariamente. Mantenha-se atualizado com as notícias e aprenda sobre o conhecimento do vidro no Brasil e no mundo. Siga o blog SEV Exclusivv, e caso você tenha alguma dúvida, entre em contato com nossa equipe de consultores.

"
O mercado vidreiro no Brasil é desorganizado, isso contribui para que o vidro não esteja na evidência merecida. Um dos motivos da nossa fusão anos atrás foi para isso, estrategicamente unimos o know-how de consultoria, projetos e execução, podendo de fato atender em escala as altas exigências de incorporadoras alto padrão e arquitetos
"

Daniel Estrela

CEO da SEV Exclusivv.